terça-feira, 31 de março de 2009

90 DIAS DO GOVERNO DEMOCRATA

O mandato do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira (DEM) completa hoje (31) de março de 2009 noventa dias, abalado por uma aparente impopularidade devido a uma medida dura, porém, necessária, segundo afirmou na ocasião o Procurador Jurídico do Município Dr. Flávio Henrique Magalhães de Lima: a prorrogação da convocação dos concursados (por 90 dias) aprovados no ano passado, ainda que pairem no ar todo tipo de dúvidas sobre sua legalidade.
Fora isso, há ainda um bom número de temas pendentes, embora lhe reste todo tempo do mundo para completá-los. Sua renovada atividade, no entanto, não serviu para colocá-lo no lugar de destaque
O que se quer é que o pauloafonsino redescubra o prazer de morar numa das cidades de fato mais belas do país e que compreenda a importância de zelar por um espaço que, antes de tudo, pertence a ele mesmo e a seus filhos.
Todo esse trabalho está amparado num compromisso ético de restabelecer em Paulo Afonso uma administração séria, honesta, dedicada, que tenha como eixo central de ação o bem estar de seus munícipes, o respeito aos bens e ao espaço público e um olhar igualmente solidário a todos os seus recantos e pessoas, sem discriminação por áreas ou classe social. É correto dizer que há ainda muito trabalho a ser feito, afinal estamos apenas no começo. Mas, no mês em que se comemora o Cinqüentenário de instalação do Poder Legislativo Municipal, nossa cidade já pode proclamar o retorno de seu espírito guerreiro, democrático e acolhedor.
Mas a peça-chave virá com a abertura da licitação para construção daquilo que o ex-gestor prometeu e não cumpriu: O Mercado Público. Também já está na ordem do dia à construção de uma nova Ponte de Acesso a Ilha sobre o Canal da PA IV. A ordem expressa já foi dada. Dessa forma o governo começa a esboçar certa reação, para que se faça jus ao jargão de campanha: Anilton fez e vai fazer muito mais...

Por: Bob Charles
DRT/BA 3.913

segunda-feira, 30 de março de 2009

PODER E POLITICA


É tome pizza
Diante dos desdobramentos de investigações envolvendo o Judiciário de Paulo Afonso chega-se a conclusão de que não vale a pena a imprensa interiorana entrar nesse mérito para aprofundar investigações sobre esses delitos sofisticados. Se essa é opção da sociedade, pelo menos da parcela dela que participa e influi na estrutura do poder e opinião pública, paciência. Não dá para dizer que não se tentou mudar. O negócio é só torcer para não ser vítima de um crime, porque, se for, o problema é seu.
Deu Chabú
Quando o nome de um certo Luiz apareceu na Operação Castelo de Areia a turma caiu de pau e de imediato já saiu às ruas dizendo tratar-se do deputado estadual Luiz de Deus (DEM/BA). Estavam enganados. O tal Luiz é Luiz Marinho ex-prefeito São Bernardo (SP)

Unhas e dentes
A oposição roe unhas a espera do resultado do concurso após a trégua de 90 dias solicitada pelo governo municipal. Liderados por alguns vereadores da oposição os aprovados querem a manutenção do resultado. Até a primeira quinzena de abril deve sair. Pizza à vista...

Cinqüentenário
Dia 7 de abril A Câmara de Vereadores fará 50 anos de instalação no município. O presidente Antonio Alexandre (DEM) prepara uma grande homenagem.

Habitação
O deputado Mário Negromonte (PP) apresentou emenda ao relator da Medida Provisória do PAC da habitação. Ele quer a ampliação do “Minha casa, minha vida” para cidades com menos de 50 mil habitantes. Haverá festa no céu e na terra, especialmente em Glória!
Feriado
Semana que vem tem feriado. Dia 10 de Abril (Sexta-Feira) comemora-se a Paixão de Cristo. Por aqui os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário desligam as luzes logo na quinta-feira, dia 9. Ah, leitor, não se esqueça de apagar a luz quando sair.

O DIREITO QUE SE QUER PÔR LEI (CONCURSO PÚBLICO)

A realização de um concurso público é uma tarefa complexa e que demanda tempo, iniciando-se com a publicação do Edital de Convocação do Concurso e se findando com a nomeação dos candidatos habilitados e classificados. Os prazos que obrigatoriamente devem existir para a inscrição de candidatos, recursos de inscrição, realização e correção das provas, publicação dos resultados das provas, recursos sobre os resultados das provas, publicação do resultado final, recursos sobre o resultado final e homologação do concurso indicam que somente após 4 ou 5 meses de iniciado o processo começarão a ser nomeados os primeiros candidatos classificados.
A Constituição é a mais importante ação legislativa do Estado, porque é a que o constitui e a que disciplina toda a normatização, dela decorrente, para completar o sistema jurídico, na qual se insere como o “Lex Magna”.
A vontade constituinte se forma pelas mais variadas formas: ou no concurso de revolução, ou pelo sentimento nativista de libertação da metrópole, ou por espírito autonomista que leve à sucessão ou “a redivisão do” stato quo ante”, preponderando a força anuladora da criação do novo estado, baseado, não raras vezes, na proteção de raça e de religião predominantes na região separanda. Pode ocorrer casos de criação de estado mediando acordo diplomático: nestes casos, é possível a aparição de um modelo constitucional preordenado, coincidente ou não com a vontade legislativa do povo que se organiza em estado.
Essa vontade constituinte do povo é sem regras, é explosiva, melhor dizendo; o documento que irá assimilá-la terá que captar o pensamento predominante no instante constituinte, para ser sincero. No plano da técnica e do processo normativo, não se lhe pode opor regramentos clássicos; o texto tem que ser elaborado como a mais importante ação legislativa, despido de preciosismos procedimentais: decorre de uma vontade insopitável do povo, encarnada no constituinte originário.
É certo, que na vontade legislativa, prepondera vontade política, expressada pelas lideranças dos que, na oportunidade, detém e exercem o poder político; este é inerente daquele, notadamente, dentro do estado. Ocorre, paralelamente, uma crescente politização das entidades comunitárias, gerando uma força representativa de massa que exerce pressão nas assembléias, especificamente, com rendimento eficaz, só comparado aos “lobbies”, que lhes contrapõe, e os grupos organizados do empresariado, no pólo oposto.

Esse embate de vontades, posta nos vetores políticos, de todas matizes, gera a produção constituinte que irá resultar no documento basilar, vontade apurada na elaboração constitucional, como deve primar a feitura da lei magna.
No direito constitucional positivo brasileiro, o documento basilar proveio de um debate de vontades iniciado no dia 1º de fevereiro de 1887 e terminado a 5 de outubro de 1988, quando se promulgou a Constituição vigente, influindo nela, toda a gama de ações parlamentares: mas o direito que se lançou nela, na oportunidade, era fruto da vontade predominante.

O Direito que se quer na Lei Infraconstitucional, esta no direito positivo brasileiro, compõe a legislação infra-constitucional, a lei complementar, a lei ordinária, a lei delegada, a medida provisória com força de lei a resolução e o decreto legislativo ou decreto do executivo. As duas últimas não são atos complexos: perfazem-se no âmbito do Poder Legislativo e no Poder Executivo: as demais são atos complexos: dependem de ambos os Poderes, Legislativo e do Executivo para aperfeiçoarem-se.
O direito a ser posto nessas normas tem que ter engaste na Constituição: formal e materialmente. No plano da técnica e do processo normativo se exige o cumprimento das regras; ao contrário da elaboração constitucional, que tem caráter de participação popular, a elaboração da lei, em sentido estrito, exige o formalismo e o respeito à materialidade, porque é produto do Poder Legislativo com a adesão do Poder Executivo.
Desta forma, o direito que se quer na lei infraconstitucional fica adstrito mais à vontade do Governo, isto é, do Poder Executivo e do Poder Legislativo que, mesmo, das forças populares, de menor acesso às formas deliberação em torno da lei. Muitos formadores de opinião conseguem influenciar no voto parlamentar, conseguindo alterações, modificações, supressões e aditivações em projetos postos em debate; todavia, a importância popular é crescente considerando “Que todo o Poder Emana do Povo e em seu nome ele é Exercido”
Como todos os brasileiros pauloafonsinos sabem a regra constitucional insculpida na Carta Magna de 1988 estabelece que a admissão de pessoal para cargo ou emprego público, em qualquer das esferas de Poder, dependerá sempre de aprovação prévia em concurso público. Diz textualmente o art 37, II, da CFB. “Art. 37, II – A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.
Este dispositivo, considerado básicos e fundamentais para o perfeito entendimento de cargo público e emprego público.
O prazo de validade de um concurso não será superior a 02(dois) anos (contados da data de homologação do mesmo), permitida sua prorrogação uma única vez, por igual período. “Art. 37, III – O prazo de validade do concurso será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período”.
É assegurado ao candidato aprovado e habilitado prioridade na escolha do local ou setor de trabalho, observada a ordem de classificação do concurso. “Art. 36 – Todo edital de concurso, no âmbito dos três Poderes, fixará os critérios de preenchimento das vagas asseguradas ao aprovado, na ordem de classificação, prioridade na escolha do local ou setor para exercício da função”.
Então o fato é que todos os brasileiros e pauloafonsinos têm que entender, compreender, buscar e exigir o DIREITO QUE SE QUER PÔR LEI, Essa vontade constituinte do povo é explosiva, posto pela representação do povo, força real do poder...

*Maria Gorette Moreira, Pós – Graduanda em Contabilidade e Auditoria, Pós Graduada em Direito Processual, Bacharelada em Direito, Pós Graduada em Supervisão Escolar, Pedagoga e Secretária Administrativa

GREVE DOS VIGILANTES ATINGE BANCOS, ESCOLAS E EMPRESAS

A greve dos vigilantes terceirizados de agências bancárias em toda a Bahia teve adesão de 30% em Paulo Afonso. Os vigilantes pedem reajuste de 12%, adicional de 30% e aumento no valor do tíquete-refeição, para R$ 14,00 por folha. As empresas oferecem reajuste de 6%, adicional de 20% e aumento de apenas R$ 0,29 por tíquete.
Além das agências bancárias, a greve será estendida para escolas estaduais e estabelecimentos que operam com serviço de vigilância terceirizada. O salário pago aos vigilantes baianos é de R$ 500,00, segundo o presidente do sindicato da categoria. São 400 profissionais atuando em Paulo Afonso e um total de 30 mil em toda a Bahia.

