sábado, 2 de maio de 2009

A palavra é sua

Moto Energia:


Parabéns a organização da 10º edição do Moto Energia. Excelente infraestrutura. Como destaque podemos citar; as barracas de comidas e bebidas típicas todas cobertas, boa prevenção para as chuvas , palco com boa visibilidade para o público, estacionamento apropriado para os motociclistas, com cobertura e seguranças, visto que, o valor das motos expostas é extremamente significativo. A segurança particular contratada para também merece os nossos aplausos, trabalhou muito bem orientando pedestres e motociclistas que circulavam em harmonia no local. O som de boa qualidade. Parabéns ao filho da terra, Beto Som, mostrou muito profissionalismo e esbanjou qualidade sonora durante o evento. O acesso ao local estava tranqüilo com fácil acesso aos estacionamentos de veículos.
Fábio Jean
É comentarista do Jornal Forquilha e do Programa Bom Dia 104 da Rádio Betel Fm.

Ana Caren quebra tabu em Paulo Afonso

Delicadas ou não, elas estão ocupando na cidade um cargo que antes era exclusivo dos homens

Delicadas ou não, elas estão ocupando na cidade um cargo que antes era exclusivo dos homens
As mulheres estão nessa busca constante de igualdade e independência, são capazes de conquistar setores que há muito se tinham como exclusivamente masculinos. Há alguns anos a profissão de motorista de ônibus, caminhão, Van e Kombi era “coisa de homem”, mas a realidade mudou.
Hoje em Paulo Afonso são pouco mais de 6 mulheres no total que exercem a função de motoristas de Kombi, Vans e Caminhão. A inclusão da primeira gerou certo preconceito na sociedade, hoje elas são bem vista por exercerem um excelente trabalho no trânsito, pois são atenciosas e menos estressadas que os homens, além de conservar melhor o veículo que operam.
O preconceito das mulheres no volante é uma bagagem machista trazida por várias décadas, que defendia a tese de que assumir o volante de um automóvel era área restrita do universo masculino. Conquistar esse espaço não foi nada fácil para elas, pois tinham que se mostrar mais capazes que os homens em realizar certas funções. Em Paulo Afonso a ex-professora Ana Carem de 28 anos de idade, trabalha a mais de 10 anos como motorista de transporte escolar. Acorda todos os dias às 05h50min, faz as tarefas domésticas, pega o carro e sai para transportar cerca de 50 crianças na faixa etária de 3 a10 anos, de suas casas para os colégios. Como os horários das viagens de ida e volta são programados de acordo como início e termino das aulas, o trabalho de motorista não atrapalha o dia-a-dia de Caren junto à família. Ela revelou que por ter sido professora sempre teve afinidade com crianças. “Meu marido tentou por diversas vezes destituir da idéia de ser motorista, mas eu insisto em continuar porque tenho prazer no que faço. Quando o assunto descambou para mecânica Caren revelou que nesses 10 anos de atividade adquiri experiência suficiente para perceber quando algo não vai bem. Aí o Rubens entra em ação.
Em entrevista concedida na residência de sua mãe Dona Dalva e ao lado do marido Rubens, a dona de casa, professora e motorista classe D, Ana Caren Moreira revelou que algumas vezes foi vítima de preconceito, e que também às vezes foi obrigada a responder a altura, mas que não chegava a se irritar. Sobre a imprudência no transito Ana Caren ressaltou que “o homem confia mais na sua habilidade, e essa alto confiança faz com ele cometa mais erros. A mulher é mais cautelosa, e as estatísticas comprovam que na maioria dos acidentes sempre tem um homem ao volante. “Obstáculos temos em qualquer setor, seja como secretária, seja como garçonete ou até motorista de Van. “A vontade de crescer e a determinação é que nos permitem conquistar cada vez mais nosso espaço”, enfatiza Ana Caren.
Texto & foto Washington Luiz
especial para o Forquilha