Prefeitura envia à Câmara Municipal Projeto de Lei que Beneficiará Contribuintes

A Prefeitura enviou Projeto de Lei à Câmara Municipal de Paulo Afonso que visa conceder anistia, remissão e redução nos pagamentos de débitos fiscais. Este projeto de lei está previsto no artigo 156, do Código Tributário Nacional e se encontra nos princípios da lei de responsabilidade fiscal.
O projeto vai facilitar a regularização dos contribuintes inadimplentes, até 31 do dezembro de 2008, físicos ou jurídicos, inclusive inscritos na dívida ativa, ajuizados ou não, que poderão pagar seus débitos sem multas e juros em condições estabelecidas.
As condições de pagamentos variam de uma a seis parcelas mensais sucessivas, a partir de maio a outubro de 2009. Só poderão ser parcelados débitos superiores a R$100,00, e o valor mínimo por parcela será de R$50,00. Essas condições se aplicam aos contribuintes de IPTU, ISS pessoas físicas, ISS de pessoas jurídicas e taxas municipais. O pagamento de qualquer parcela caracteriza a aceitação dos critérios estabelecidos nessa lei, independente de qualquer formalidade administrativa.
O interessado deverá, no período de maio a outubro de 2009, se dirigir ao CAC (Central de Atendimento ao Contribuinte) da Secretaria de Administração e Finanças para a retirada da guia de pagamento do credito tributário alcançado pela lei.

NOS BASTIDORES DO PODER


FRASE
“O horror da lei faz a majestade do juiz.”
Victor Hugo

Cardápio forte
A pauta da sessão de amanhã na Câmara Municipal de Paulo Afonso deverá ter assuntos importantes, entre eles a queda-de-braço entre o DEM e a bancada da oposição sobre o concurso público. Um dos vereadores do bloco situacionista indagou “se o ex-prefeito tivesse sido reeleito, qual a posição dos seus vereadores quando ele próprio anunciasse a anulação?

Rumos políticos
Sobre a pendenga Prefeitura X Concursados, o prefeito Anilton Bastos (DEM) mais uma vez demonstra seu descontentamento com os rumos que a situação tomou, caindo no terreno pessoal, segundo ele. Por isso, deveria autorizar ao prefeito interino dar a palavra final, Jugurta Nepomuceno Agra entre hoje e amanhã, no mais tardar. E não deixar para o TCM que na modesta analise do colunista não tem nada com isso.
*A Prefeitura do Município encaminhou a agora a noite a coluna a seguinte nota referente a o último parágrafo do texto acima:
LEI COMPLEMENTAR Nº 006 de 06 de Dezembro de 1991(alterada pela Lei Complementar nº 14, de 25 de abril de 1998, publicada em D.O.E. de 28.04.98)
Dispõe sobre a Lei Orgânica do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia e dá outras providências.
O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO I
DA COMPETÊNCIA, SEDE E JURISDIÇÃO
CAPÍTULO I
DA COMPETÊNCIA
Art. 1º - Ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, órgão de auxílio do controle externo a cargo das Câmaras Municipais, compete:

IV - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público Municipal, excetuadas as nomeações para cargos em comissão ou designações para funções gratificadas;

Art. 63 - Os atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta municipal, incluídas as fundações instituídas ou mantidas pelo poder público municipal, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão e designações para função gratificada e os de aposentadoria serão objeto de registro pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

§ 1º - Registro é a transcrição do ato em livro próprio, fichas ou arquivos magnéticos pelo Tribunal de Contas dos Municípios que reconheça a legalidade da admissão de pessoal ou da aposentadoria, nos termos deste artigo.
Da Admissão de Pessoal
Art. 90 - O Tribunal de Contas dos Municípios apreciará a legalidade dos atos de admissão de pessoal da administração direta e indireta municipal, inclusive os concursos públicos por elas realizados, os quais deverão obedecer aos seguintes princípios constitucionais:

Ponta da língua
O presidente da Casa vereador Antonio Alexandre (DEM) já tem o discurso pronto sobre o assunto. Para o democrata, há muitos outros problemas sem solução para que a casa fique gastando tempo e energia com “algo que desde o começo esta na contramão da história”. (Concurso Público).

Defesa incondicional
Já o líder da oposição no Legislativo, Celso Brito Miranda (PSB), caminha em direção oposta ao discurso de Alexandre e defende com unhas e dentes a manutenção do concurso.

Mostrando a cara
A prefeitura de Paulo Afonso abre licitação nos próximos dias para construção do Mercado Público. A obra estimada em R$ 2.000.000,00 (DOIS MILHÕES) será custeada com recursos próprios e será entregue a população até outubro de 2009. Outra grande obra o governo municipal será a construção de uma nova ponte de acesso a ilha. Técnicos da PMPA estão definindo o local.

No ar
A INFRAERO agora sob o comando de Itaíbes Paiva está se modernizando para receber em breve a retomada dos vôos Paulo Afonso/Salvador/São Paulo. Cauteloso o coordenador prefere manter em segredo a data do retorno dos vôos. Sabe-se que as empresas BRA e TRIP estão no páreo.

Será?
A prefeitura de Paulo Afonso tem cerca de 100 funcionários emprestados a organismos do Estado, contudo, não consegue a liberação de Luiz Humberto do estado para o município. Assim Luizinho deve mesmo optar pela sua manutenção da EMBASA. Alías, a coluna publicou semana passada que o salário de Luiz Humberto girava em torno dos R$ Dez Mil, ledo engano, o rapaz ganha muito mais que isso. Uma fonte informou que seu salário líquido chega a R$ 15 mil mês. Mas se serve de consolo, a semana começa com a notícia de que Luiz Humberto não fica na prefeitura, mas está sendo cotado para dirigir a Rádio Bahia Nordeste. Quem viver verá!
Prejuízo
Uma fonte da Prefeitura informou que finalmente foi concluído o relatório que aponta a herança financeira de R$ estimada em 8.000.000,00 (OITO MILHÕES) deixada pelo governo anterior. Alías, por falar em prejuízo, um empresário de Paulo Afonso está em total desespero. O ex-prefeito RCR deixou de lhe pagar R$ 500 mil. O débito se arrasta desde 2007


Para Refletir
Com a colaboração da Ir. Lêda da Igreja Presbiteriana: “O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado”. Deuteronômio 28:12

sexta-feira, 27 de março de 2009

NOS BASTIDORES DO PODER

Representatividade
Um político simpático ao prefeito Anilton Bastos Pereira (DEM) disse Pionório que atua como uma espécie de secretário particular do prefeito vai administrar o Bairro Tancredo Neves a partir da próxima semana. Também na próxima semana o prefeito Anilton segue para Washington (DC) para um encontro de cúpula do DEM. A viagem é bancada pelo partido. A mesma fonte só não revelou qual o destino do vice-prefeito Jugurta. Porém, sabe-se que seu Jugurta será o primeiro vice da história de Paulo Afonso a assumir o posto de chefe do município na ausência do titular.

Sobrou
Aguarda-se para as próximas horas o anuncio no Diário Oficial da demissão de um funcionário da Prefeitura que durante longos anos atua como serventuário da Justiça no Fórum Adauto Pereira de Souza, em Paulo Afonso. Trata-se de Marcos cujo nome apareceu nas páginas do jornal A Tarde, no episódio que envolveu o Poder Judiciário local. E como a corda sempre quebra do lado mais fraco, sobrou para Marquinhos.

Oh! dúvida cruel
Tem muita gente de olho no cargo de Luiz Humberto na Embasa. A turma está só aguardando que ele defina sua vida, para entrar em cena. Luizinho não é concursado e talvez por isso decida por permanecer na Embasa, porque se pedir afastamento temporário pode perder definitivamente a boquinha no estado. Entre salário e benefícios Luiz Humberto tem um conta cheque invejável, cerca de R$ 10 mil mês.

Cauteloso
O presidente do Diretório Municipal do Partido Progressista, Dernival Oliveira Júnior (VAL) acha prematuro fazer qualquer comentário que desabone os poderes Legislativo e Executivo nos primeiros três meses de gestão. A revelação saiu ontem durante entrevista ao Programa Bom Dia 104, na Rádio Betel FM. Val também considerou desnecessária a vigem da comissão de vereadores de Paulo Afonso a Brasília. Val que teve uma experiência bastante positiva quando esteve à frente da secretaria de Desenvolvimento Econômico no governo RCR, lembrou que foi ele o responsável pela vinda da NETUNO a Paulo Afonso. Agora o assunto foi o PP, Val elogiou efusivamente o deputado federal Mário Negromonte e seu filho Mário Júnior. Quanto a um a possível candidatura a prefeito em 2012, ele desconversou, porém, disse que é soldado do partido e como tal esta sempre alerta para servir.

O fenômeno
Aliás, por falar em Mário Júnior, ontem à noite, um simpatizante do PP disse que se ele obtiver mais de 12 mil votos em Paulo Afonso nas eleições de 2010, ninguém vai segurar o garoto em 2012.

PA, adeus?
A assessoria do deputado estadual Paulo Rangel (PT) precisa urgentemente se pronunciar sobre os rumores que rolam na cidade de que o petista teria mudando o domicílio eleitoral de Paulo Afonso para Sobradinho. Se for verdade não precisa nem dizer qual o objetivo, né?

quinta-feira, 26 de março de 2009

Casa de apoio vai abrigar Adolescentes em situação de semi-liberdade em PA


Texto: Washington Luís mailto:Luíswashington_pa@hotmail.com - A presidente do Lar da Criança Vicentina Marluce Guedes em entrevista concedida ao repórter Washington Luiz falou sobre a criação da "Casa da Gente" nome provisório da instituição que vai abrigar inicialmente 20 jovens ( do sexo masculino ), na faixa etária de 12 a 21 anos, em conflito com a justiça. Os jovens atendidos pela instituição, que vai funcionar com recursos oriundos do governo do estado, através da FUNDAC-FUNDAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, serão encaminhados pelo poder judiciário, de acordo com o delito cometido, sendo que, em alguns casos serão encaminhados para Salvador.

Marluce Guedes ressaltou que além dos recursos financeiros garantidos pelo governo do estado, também pretende buscar parcerias com órgãos públicos municipais como: Secretaria de Saúde, Educação, Chesf, comércio e sociedade pauloafonsina; destacou ainda o apoio fundamental do bispo diocesano, Dom Guido Zendron, que considera como o "mentor do projeto" e da imprensa local.
Perguntada sobre uma provável fusão entre "Lar da Criança Vicentina" e "Casa da Gente", a presidente explicou que o LCV desenvolve um trabalho preventivo com menores em situação de vulnerabilidade social. Os adolescentes cadastrados e atendidos pelo "Lar da Criança Vicentina" são filhos de famílias de baixa renda, cujas mães trabalham fora e não tem onde deixá-los durante o dia. Estes adolescentes recebem de segunda à sexta-feira: café da manhã, almoço, lanche e jantar, além de fazerem tarefas escolares e participarem de atividades recreativas. - Por sua vez, a "Casa da Gente" terá como prioridade ressocializar jovens em conflito com alei e em condição de semi-liberdade. Os educadores e psicólogos do programa irão trabalhar com os jovens e suas respectivas famílias, no sentido re reintegrá-los à sociedade, escola e mercado de trabalho.

Precisa-se de bons empresários

Mesmo em momentos de crise, como a que o mundo passa por conta das trapalhadas administrativas estadunidense, é possível tirar boas lições. Pode-se perceber o quanto eles são realmente fracos em se gerenciar a máquina, seja ela pública ou privada. Não podemos nos dias atuais carregar essa culpa sozinhos.
No entanto, o que me leva a essa reflexão junto aos leitores desse blog ao seu mediador e a quem se interessar, é a de levantar a seguinte questão: qual o motivo de ainda não ter aparecido o, ou um, grande empreendedor em nossa região que possa pagar pelas combalidas e desesperadas emissoras que acreditam ser: “a rádio do jeito que o povo gosta”?
Em outro texto, com a mesma linha de pensamento, recebi muitos comentários sobre a minha posição de extrema criticidade no que diz respeito a esse grupo de emissoras que, infelizmente, caiu nas mãos de um mau gerenciador. Meus amigos volto a velha história. Não sou ligado a partido de seu ninguém, a grupo político nenhum. Tenho verdadeira adoração pelos meios de comunicação e fico impressionado como os de nossa cidade andam a cavalo (ou melhor, jumento). Nesse ponto é preciso ser coerente, a outra (emissora), agora parece mais uma Madre Teresa de Calcutá. É um silêncio jornalístico impressionante, é uma conivência, é o famoso mar de rosas. Qual será o motivo? será a sua fatiada legião de sócios? Ou, se alguém resolver falar vai pro seguro-desemprego?
Pois é meus amigos, vivemos uma crise existencial em nossos meios de comunicação há muitos anos. Essa não veio com a norte-americana. Já está na hora de grandes empresários, homens e mulheres de visão passarem a gerenciar as chamadas concessões públicas. Fazer realmente com que o rádio seja educativo (cultural no sentido da palavra), seja divertido e, é claro, traga informação, não declaração de quem sabe ou não fazer política. Deixa isso pro horário eleitoral político gratuito.

Dioclésio Santos
Nota da editoria: Dioclécio Santos é um pseudônimo, a redação mantém em sigilo absoluto o nome e o e-mail originais do autor.

quarta-feira, 25 de março de 2009

NOS BASTIDORES DO PODER


Fora do ar
Peço desculpa aos meus poucos leitores, mas, por a partir de hoje por orientação do departamento advocatício do Jornal FORQUILHA só será postado neste blog comentário cujo autor se identifique através de –e-mail ou outro documento.

Cortejado
O deputado estadual Paulo Rangel (PT) continua sendo cortejado para a liderança do Governo na Assembléia Legislativa ou uma secretaria estadual. Rangel que tem hoje sua reeleição praticamente definida, por enquanto, evitar falar sobre o assunto.

Controle do ninho
É simples a estratégia do PSDB ao lançar com antecedência de dois anos a candidatura do vereador Daniel Luiz a deputado estadual. Além de projetar uma nova liderança, os tucanos inibem a possibilidade de coligação com o DEM, e o PP,, independentemente do cenário estadual. É uma forma de ter o controle no ninho.

Atenção
Escolas têm até o dia 31 de março para enviar as informações referentes à movimentação (transferência ou abandono) e ao rendimento escolar (aprovação ou reprovação) dos alunos da educação básica, ano letivo de 2008. O envio deve ser feito por meio do Sistema Educacenso, disponível no portal do Inep. É importante que as secretarias municipais de educação cobrem das escolas o envio dessas informações.

Bolsa Família
A Confederação Nacional de Municípios informa que o prazo para registrar a frequencia escolar dos beneficiários do Bolsa Família iniciou-se na segunda-feira e termina no dia 28 de abril. Durante este período, o sistema do Ministério da Educação será aberto para os técnicos municipais registrarem a presença às aulas dos meses de fevereiro e março de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de famílias atendidas pelo Bolsa Família.

Para Refletir
Com a colaboração da Ir. Leda da Igreja Presbiteriana
“Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei”. Ezequiel 34:11

A PALAVRA É SUA....

AGORA SIM...VIROU CASO DE POLÍCIA.

O resultado dos inúmeros depoimentos prestados a justiça eleitoral no início da semana, de testemunhas de acusação do prefeito Anilton, foi o envio de todas essas declarações , inclusive as do ex-prefeito RC à Policia Federal. O motivo: a apuração do crime de falso testemunho. Uma das testemunhas inclusive quase foi encaminhada a delegacia, o que só não ocorreu porque logo repararam que tratava-se de uma pessoa desequilibrada, ao ponto do próprio advogado do ex-prefeito, apontar-lhe e sinalizar girando o dedo pelas orelhas num claro sinal de que tratava-se de um desequilibrado.
Fonte: paulo afonso (pauloafonso.ba@hotmail.com)

PODER LEGISLATIVO


Carta Circular GPS 0001/20009
Paulo Afonso, 25 de Março de 2009.

Ilmo Sr.
Bob Charles
MD Diretor do site bobcharles19@hotmail.com

Prezado Senhor,


Segue anexa cópia de Projeto de Lei de minha autoria, apresentado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Paulo Afonso na última terça feira, 24/03/2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade do poder executivo de doar óculos, aparelhos auditivos, órteses e próteses para alunos da rede pública municipal.

Saudações Progressistas,


Paulo Sérgio Barbosa dos Santos
Vereador - PP

Plano de desenvolvimento do Território Itaparica envolve os estados de Pernambuco e Bahia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia realizada na segunda-feira, (23), no teatro Castro Alves, em Salvador (BA), ampliou o Programa Territórios da Cidadania, que em 2009 estende suas ações de 60 para 120 territórios rurais do País, com investimentos de R$ 23,5 bilhões. Entre eles está o Território Itaparica com recursos assegurados da ordem de R$ 136 milhões, englobando ações integradas com 22 ministérios para o combate à pobreza rural.
O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Território Itaparica e o Programa Territórios da Cidadania serão lançados nesta sexta-feira (27), das 9h às 17h, na Escola Estadual Rural Manoel Gomes de Sá, localizada à Avenida Eletrobrás Norte, S/N, Bairro Itaparica, no município de Jatobá, Pernambuco.

No sábado (28), serão realizadas oficinas para análise da matriz de ações 2009, metodologia de execução do Programa Territórios da Cidadania, onde serão analisadas as propostas do governo federal e dos governos estaduais para implementações das ações na região do Território Itaparica. A programação será no Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), também conhecido como Escolinha da Chesf, localizado à Rua da Aurora, S/N, Bairro General Dutra, no município de Paulo Afonso, Bahia, das 8h às 14h.

Na Bahia e Pernambuco, 13 municípios formam o Território Itaparica. Fazem parte os municípios baianos: Abaré, Chorrochó, Macururé, Rodelas, Glória e Paulo Afonso; e os pernambucanos: Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Floresta, Petrolândia, Tacaratu e Jatobá.

O Territórios da Cidadania é um programa de desenvolvimento regional sustentável e garantia de direitos sociais voltado às regiões do país que mais precisam, com objetivo de levar o desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania. Ele foi criado para que haja mais integração das políticas públicas com foco na redução das desigualdades sociais e regionais.

O Plano de Desenvolvimento, construído com a participação da sociedade civil, foi feito com base no atendimento às necessidades básicas da população para acelerar processos locais e territoriais que ampliem as oportunidades de geração de renda das famílias que vivem no meio rural, onde ainda residem as maiores desigualdades sociais e regionais.

Parcerias – A plenária do Fórum de Desenvolvimento do Território Itaparica é constituída por membros da sociedade civil; organizações sociais representadas pelo Pólo Sindical do Submédio São Francisco, Agendha, Comissão Estadual Quilombolas de Pernambuco, Apoinme, Dioceses de Pernambuco e Bahia, IRPAA e Coopercapri; do poder público federal, representado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Codevasf, Chesf, Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil; do poder público estadual, através da EBDA e IPA; além dos representantes dos 13 municípios envolvidos.