BRA e TRIP disputam retorno dos voos em Paulo Afonso

( Washington Luiz) - O funcionário de carreira da Infraero, Itaíbes Paiva (47), que desde 1991 atuou como auxiliar administrativo financeiro da empresa em Paulo Afonso, assumiu no início desse ano, a Superintendência do Aeroporto, em substituição ao ex ocupante do cargo, João Bosco Bezerra Lopes, que passou a comandar o Aeroporto de Ilhéus.
A informação foi prestada, pelo próprio Itaíbes durante entrevista concedida ao repórter Washington Luís. Segundo ele, a mudança de comando é um remanejamento normal da Infraero.
Paiva ressaltou que os cinco anos de gestão de João Bosco Bezerra na Superintendência da Infraero de Paulo Afonso foram marcados pelas obras de reforma do Aeroporto ampliadas. A partir da sua gestão o aeroporto recebeu diversas melhorias como a pintura do prédio, climatização das salas de embarque, scanner de bagagem, novos equipamentos de segurança, carro limpa-pista, trator e ambulância nova.
O superintendente acrescentou que solicitou à Infraero um projeto de revitalização da praça do aeroporto, e que inclusive já manteve contato com o diretor municipal de turismo Antonio Galdino, tratando do projeto, cuja execução esta sendo aguardada para o início de 2010. A boa noticia para os pauloafonsinos, principalmente para soque necessitam se deslocar freqüentemente para a Salvador e outras capitais, é o retorno da BRA e possivelmente a entrada da TRIP Linhas Aéreas. A Trip é uma companhia nova, que já demonstrou interesse de incluir Paulo Afonso à suas rotas, que interligam as principais capitais do nordeste. A BRA Transportes Aéreos, que cancelou suas atividades em 2006, devido a problemas de ordem financeira, tentar ressurgir no cenário tendo inclusive solicitado espaço físico no aeroporto, enquanto aguarda autorização da Agência nacional de Aviação Civil (ANAL), para explorar a rota São Paulo/Salvador/Petrolina/Paulo Afonso.

Moto Energia reúne 5 mil motos e muda a cor de Paulo Afonso

Em sua décima edição, o Moto Energia maior encontro de motociclistas do norte e nordeste mostrou que Paulo Afonso é mesmo o ponto de encontro de todas as tribos. Os mais de 300 moto clubes vindos de cidades das mais distantes, como Rio de Janeiro (RJ) e Blumenau (SC) mudaram a cor da capital da energia durante os dias, 30 de abril, 1 e 2 de maio.
Provocando uma superlotação dos hotéis da cidade, propiciando movimento positivo no faturamento de restaurantes, bares lojas em geral e aquecendo as vendas de prestadores de serviço como borracharias postos de gasolina e oficinas, o evento mobilizou da roda da economia municipal.
Vestindo quase sempre peça de couro preto, com muitos adereços que vão de simples anéis e jaquetas abarrotadas de botons e emblemas, os mais de 5 mil motociclistas viajaram juntos mais de um milhão de quilometros para estar no encontro que, este ano, teve a duração de três dias com shows musicais,apresentações e atrações.
Para atrair este público de motociclistas e mais o publico visitante que superou 25 mil, os organizadores do evento não pouparam esforços. O encontro consumiu gastos com um rígido de esquema de segurança na entrada e saída do local do evento, infra estrutura, estandes, lojas e bares temáticos e principalmente nos shows musicais que apresentaram o melhor do pop rock nacional.
Segundo Carlos Correia presidente do Moto Clube Cavalo Doido, o Moto Energia contou este ano, também, com a presença de grandes empresas e marcas apoiadores, caso da Chesf, Grupo Oásis, Skol e Prefeitura de Paulo Afonso.
Passaram pelo Moto Energia que começou na quinta-feira, 30, e termina neste sábado (2), a banda On The Rocks (PE) e Cartel de Bali (SE). Além dessas bandas de renome nacional, o evento prestigiou a “prata da casa” como a Banda Pretérito Perfeito, Fulano de Tal, Recruta Zero, Bia Leite e Banda, Cover, Duda Rodrigues e Silvinho e Banda, além do para Papa Popó, que atrai entre os motoclistas e o público um grande fã clube.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

PAINEL

Dia de descanso
Luiz Alberto, o filho de onze anos deste colunista, fez uma pergunta pertinente. Veja e tire as suas conclusões: “Pai, se primeiro de maio é o Dia do Trabalhador, por que as pessoas não trabalham?”. Um dia ele vai entender.
Inscrição
A prefeitura inicia na próxima segunda-feira, 4, as inscrições para o programa federal de habitação “Minha Casa, Minha Vida”. O volume de inscrições, entretanto, pode frustrar muita gente que está há anos esperando uma oportunidade de morar em imóvel próprio. A prefeitura terá um estande na Avenida do Contorno, 145 vizinho a DIREC 10, das 08h às 13h, para receber inscrições.

Greve
Os funcionários da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta-feira (6). O sindicato da classe reclama que a empresa terceirizou o plano de saúde de autogestão conquistado pela categoria para a seguradora Bradesco Saúde, além de considerar os critérios para a mudança “suspeitos”. Com a paralisação, haverá suspensão dos serviços operacionais e administrativos, sendo liberados apenas os atendimentos de urgência. Uma comissão será formada para discutir com a Coelba um acordo operacional.

(fonte: samuelcelestino.com.br)