Ianne Lima
Jornalista
Sistema Itaparica - Convênio Chesf/Codevasf
Tel.: (74) 3614 6266
Cel.: (87) 8814 6432
E-mail: iannelima@yahoo.com.br; imprensa.itaparica@codevasf.gov.br

NOS BASTIDORES DO PODER

FRASE
“Somente as mulheres e os médicos sabem o quanto a mentira é benéfica aos homens.”
Anatole France
Cartão Vermelho
A nulidade do concurso público municipal parece ser inevitável após uma sindicância que teria apurado irregularidades “insanáveis”. O concurso foi realizado na administração do ex-prefeito Raimundo Caires. Na cidade, a versão é de que Anilton Bastos vai definir uma nova data para um novo concurso. A conclusão será anunciada até terça-feira (31), segundo promessa do governo municipal.
Farda
O vereador Osildo Alves (PTN) encaminhou requerimento ao prefeito Anilton Bastos Pereira (DEM) propondo a doação de fardamento escolar para alunos da rede publica municipal.. Este ano os alunos tiveram que desembolsar no mínimo R$ 12,00 por uma camiseta que ainda tinha a propaganda da prefeitura. Alves justifica o pedido alegando que a maioria dos alunos são de famílias de baixa renda. O parlamentar entende que como a proposta é para 2010, a prefeitura terá viabilidade financeira para adquirir as fardas..
Ônibus
O vereador Juvenal Teixeira (PDT) atendendo solicitações de moradores do Bairro Prainha, fez requerimento ( nº 026/2009) ao prefeito Anilton Bastos Pereira (DEM), para incluir no itinerário das viagens dos coletivos o bairro Prainha. Segundo o vereador, este aquele bairro abriga aproximadamente 800 residências e as famílias que dependem também do transporte coletivo para sua locomoção, tendo, muitas vezes tem que realizar grandes caminhadas para até o ponto improvisado de ônibus que fica localizado na beira da pista. O parlamentar vai reforçar o apelo aos diretores das empresas Vitran e Aratu que operam no município.

terça-feira, 24 de março de 2009

Câmara de Paulo Afonso vai a Brasília a procura de solução para a crise

Confirmado o corte de 19% no segundo repasse de março do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o clima de "lua de mel" cederá lugar amanhã a duras cobranças ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma comissão composta pelos vereadores Osildo Alves e Marcondes Francisco dos Santos, liderada pelo presidente da Câmara de Paulo Afonso Antonio Alexandre dos Santos (DEM) seguiu agora a pouco para Salvador, depois para a capital Federal onde vai reforçar o apelo de prefeitos e presidentes de Câmara do País à Ministra da Casa Civil Dilma Rousself cobrando urgente revisão dos valores.

NOS BASTIDORES DO PODER

FRASE
As pessoas boas dormem muito melhor do que as pessoas más. Claro, durante o dia as pessoas más se divertem muito mais.”
Woody Allen



Corda no Pescoço
A crise econômica definitivamente bateu na porta das prefeituras. A queda na arrecadação virou pesadelo para os gestores que venceram a eleição em outubro sem imaginar que em janeiro receberiam um abacaxi para descascar. Alguns já temem o impacto da bancarrota nas folhas de pagamento e a possibilidade de perder a sintonia com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Nas prefeituras da 10ª região, já se fala em eliminar várias despesas, a exemplo dos gastos com diárias.
Dança das cadeiras
Ontem a tarde saiu o boato de que uma longa reunião estava sendo realizada a portas trancadas a sete chaves na prefeitura de Paulo Afonso, para definir o nome do substituto do secretário de Serviços Públicos Luiz Humberto, que é também o presidente do diretório Municipal do DEM. Entre os nomes cogitados o preferido parece ser o atual secretário de Administração e Finanças Valdenor Alves Teixeira que já foi titular da pasta no Governo Paulo de Deus. Para o seu lugar iria o Luiz Carlos Cova A coluna ligou repetidas vezes para o chefe de gabinete Júnior Benzota, o Procurador do Município Dr. Flávio Henrique (mas obteve retorno). Sobre Cova, a ida dele para o governo era esperada desde que Anilton Bastos foi eleito em outubro, não se sabe por que o governo preferiu correr risco, preferindo fazer teste.
O dia do Fico
* O chefe de Gabinete da Prefeitura de Paulo Afonso Hermes Benzota de Carvalho Júnior, confirmou agora a pouco que realmente houve uma reunião no dia de ontem, porém, para tratar da avaliação do desempenho dos secretários no período e não para definir a substituição do Secretário de Serviços Públicos como foi especulado. “O secretário Luiz Humberto está mantido no cargo” disse Benzota.
Novos caminhos
Aliás, desde a semana passda que a onda de boatos se espalha pelos quatro cantos da cidade. Se dependesse da rádio peão o Coordenador da DIREC 10, Pedro Fernando já teria sido substiuido pelo ex-vereador professor Dorvial Pereira do PT. Na ultima sexta-feira, saíram com a conversa de que o advogado Carlos Alberto Belíssimo iria para a coordenação do Presídio no lugar do também advogado Dr.Evandro. Ainda segundo mesma fonte, o presidente do Sindicato dos Comerciários Adauto Alves, será o novo administrador do Hospital de Jeremoabo
Fala Garoto
O presidente do Diretório Municipal do Partido Progressista, Dernival Oliveira Júnior, (VAL), será um dos entrevistados do Programa Bom Dia 104, na próxima quinta-feira (26) às 08 horas.
Olha o Home aí
Quem quiser cumprimentar o ex-prefeito Raimundo Caires ou algum membro do alto clero do PSB é só dar uma passadinha no Fórum Adauto Pereira de Souza.
Réus
Sob a batuta do Juiz Rosalino dos Santos Almeida prossegue nessa terça-feira (24) no Fórum Adauto Pereira de Souza, audiência referente aos processos contra o DEM e o PSB, referentes às eleições de outubro. A previsão é que os depoimentos só acabem nesta quarta-feira (25). O juiz eleitoral da comarca de Paulo Afonso, Marley Cunha está de férias.
Sinal de Alerta
Só a titulo de informação: a Polícia Federal está na cidade. Tremei empresários acostumados a emitir notas frias e comprar mercadorias de origem duvidosa .
Para Refletir
Com a colaboração da Ir. Lêda da Igreja Presbiteriana: “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”. Atos dos Apóstolos 5:29

segunda-feira, 23 de março de 2009

NOS BASTIDORES DO PODER

(Falta de) obras
Verdade seja dita. A cidade está mais limpa devido ao mutirão promovido pela Secretaria de Serviços Públicos, em compensação, os buracos continuam proliferando. A prefeitura fecha um e Embasa abre dois no dia seguinte. Até quando teremos veículos e motos suportando a falta de manutenção das vias públicas? Por diversas vezes, a reportagem da Rádio Betel FM 104,9 tem tentado (sem sucesso) uma entrevista com Luiz Humberto, secretário de Serviços Públicos. A resposta é sempre a mesma: “o secretário não está”. É de se estranhar o comportamento do secretário. Se voltarmos no tempo, quando chefiava a Embasa e mesmo em época de campanha tudo o que queria era a aparição na mídia.
Falta inspiração
A atuação fraca de alguns vereadores nas primeiras sessões da Câmara já provoca dúvidas sobre a capacidade dos novos legisladores de enxergar além do óbvio.

Nova composição
Enquanto isso, o PSDB prepara-se para empossar sua nova direção na cidade, com a indicação de Antonio Guedes na presidência.
Castelo de areia
O estapafúrdio noticiário sobre o Judiciário de Paulo Afonso parou no tempo.: se sair alguma coisa desse mato, será uma grande encenação para 1) empurrar o caso para o esquecimento e 2) salvar todos os envolvidos.
Para Refletir: “Com a colaboração de Ir. Lêda da Igreja Presbiteriana: O meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte”. Salmos 42:6
Bob Charles
DRT/BA 3.913

domingo, 22 de março de 2009

NOS BASTIDORES DO PODER



FRASE
“Para admirar um sábio é preciso não entendê-lo bem”
Santiago Rubiñol

Café com debate
Dirigentes do PSDB promoveram ontem em um restaurante da cidade um café da manhã para o deputado federal João Almeida, vereadores, simpatizantes e convidados. Ao meio dia os tucanos se reuniram para uma coletiva do deputado Almeida seguida de um almoço. Oferecido a imprensa local. O deputado João Almeida disse que o encontro foi bastante positivo principalmente devido ao amplo debate interno sobre o crescimento do partido no município, valorizado a campanha de filiação, e análise da conjuntura nacional e estadual. Além do parlamentar federal, participaram do encontro a nova direção do partido em nível municipal, liderada pelo presidente Antonio Guedes, os vereadores tucanos Daniel Luiz (Paulo Afonso) e Sílvio Romero (Rodelas).

Heróis
Os políticos não cansam de surpreender. Em Glória (BA), a prefeita Enavilma (PP) além do Vice Anjinho, do Presidente da Câmara Nildo, do secretário da educação Josiel, também tem o vereador Paulo Gomes, como seu líder na Câmara. Todos do PT. Até aí tudo bem. Mas a impressão que se tem é a que de a prefeita não confia nem um milímetro na turma do DEM que foi lá a reboque. Lêia-se: Tertuliano Lisboa ex-prefeito, Nido, ex-presidente da Câmara Bezeca, ex-prefeito, além de Zé de Cidú e Cia LTDA. O que os glorienses querem mesmo é que a Dra. EnaVilma dê um retoque permanente na cidade.

Corporativos
Um grupo, pequeno, de acobertados comentou que a manifestação pela saída do Juiz Jofre Caldas de Oliveira de Paulo Afonso foi um fiasco e já pensa em pressionar a desembargadora Sílvia Zarif a pedir a substituição do seu desafeto Rosalino dos Santos Almeida.

Lado errado
Ao invés de descobrir um “santo” para cobrir outro, esse pequeno grupo incluindo ai advogados, deveria tentar limpar o judiciário. Mas prefere proteger as maçãs podres do cesto...

Para Refletir
Com a colaboração da Ir.Lêda da Igreja Presbiteriana: “O meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; por isso lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde os hermonitas, desde o pequeno monte”. Salmos 42:6

sábado, 21 de março de 2009

Critérios para publicação de comentários dos leitores

O http://www.jornalforquilha.blogspot.com reserva-se ao direito de remover comentários perante as seguintes situações: - conteúdo racista, xenófobo, difamatório, acusações de caráter criminal e mensagens que apelem à violência - linguagem inapropriada - conteúdo incompreensível Os comentários não são editados pela editoria do Blog, nem sujeitos a qualquer outro tipo de alteração. Os comentários são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Obrigado!

Os hábitos não mudam, só os representantes

Eu juro que tentei, mas não consigo escrever sem aplicar algumas suaves pancadas em personalidades do nosso município. Estive um bom tempo de repouso, devido a problemas de saúde, mas não perdi a linha do raciocínio lógico da nossa esfera política. Parece que tudo anda do mesmo jeito em nossa cidade. Um fala daqui, outro tenta responder de lá. É a nossa mediocridade em se fazer política. Coisa de brasileiro.
E o concurso. Que problema, heim! Essa é uma herança que eu mesmo não fazia questão, se fosse político, é claro. De um lado a população. Muita gente se dedicou, deixou de estar com suas famílias para estudar, abriu mão de oportunidades em outros ramos para entrar nesse embate em busca de um espaço em um dos únicos locais que, ainda, pode oferecer emprego em nossa cidade.
Do outro lado, os nossos representantes da esfera política. Zelando pelo bem de todos, procurando cabelo em casca de ovo. Não sou muito a favor de criar soluções gerando mais problemas. Não tenho aqui nenhum objetivo de bancar o conselheiro político, pois desse oficio não conheço praticamente nada. Mas meus amigos do executivo e legislativo de nossa amada cidade, a situação não é uma pintura, uma obra de arte. Pelo contrário, é uma catástrofe.
Do jeito que a coisa vai, aplicando-se penalidades mais severas aos que passaram no concurso realizando o seu possível cancelamento não creio que seja agora a melhor solução. Não estou no palanque de seu ninguém. Não tenho vínculo partidário com seu fulano ou beltrano. Fico extremamente preocupado com o desenrolar desse imenso novelo de problemas em que a única parte prejudicada será a daqueles que fizeram e passaram no concurso.

Dioclésio Santos

NOS BASTIDORES DO PODER

FRASE
“O fanatismo consiste em redobrar o esforço depois de haver esquecido a finalidade.”
George Santayana


Corrida eleitoral
As movimentações políticas já começam de olho no quadro eleitoral de 2010. Aliado de hoje pode ser inimigo de amanhã. Pelo número de apoios políticos costurados para se eleger, a prefeita de Glória Dra. Vilma vai precisar de muito tato para administrar eventuais vaidades políticas.


Reunião

O deputado federal João Almeida (Foto) se reúne agora de manhã em Paulo Afonso com vereadores e lideranças dos tucanos. Preparam as armas da guerra da política e as ações do partido para a pré-campanha deste ano e as eleições gerais de 2010. Não vão faltar análises de conjuntura das eleições municipais, os últimos acontecimentos da envolvendo a saída do presidente da AL da legenda.


MDC
A prefeitura de Paulo Afonso não se pronuncia, mas ao que tudo indica vai jogar um balde de água fria nos concursados. Muito provavelmente deve anunciar que vai anular o concurso público e reduzir o número de vagar anterior (1.803). Vereadores da oposição estão envidando todos os esforços para garantir a legalidade de um concurso público feito pelo prefeito anterior. A prefeitura, porém, não vendeu facilidades. Apontou irregularidades cometidas em série no certame.



Para Refletir

Com a colaboração de Ir.Lêda da Igreja Presbiteriana/ “Pois olhou desde o alto do seu santuário, desde os céus o SENHOR contemplou a terra, para ouvir o gemido dos presos, para soltar os sentenciados à morte”. Salmos 102:19,20

sexta-feira, 20 de março de 2009

NOS BASTIDORES DO PODER


Bolsa Família
Um relatório produzido pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) indica que a ampliação do programa Bolsa Família pode contribuir para estimular o consumo interno e amortecer o impacto da crise mundial entre as camadas mais pobres da população no Brasil. O documento apresenta uma análise do programa social brasileiro.
O documento, intitulado Bolsa Família no Brasil: análise, conceito e impactos, também indica que o programa pode servir de exemplo para políticas de inserção social em outros países do mundo. A extensão do programa contribui para aumentar a demanda de alimentos e produtos de primeira necessidade.
No final de janeiro, o governo brasileiro anunciou a extensão dos benefícios a 1,3 milhão de famílias. Em Paulo Afonso são aproximadamente 9 mil famílias beneficiadas. A OIT aponta que o dinheiro recebido é utilizado principalmente na compra de alimentos, roupas e material escolar, ajudando a população de baixa renda a manter ou melhorar o nível de vida.

O Alicate
A COELBA continua de olho nos consumidores inadimplentes. O alvo agora são aqueles que, apesar de terem o fornecimento cortado, não quitaram o débito e ainda providenciaram a religação da energia de forma clandestina. Funcionários de empresas terceirizadas são vistos com frequencia, munidos de alicate para cortar de novo o fornecimento.

O pedido
O vereador Daniel Luiz (PSDB) apresentou indicação reiterando pedido de instalação de posto da Caixa Econômica Federal no BTN. Há muitos anos o assunto tem sido alvo de pedidos, mas até o momento, não saiu do papel.

Balançando
Por enquanto é só um sonho, mas os palpites atuais que correm de boca em boca nos senadinhos apontam que o ex-vereador Dorival Pereira (PT) irá substituir o atual Coordenador Regional da DIREC 10, Pedro Fernando. O boato começou a surgir depois do resultado do processo seletivo para escolha dos diretores das escolas da rede pública, onde Fernando não conseguiu emplacar nenhuma das suas indicações.

Sessão lotada
A sessão legislativa realizada na terça-feira (17) na Câmara de Paulo Afonso continua concorrida. Os lugares no plenário são disputados corpo a corpo. Há pessoas que chegam quase uma hora antes do início dos trabalhos, para garantir um lugar sentado.

Caminhada pela Paz
A passeata realizada na ultima quarta-feira, segundo quem participou do protesto, não conseguiu atrair mais de 100 almas vivas. A mobilização pela moralidade do Poder Judiciário local, conduzida pelo radialista Gildásio Leal terminou defronte a residência do Bispo Diocesano Dom Guido Zendron, que não se pronunciou sobre o assunto. Aliás, muita gente ficou de boca calada desde que o caso se tornou de domínio público, até mesmo daqueles que costumeiramente falam nas emissoras de rádio, afinal trata-se uma briga de gente grande. Afinal pimenta que não arde é vinagrete no paladar dos outros.

quarta-feira, 18 de março de 2009

NOS BASTIDORES DO PODER

FRASE
A fé move montanhas, mas não se esqueça de ficar empurrando enquanto você reza.”
Mason Cooley

Política franciscana
Todos os políticos, por mais que arrotem seriedade extrema, fazem a política franciscana, aquela do é dando que se recebe.
Recado
Pessoas ligadas por conveniência à prefeita de Glória Enavilma Negromonte (PP), já que não tem votos para encher uma Kombi, se escondem no anonimato para tentar denegrir as pessoas. Se ao menos tivessem um passado limpo....Ou pensam que as pessoas esqueceram? Ou preferem ter os nomes e suas façanhas publicados ?
Portas fechadas
Os vereadores de Paulo Afonso se reuniram na terça-feira, "a portas fechadas", com o presidente da Câmara Municipal Antonio Alexandre (DEM). O assunto foi mantido sob sigilo e alguns parlamentares afirmaram que se tratou apenas de 'rotinas administrativas'.

Empolgado
Apesar do inferno astral enfrentado desde que perdeu as eleições, o ex-prefeito Raimundo Caires Rocha (PSB) acha que sua atuação como gestor o coloca como candidato natural a Assembléia Legislativa em 2010.

No ninho
A Assessoria do vereador Daniel Luiz (PSDB) convocou a imprensa local para uma entrevista com o deputado federal João Almeida, nesse sábado (21) ao meio dia. O parlamentar vem a Paulo Afonso para um encontro com vereadores e lideranças do PSDB na região. Um calendário de atividades do partido, incluindo as articulações com vistas as eleições gerais de 2010, até outubro do próximo ano, devem os principais itens da pauta da reunião. Presidida pelo deputado federal João Almeida, a reunião praticamente vai confirmar que o tucano é mesmo candidato à reeleição tendo como companheiro de chapa o vereador Daniel Luiz em 2010.

NOS BASTIDORES DO PODER


FRASE
“Deus é o único ser que, para reinar, nem sequer tem necessidade de existir.”
Charles Baudelaire


Valorizando
Antonio Alexandre (DEM), presidente da Câmara, disse ontem que a direção da Casa tem compromisso com a valorização do servidor do Legislativo. Alex ser referiu aos cursos de capacitação, postura e auto estima que mandou aplicar aos assessores parlamentares e servidores da casa.

Atraso
Século XXI. A tecnologia está em todas as partes, menos na periferia das nossas cidades. Em pleno centro da cidade é cena comum animais soltos nas praças e avenidas. Ainda temos muito que avançar para sermos o melhor lugar para se viver.

Para Refletir
Com a colaboração da Ir Lêda da Igreja Presbiteriana: “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido”. Atos dos Apóstolos 4:20

terça-feira, 17 de março de 2009

"Clientes" do Bolsa Família reclamam da lentidão da CEF

Beneficiários do programa Bolsa Família em Paulo Afonso estão reclamando que estão encontrando dificuldade junto a Caixa Econômica Federal (CEF) que funciona como agente operador do programa, quando estes vão em busca do cartão benefício naquela agência. Os cartões são enviados pelos Correios, mas quando o titular do benefício não é encontrado em sua residência, o cartão é devolvido e devem ser retirados na CEF. Os titulares dos benefícios dizem que alguns funcionários não demonstram interesse em procurar o cartão entre centenas deles jogados dentro de um caixote quando poderia haver um controle por ordem alfabética. Além desse constrangimento ainda há o desgaste das pessoas que sem dinheiro para se locomover de ônibus ou motos, perdem quase meio dia peregrinando com informações desencontradas entre o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), Casas Lotéricas e a Própria Caixa e muitas vezes voltam para com as mãos abanando.
Ainda sobre a CEF, semana passada uma pessoa que pediu não ser identificada garantiu que na Casa Loterica do BTN os beneficiários do Bolsa Família estão sendo obrigados a abrir uma conta denominada Conta Fácil. Procurada pelo repórter Francisco Sales da Rádio Betel FM, a Gerente da CEF Isis de Oliveira disse que a Caixa não obriga ninguém a abrir conta princpalmente no caso do titular do Bolsa Família.

Árbitro " Margarida" dá show durante jogo dos masters do mengo em PA

A cor rosa foi o destaque no último domingo (15) no estádio Álvaro Carvalho durante a partida entre os Masters do Flamengo 4 (RJ) e seleção de Paulo Afonso 0. A presença de Clésio Moreira dos Santos, o popular Margarida, atraiu centenas de torcedores e fãs. A ousadia deste juiz de futebol, que entra em campo com trajes cor-de-rosa, é recompensada pela resposta positiva de quem vê neste esporte, um verdadeiro espetáculo. Brincando, diz que só falta a lingerie rosa, por falta de numeração.
E espetáculo é a palavra certa para definir a atuação de Margarida. Além de excelente juiz, é também um excelente showman. Sua presença é garantia certa de público em massa. E quem não vai, certamente se arrepende depois. Não só o paramento diferenciado, mas a forma como se porta em campo como Margarida, faz os torcedores, de ambos os times em campo, irem à loucura. Na hora de dar um cartão, praticamente se dobra ao meio, para segundos depois apresentar o cartão literalmente na cara do jogador. Nas jogadas que exigem manobra rápida em direção contrária, prefere correr "aos pulinhos", de costas, numa performance de dar inveja aos melhores coreógrafos e bailarinos.
Com 44 anos, iniciou apitando "peladas". Em 1988 fez um curso para árbitro, no qual se formou no ano seguinte, começando então a atuar nas categorias de base. O juiz "Margarida" nasceu em 1994. Clésio conta que três juizes serviram de inspiração. Ele misturou os estilos de Roberto Nunes Morgado, Jorge Emiliano (o Margarida carioca), ambos já falecidos e Alvir Renzi, de Blumenau, adaptou algumas criações próprias e fez surgir o "Margarida" de Santa Catarina. E como Margarida, pode atuar somente em jogos festivos, amistosos e beneficentes.
Tendo como profissão representante comercial no ramo da confecção em Florianópolis, ele confessa que não gosta muito de futebol. "Jamais sairia de casa para ir a um estádio assistir a uma partida", ressalta. Mas quando o assunto é apitar, a coisa muda de figura. Nada o segura em casa. Nem a mulher e os três filhos. Aliás, este "pequeno" detalhe muitas vezes surpreende quem não o conhece. Isso porque muita gente acredita que, por ter um estilo totalmente diferente, onde o rosa predomina, sua opção sexual também é nesta direção.
Clésio, ou Margarida, atuou pela primeira vez em Paulo Afonso .
Foto: Bob Charles

NOS BASTIDORES DO PODER

PAULO AFONSO: HOJE TEM
Às 19h, tem sessão ordinária na Câmara de Paulo Afonso. Prestigiem











Acima, o que restou do antigo imóvel onde durante anos funcionou o Posto de Puericultura de Paulo Afonso. O antigo prédio foi dilapidado por vândalos, alcoólatras, drogados e meninos e meninas de rua usam o imóvel como ‘abrigo’. E também para o comércio de drogas, O caso, além de tudo, é um claro exemplo de desperdício de dinheiro público. O abandono do imóvel também o transforma em potencial criadouro de mosquito transmissor da dengue. Se o estado não dá jeito, a prefeitura bem que poderia propor ao governo estadual a cessão do imóvel para uso do SEMAS, por exemplo. É seria um aluguel a menos.


Na mira
O deputado federal Walter Pinheiro (foto) pediu licença na segunda-feira da Câmara Federal para assumir a função de secretário de Planejamento do Estado (SEPLAN). Em Paulo Afonso as atenções se voltam para o próximo parlamentar da base aliada do governador Jaques Wagner que será convidado para compor seu governo. O alvo principal é o deputado estadual Paulo Rangel (PT). O início do ano falou-se que ele seria o novo líder do governo na AL.



Quanto às especulações de que sua entrada de Pinheiro na Seplan serviria para aumentar sua visibilidade visando às eleições de 2010, Pinheiro foi taxativo: “Não preciso de uma secretaria para me eleger. Tenho um mandato de deputado federal vitorioso”.




Vazios


Alguns prefeitos da 10ª Região Administrativa da Bahia estão mais perdidos do que cego em tiroteio. Passados quase 80 dias de gestão, tem prefeitura que ainda não criou nem mesmo a logomarca do governo. A prefeitura de Glória, por exemplo nem Assessoria de Imprensa tem. Alías, por falar em Glória, a pergunta que não quer calar é: Pra que mesmo existe a figura do Secretário de Turismo naquele municpío? O turismo naquela "metrópole" ressume-se na Trezena de Santo Antonio, o Balneario Canto da Águas e no peixe do Edésio. Então, no máximo o que deveria existir era a figura de um diretor de departamento de turismo e olha lá.


Ação
Das prefeituras dos estados que fazem fronteira com Paulo Afonso a única que mostrou a cara até foi a do município de Jatobá (PE). O prefeito João Gomes mostra que em serviço público não há lugar para preguiçoso. Recentemente o governador do estado Edaurdo Campos (PSB) prestigiou o município disponibilizando R$ 990 mil para refroma e ampliação da escola estadual de Itaparica.


Amanhã
A coluna tomou conhecimento de que está prevista a para amanhã às 17h uma passeata de protesto. Tudo indica que em repúdio ao retorno do Juíz Jofre Caldas a Paulo Afonso. Vamos conferir.


Para Refletir
Com a colaboração da Ir, Lêda da Igreja Presbiteriana: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”. João 3:36

segunda-feira, 16 de março de 2009

NOS BASTIDORES DO PODER

Veredicto
A última novidade sobre o concurso público da prefeitura de Paulo Afonso pode não agradar aos aprovados. Mas deve deixar todos em igualdade de condições. Segundo uma fonte, o veredicto deve sair esta semana. A conclusão que se tira é a de que o concurso será realmente anulado.

Pizza
Mesmo com toda essa Geléia Geral em torno do concurso público, muita gente tem certeza de que o então prefeito Raimundo Caires, ao abrir 1.863 vagas no serviço público pretendia apenas arregimentar eleitores na tentativa de reeleger-se. Eis o plano do prefeito. Primeiro não iria demitir ninguém, pois estava comprometido com empresários e vereadores. Segundo: não teria em hipótese alguma convocado os aprovados para exames pré admissionais; terceiro ele próprio anularia o concurso, sob um argumento previamente preparado, até porque estaria reeleito para mais quatro anos.
Ainda o concurso
Esta semana segundo uma fonte da prefeitura de Paulo Afonso sairá a versão do Ministério Público sobre o que não requer mais análise: O concurso Público. E a conversa que roda é a de que há realmente fortes indícios de fraudes e vícios e que será anulado. Se a prefeitura tiver certa, esse caso é a prova viva e acabada de como Raimundo Caíres fêz todo mundo de tolo e não estar nem aí para opinião publica..
Então! E se for confirmada a versão da prefeitura, haverá novo concurso?

Não era sem tempo...
Trata-se de uma queda-de-braço que só interessa a ambas as partes (aprovados/prefeitura), mas não à população, que espera dos homens públicos foco total no trabalho de acertar a cidade, tarefa que exige muita dedicação e desprendimento, principalmente em relação à sedução do poder.

E por falar em concurso
As inscrições para o concurso da Infraero começam nesta segunda-feira (16), a partir das 10h, e vão até o dia 3 de abril. O processo seletivo visa formar cadastro de reserva para todo o país, inclusive no estado da Bahia. As vagas são para nível médio, técnico e superior.
Os salários vão de R$ 1.557 para serviços aeroportuários até R$ 3.700 para cargos de diferentes áreas do nível superior. As taxas de inscrição variam entre R$ 51 e R$ 66 e podem ser feitas pela internet através do site da Fundação Carlos Chagas, responsável pela organização das provas. (Bahia Notícias).

domingo, 15 de março de 2009

NOS BASTIDORES DO PODER


FRASE
Deus não muda o destino de um povo até que o povo mude o que tem na alma.”
Maomé


Sonhando alto
Ao menos um dos 11 vereadores de Paulo Afonso pretende concorrer a deputado estadual ou a outro cargo em 2010. Daniel Luiz (PSDB), claramente, movimenta-se como candidato em 2010. Recém-chegado ao Legislativo municipal, o vereador sonha alto, mas também sabe que, quanto maior o voo, maiores as dificuldades.





Free
André (Marreta You Planeta) está em carreira solo e não é mais(ufffa) um produto do empresário, cantor e compositor Fredson, da Banda Zuê. Aliás, perguntar não ofende: por onde andam os ex-integrantes da Banda Zuê? o que fazem da vida? A coluna soube que alguns deles venderam até bens pessoais para levantar a banda e depois.......


Água

Não é à toa que às vezes a gente fica pensando que existe um complô para que o governo seja ele estadual ou municipal não dê certo, para que os serviços públicos essenciais não funcionem, para que a pobreza perdure.
No jargão jornalístico, isso chama-se “nariz de cera” (quando se inicia o texto com rodeios, sem ir direto ao assunto), mas é um desabafo que não se conteve diante de mais uma denúncia de descaso com a educação e com o povo.
A história é os alunos (crianças e adolescentes) do colégio estadual Ministro Oliveira Brito ainda não conseguiram assistir todas as aulas desde que o ano ano letivo foi iniciado em 2 de março,( que se diga de passagem, atrasado ). Tem faltado água quase todos os dias naquele estabelecimento de ensino, inviabilizando preparação da merenda escolar e o uso do banheiro. No colégio Carlina Barbosa de Deus as condições precárias foram superadas, mas também falta água. Aparententemente a DIREC 10 não tem a menor preocupação com o fato, pois ainda não buscou solução para o caso. E pelo ritmo tartaruga com que se arrasta a situação, é provável que a novela ainda dure muito. Ou não?


Memórias
Nesse domingo(15) a CHESF faz 61 anos (PARABÉNS). Também hoje o governo Anilton Bastos chega ao 75º dia que se instalou no Paço Municpal, contudo, a população ainda viu nenhum carro da viúva plotado com nova logomarca. Espera-se que não seja tão desligado o tanto quanto foi o govenro RCR que começou e terminou o mandato com os mesmos tapetes com aquelas tilápias da era Paulo de Deus.

The best

A coluna soube que dos 250 candidados aprovados em 1º lugar no concurso da PMPA apenas um é filho de Paulo Afonso. Trata-se do médico veterinário Anttonio Almeida Júnior. (foto). Bem, e se todos os primeiros lugares fossem paulafonsinos, o que diriam?



***Atento o leitor José Carlos Ferreira da Silva encaminha comentário lembrando com orgulho que sua noiva Fátima Nery também passou em primeiro lugar para a função de psicopedagoga e é paulafonsina. O colunista agradeçe a informação.

sábado, 14 de março de 2009

Motorista da Aratu atropela funcionário da Oásis Motos e foge do local


O motorista da Locadora Aratu Adailton Santos Oliveira, que atropelou o funcionário do Oásis Motos, José Renato Rodrigues na sexta-feira, (6) quando este se deslocava de Rodelas para Paulo Afonso, declarou que no momento do acidente o veículo estava sem freio. Testemunhas que na ocasião trabalhavam tapando buracos nas proximidades da Serra do Penedo disseram o ônibus da Aratu 2506, placa policial JNW 5790 vinha em alta velocidade . Renato havia parado no local porque havia dado uma carona a um agricultor da região que enquanto este tirava seus pertences do carro (pneus e água), ele Renato foi até o mato urinar. Naquele momento dois veículos estavam parados no trecho sendo um cada sentido, e o carro do Oásis um pouco mais à frente, além de uma dezena de trabalhadores. O acidente poderia ter sido evitado se o motorista da Aratu tivesse atendido ao apelo dos trabalhadores que acenaram para o motorista pedindo para ele reduzir a velocidade, este por sua vez, sinalizou pedindo para que todos saíssem da frente. A desatenção culminou com o a colisão do ônibus da Aratu e o carro da Oásis Motos no momento em que o o motorista Renato se preparava para entrar no veículo. O choque atirou Renato a cerca de 20 metros do local do acidente. Segundo testemunhas, Adailton teria afirmado que ônibus encontra-se sem freio. Após essa declaração ele fugiu do local para evitar o flagrante. O motorista de uma D20 que se encontrava nas proximidades conduziu a vítima para o hospital de Rodelas, distante 26 km do local do acidente.
O diretor comercial do Grupo Oásis, Rafael Raniere, informou à reportagem que na segunda-feira, (9) se deslocou até a cidade de Rodelas onde tomou conhecimento de que o autor do acidente já refeito do susto teria pergunta pelo estado de saúde da vítima e disse que a empresa cuidaria de tudo, o que não aconteceu pelo ao menos até o fechamento da matéria.
O administrador regional da empresa em Paulo Afonso, Vicente disse ao diretor da Oásis Motos que a empresa não podia fazer nada em relação à vitima já que o motorista da Aratu não tinha culpa. Segundo Rafael Raniere: “Até então nossa empresa tem prestado toda a assistência ao funcionário sem nenhuma ajuda da Aratu, nem um telefonema se quer”.

Governador Eduardo Campos visita município de Jatobá

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) esteve ontem, 13, em visita ao município de Jatobá onde assinou edital para abertura de licitação para liberação de recursos da ordem de R$ 990 mil para a reforma e ampliação da Escola Estadual de Itaparica. (Foto) Washington Souza, vice-prefeito de Jatobá; deputado federal Fernando Filho; Eronildes Araujo, primeira-Dama; João Gomes, prefeito de Jatobá; Eduardo Campos, governador; Jose Coimbra Patriota - PRORURAL-PE; Danilo Cabral secretário de Educação: Fernando Bezerra Coelho, secretário de Desenvolvimento Economico.
Recepcionado pelo prefeito João Gomes (PSB), Campos aproveitou sua passagem e inaugurou naquele município o novo sistema de abastecimento de água onde Jatobá começa a utilizar a água tratada e distribuída pela Compesa. Há mais de uma semana numa peregrinação por mais de 30 municípios, Eduardo Campos está vistoriando obras que estão em andamento, inaugurando obras concluídas e lançando novos editais.
O tempo todo acompanhado por secretários de governo e líderes políticos regionais, Eduardo Campos falou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jatobá onde explicou que esta visita aos municípios, faz parte do modelo de gestão de seu governo onde há um monitoramento feito de forma direta pelo governador e sua equipe. “Nesses dois anos eu estive fora do gabinete sempre. Desde a segunda semana que nós temos esta marca de visitar os municípios, acompanhar, ver as coisas in loco”, explicou.
O prefeito João Gomes em seu discurso durante inauguração do novo sistema de distribuição de água falou da importância de vinda do governador Eduardo Campos: “Esse ato significa muito para Jatobá, aproveito para fazer novas reivindicações ao governador e sei que ele vai estudar com carinho cada uma delas, pois, sei do seu comprometimento com o povo do sertão. “Jatobá, hoje, está recuperando tudo aquilo que perdeu”, enfatizou João Gomes se referindo a situação de descaso e abandono em que encontrou o município.

Por Lúcia Reinaldo

NOS BASTIDORES DO PODER


FRASE
“Somente tendo confiança em nossas crenças é que podemos perceber o lado cômico do universo.”
Flannery O’Connor

Resistentes
O governo municipal insiste em admitir que houve fraude no concurso público promovido pelo Governo anterior e realizado pela Consulplan. Por outro lado, os aprovados lutam pelos seus direitos. Com isso, a pressão é para tudo que é lado, embora os aprovados tenham adotado uma postura de cordialidade, nas próximas horas a ‘panela’ promete ferver mesmo. Principalmente se o governo entender que deve anular o concurso.


Deve e não nega
Seria risível se não fosse coisa séria a possível condenação do TCM para o ex-prefeito Raimundo Caires (PSB) devolver dinheiro aos cofres públicos do município Se isso ocorrer, ele vai dizer que deve e não nega, mas paga quando puder. E não tem mesmo. Para se ter uma idéia, a rádio peão tem informado continuada vezes que RCR adquiriu recentemente o prédio da Casa Lotérica (valor não declarado), vizinha a uma da suas farmácias. Sera?

Até agora....
A prefeitura de PauloAfonso 74 dias depois de ter assumido a chave do cofre do municpio ainda não publicou o resultado das auditorias realizadas para identificar o montante das dívidas deixadas pelo ex-gestor.

Estrela do planetário
Alguém tem dúvida sobre qual será o desfecho do imbróglio envolvendo o poder Judiciário de Paulo Afonso?

Praticidade

A prefeitura vai desmembrar parcialmente o QG do SAMU atualmente concentrado no pátio do Hospital Paulo Afonso. O novo anexo será instalado no Centro Médico Municipal., na Avenida Dr. José Hemetério de Carvalho. Aliás, o governo anterior mantinha uma unidade naquele local. A medida vai acelerar o atendimento aos pacientes da sede e periferia. Usuários reclamam que em alguns casos entre a ligação e a chegada do SAMU perde-se as vezes 20 minutos.

Pedofilhinha
No Piauí o ex-prefeito de um município da região conhecida como Confederação Valenciana foi flagrado na prática de crime de pedofilia com uma garota de 13 anos. Como o prefeito tem ligações com políticos influentes, são muitas as tentativas de abafar o caso. A família da menina inclusive está acusando o delegado da cidade de não abrir inquérito para indiciar o ex-prefeito pressionado pela ação poderosa dessas pessoas. Ainda assim, a família quer levar o caso para o juizado da infância e adolescência para punir o acusado. E em Paulo Afonso, heim? Abafaram alguns casos de gente influente, inclusive a própria polícia que flagrou certa autoridade com uma menor. Por aqui só foi preso mesmo aquele ex-chesfiano, lembram?

Para Refletir/ “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei”. Romanos 3:28

sexta-feira, 13 de março de 2009

Corregedora participa de reunião da OAB em Paulo Afonso


A Desembargadora Maria José Sales Pereira corregedora das comarcas do interior baiano, participou na terça-feira, (11) de uma reunião com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Paulo Afonso, José Fernandes Neto.. Entre os assuntos institucionais que estiveram na pauta desta audiência, a discussão dos problemas e a busca de soluções para melhorar o desempenho da Justiça no município. Na oportunidade os advogados fizeram um relato das dificuldades enfrentadas no desempenho dos trabalhos advocatícios, e solicitaram à Desembargadora uma ação rápida do Tribunal de Justiça, visando a apuração das graves denúncias estampadas na imprensa, no sentido de que o Poder Judiciário local possa voltar a funcionar com normalidade.
Fonte: Dr. José Fenandes Neto

NOS BASTIDORES DO PODER


Acima, o que restou do antigo imóvel onde durante anos funcionou o Posto de Puericultura de Paulo Afonso. O antigo prédio foi dilapidado por vândalos, alcóolatras, drogados e meninos e meninas de rua usam o imóvel como ‘abrigo’. E também para o comércio de drogas, O caso, além de tudo, é um claro exemplo de desperdício de dinheiro público. O abandono do imóvel também o transforma em potencial criadouro de mosquito transmissor da dengue. Se o estado não dá jeito, a prefeitura bem que poderia exigir providências e ao invés de alugar imóveis pelo olhos da cara poderia requerer a doação do prédio junto governo estadual.

Papa légua
São muitas as reclamações recebidas pelo colunista contra a demora na entrega de correspondências pelos Correios. O pessoal reclama que está sendo obrigado a pagar juros porque as contas raramente chegam na data certa. Tanto atraso fica feio para uma empresa cujo símbolo é um papa-léguas.

Blá blá blá
Alguns vereadores, precisam se preparar para fazer perguntas em público e não discurso, que deve ficar para as sessões semanais.

Na mira
Adversários do ex-prefeito Raimundo Caires (PSB), aguardam com ansiedade o julgamento de processos em que ele é acusado de irregularidades no mandato.

De boa
Apesar disso, Caires mostra-se tranquilo. Continua trabalhando normalmente e acredita que a Justiça lhe será favorável nos julgamentos.

Para Refletir
Com a colaboração da Ir. Lêda da Igreja Presbiteriana: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Romanos 10:9

UNEB convoca para matrícula, em primeira chamada, candidatos aprovados no Vestibular 2009

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) convoca para realização de matrícula, em primeira chamada, os candidatos aprovados no Vestibular 2009.
De acordo com edital de convocação, publicado do Diário Oficial do Estado (DOE) na última terça-feira, dia 10 de março, os 5.045 candidatos selecionados devem dirigir-se nos dias 16 e 17 de março ao local (departamento/campus) de funcionamento do curso de sua opção, no período das 8h30 às 12h e das 13h30 às 19h.
Caso o estudante não compareça ao local, data e horários estabelecidos para a realização de sua matrícula, ou não apresente a documentação exigida, implicará na perda do direito à vaga.
De acordo com o calendário de matrícula, o edital de convocação para os aprovados em 2ª chamada, válido ainda para o 1° semestre, será publicado no próximo dia 24 de março, sendo a matrícula realizada nos dias 30 e 31 do mesmo mês.

Mais informações no site www.uneb.br.


Serviço
O que: Matrícula/Vestibular 2009
Quando: dias 16 e 17 de março
Onde: em Salvador e 23 cidades do interior do estado

Fonte sugerida
Romilda Almeida - presidente da Comissão Permamente do Vestibular
Tel.: (71) 9121-8231


Gisa Barbosa
Núcleo de Jornalismo (NuJor)Assessoria de ComunicaçãoUniversidade do Estado da Bahia (UNEB)Fones: (71) 3117-2245/ 2449/ 9261-1224E-mails:

Casa do Estudante Universitário de Paulo Afonso será reformada

A Prefeitura de Paulo Afonso vai investir sério em obras cobradas pela comunidade, uma deles será a reforma geral da Estudante Universitário (CEU), residência atual de 20 estudantes de Paulo Afonso, situada na Rua Odilon Santos, no Rio Vermelho, em Salvador. Será a segunda reforma geral da Casa desde que foi adquirida no governo Luís de Deus em 1993 (a primeira foi no governo Paulo de Deus). Com isso a Prefeitura atende a um apelo dramático dos estudantes. “O prefeito Anilton Bastos (DEM) teve atitude e a determinação de ajudar os estudantes, que necessitavam de melhores condições de vida”, disse o secretário de administração Valdenor Alves Teixeira. Ele conta que a situação da casa é precária, devido ao estado de abandono e mau uso do imóvel, principalmente nos últimos quatro anos. Segundo informações, além do mau uso do imóvel, a prefeitura tomou conhecimento de que as dependências da Casa estavam servindo de “pousada” para parentes e amigos de estudantes que vão passar um final de semana em Salvador.
"A notícia da reforma era esperada por anos. assim o prefeito está dando um presente para os atuais moradores, mas, principalmente, deixando uma herança para novas gerações”, afirmou o secretário. Valdenor Teixeira ressaltou que além de acomodações descentes, a prefeitura arca com as despesas de água, luz telefone e alimentação dos estudantes.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos estima que, após a licitação, a reforma será concluída em um prazo de 3 meses. Nesse tempo os estudantes serão remanejados para uma ou mais pousadas situadas nas proximidades do Rio Vermelho até que as obras sejam concluídas.
Na primeira fase, serão recuperadas as redes hidráulica, de esgoto e elétrica. Depois virão as reformas estruturais no prédio. Comprada pela Prefeitura em 1993, a Casa do Estudante possui um coordenador nomeado pelo poder público de Paulo Afonso, que reside na casa. Para morar na Casa do Estudante é necessário procurar a Secretaria de Educação do município, onde eles avaliam a condição financeira do candidato, até fazendo visitas à casa dos pais do estudante.

DEAM fecha o ano com 960 casos de agressões contra mulheres

Humilhação e histórias de violência deixam marcas na vida de inúmeras mulheres. Apesar dos números serem alarmantes as vítimas estão cada vez mais confiantes e passaram a denunciar mais os abusos. Para a titular da Deam-Paulo Afonso Mirela Santana, as mulheres estão cada vez mais confiantes na legislação, que trouxe maior rigor às punições. Em Paulo Afonso somente em 2008, foram registrados mais de 960 casos de violência contra mulheres, média de 80 queixas por mês. Apesar da mudança cultural, algumas mulheres ainda resistem e não procuram a polícia por medo. Muitas mulheres antes mesmo de chegar à DEAM desistem e outras até chegam, mas desistem de registrar a denuncia.
Diante dos fatos a titular da DEAM, Dra. Mirela por ocasião do III Encontro das Mulheres Beira Rio da Catinga, realizado no Memorial CHESF lançou a campanha 2009 de violência contra a mulher. “O principal objetivo é incentivar essa aderência à DEAM, ao CREAS aos CAPS e coibir a violência que é nossa finalidade profícua” Para a Delegada Mirela Santana, algumas mulheres se submetem às agressões por dependência financeira e emocional. “Boa parte conserva antigos hábitos, como não trabalhar por exigência do marido. Mas a nova lei muda radicalmente a compreensão e o tratamento da violência doméstica no Brasil”, explicou. “O rigor da lei inibe a ação dos homens”. O aumento da confiança na legislação faz com que as vítimas denunciem, pois tem a certeza da punição”, avaliou a delegada.

quarta-feira, 11 de março de 2009

F U T E B O L

O Estádio Álvaro de Carvalho será palco neste domingo (15) do futebol show. O evento vai reunir craques do passado do futebol local e outros astros que fizeram história na equipe do Flamengo (RJ). O jogo será uma grande oportunidade aos ex-astros, que durante décadas fizeram a festa do torcedor pauloafonsino, a mostrar um pouco do futebol arte para a nova geração de torcedores.
Um dos craques do futebol pauloafonsino DUDA, deverá, será um dos astros da partida. O jogador já vestiu a camisa do Vitória da Bahia. A seleção Masters de Paulo Afonso treinou ontem à noite no estádio Alvaro Carvalho sob o comando do técnico Ivan,
De acordo com a organização do amistoso, cerca de 40 jogadores entrarão em campo, entre os ex-ídolos do Rio de Janeiro e os ex-craques locais, revezando nos times para que todos possam atuar na partida.
Os portões do Estádio Álvaro de Carvalho estarão abertos ao público duas horas antes do espetáculo que está marcado para as 16 horas. O acesso ao estádio será uma lata de leite em pó e um pacote de café. O futebol show de masters será uma promoção da Prefeitura de Paulo Afonso, através da secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.

NOS BASTIDORES DO PODER

Vítima
A semana começou com a notícia de que a Polícia Federal iria ouvir o empresário Alexandre Vianna, um dos que acusaram o ex-prefeito Raimundo Caires Rocha, de ter desvia dinheiro da Secretaria Municipal de Saúde. Ontem saíram com o boato que agora é a vez de Raimundo ser ouvido. Os políticos adoram essas notícias. Palpite do blog: A conseqüência disso tudo tende a ser nada. Na prática, é tema ideal para esconder a ineficácia de alguns vereadores, que até hoje quase não trabalharam neste ano na Câmara.
Cadê
Já é cena rotineira populares se depararem com equinos (cavalos) desfilando sorrateiramente em locais públicos. E o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, por onde pasta (ou melhor, por onde anda) numa hora dessas?

Fique de OLHO!

Ouvimos muito falar em Nepotismo, mas muitos não sabem do que se trata. E nem como devemos tratar o assunto diante do ato. Pois bem, aqui está uma pequena explicação do que seja o “tal” NEPOTISMO e como devemos liquidá-lo.
O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu por meio da Súmula nº 13, a prática do nepotismo nos órgãos da Administração Pública, para atender os princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência. A Súmula entrou em vigor no dia 29 de agosto de 2008, quando foi publicada no Diário da Justiça. O que diz a Súmula nº 13: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal”. Entenda segundo o DIREITO- o grau de parentesco vedado pela Súmula nº 13 Parentes em linha reta, até terceiro grau: linha ascendente: pai/mãe (1º grau); avós (2º grau); bisavós (3º grau). Linha descendente: filhos (1º grau); netos (2º grau); bisnetos (3º grau). Parentes em linha colateral ou transversal até terceiro grau: irmãos (2º grau); tios (3º grau) e sobrinhos (3º grau). Parentes por afinidade: avós, bisavós, pais, filhos, netos, bisnetos, e pais e irmãos do cônjuge. Lembrando que primo possui relação de parentesco de quarto grau e, portanto, sua nomeação não configura nepotismo. Quando um cidadão se depara com os pressupostos de nepotismo e deseje questionar judicialmente a validade de atos que considera lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural poderá ajuizar Ação Popular contra o governo (federal, estadual, municipal) Segundo a CF- inciso LXXIII do art.5º: qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

terça-feira, 10 de março de 2009

NOS BASTIDORES DO PODER

FRASE
“Os espíritos mais elevados são capazes das maiores faltas e das maiores virtudes.”
René Descartes

Conteúdo
Falem o que quiser, mas o jornalforquilha.blogspot.com é hoje leitura obrigatória de muita gente. E a atualização é diária.

Fala Garoto
Estava marcada para ontem (9) à tarde a oitiva do empresário Alexandre Vianna pela polícia federal. Vianna acusou em outubro de 2006 o então prefeito de Paulo Afonso Raimundo Caires Rocha (PSB), de desviar verba da Saúde. Se for condenado pela Justiça Federal RCR poderá ser penalizado em até quatro anos de reclusão. Como até que se prove o contrário, não possui antecedentes criminais, a pena pode ser substituída pela prestação de serviços à comunidade. Além disso, o ex-alcaide poderá ter os direitos políticos suspensos por cinco anos.

‘Queda-de-braço’
O Partido Progressista parece que não consegue mais conviver com divergências internas. Pelo menos é o que deixam transparecer alguns membros da sigla que demonstraram incômodo com as atitudes do vereador Paulo Sérgio. Há quem afirme que até agora só o parlamentar foi beneficiado com suas ações. O partido ficou em segundo plano. Bom lembrar que dificilmente um vereador respirar sem aparelhos se não tiver uma mãozinha do governo. E Paulo Sérgio deve ter se comprometido com alguns eleitores seus, principalmente gente da sua família.

O que é que há
Há quem afirme que com a manutenção do veto que dá plenos poderes ao prefeito Anilton Bastos de celebrar convênios e contrair empréstimos com associações e similares, a Câmara, acaba de assinar um cheque branco e colocá-lo nas mãos do prefeito. A pergunta que não quer calar é: Qual o valor real desses convênios? E mais, independentemente do valor que não deve ser essa fortuna toda, cabe aos vereadores, principalmente os da oposição fiscalizar, principalmente o vereador comunista Regivaldo Coriolano que conhece muito bem do assunto.

Na mídia
Raimundo Caires (PSB) foi tirado da prefeitura de Paulo Afonso pela vontade popular, mas continua dando dor de cabeça ao sucessor. O ex-alcaide ressurgiu dos mortos e ganhou notoriedade com a história do concurso público e está bancando um advogado para instruir os concursados que ele próprio convocou para os exames pré admissionais, comprometendo o sucessor a convocar os classificados.

Milagre da multiplicação
Bíblico, o milagre da multiplicação pode ser visto entre alguns “empresários”, ex-funcionários municipais e ex-secretários municipais. Há padrões de vida completamente antípodas (contrário/oposto) dos rendimentos oficialmente recebidos.

Para Refletir
Com a colaboração da Ir.Lêda da Igreja Presbiteriana: “Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam. Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade”. Salmo 27: 11-12.