quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SOLLA PARTICIPA DE POSSE NA 10ª DIRES E AUDIÊNCIA PÚBLICA EM PAULO AFONSO

Na próxima quinta-feira (4/02), o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, o subsecretário Amauri Teixeira, e o superintendente da Atenção Integral à Saúde da Sesab, Alfredo Boa Sorte, estarão no município de Paulo Afonso. Os principais compromissos da visita são a cerimônia de posse do novo diretor da 10ª Diretoria Regional de Saúde (10ª Dires), Petrônio Barbosa, e a realização de uma audiência pública sobre a estadualização do Hospital Nair Alves de Souza, gerenciado pela Companhia Hidro-Elétrica do São Francisco (Chesf).

A cerimônia de posse do novo diretor da 10ª Dires está marcada para às 8h30min, no auditório do Memorial da Chesf, e será acompanhada da entrega de kits de trabalho para os 2.949 agentes comunitários de saúde dos nove municípios da regional. Cada kit é composto por boné, três camisas e mochila. Em seguida, acontecerá a audiência pública.

ESTADUALIZAÇÃO - O Hospital Nair Alves de Souza foi construído há 61 anos pela Chesf, com o objetivo de assistir aos trabalhadores das usinas hidrelétricas de Paulo Afonso. A unidade hospitalar vem funcionando, desde então, em regime de economia privada e vem sendo administrada pela empresa. Este ano, por meio de um convênio, o hospital passará a ser gerido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

De acordo com o superintendente Alfredo Boa Sorte, a mudança da gestão tem como objetivo adequar a estrutura física atual da unidade ao perfil dos serviços de assistência à saúde mais procurados pela população da microrregião de Paulo Afonso e da macrorregião Norte da Bahia.

"A transferência do Hospital da Chesf para a gestão do estado reorganizará o sistema regional de saúde com a oferta de um serviço humanizado e qualificado, que busca evitar o êxodo dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para os grandes centros", explicou Boa Sorte.

Com a gestão do Estado, o hospital passará a ofertar ações de média e alta complexidade. As unidades de terapia intensiva (UTIs) nenonatal, pediátrica e adulto receberão, cada uma, 10 novos leitos. A unidade irá receber ainda sete novos leitos para o projeto Mãe Canguru, novos refeitório e lavanderia.

Serão oferecidos ao público os atendimentos de urgência e emergência, clínica médica e cirúrgica, traumato-ortopedia, obstetrícia e psiquiatria, utilizando os padrões de Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) como eixo orientador.

O subsecretário Amauri Teixeira informou que Chesf e Sesab levarão a parceria também para os investimentos que serão feitos no hospital. "A Chesf assumirá a realização das obras, orçadas em R$2,5 milhões, enquanto a Sesab ficará responsável pelo projeto arquitetônico e aquisição de equipamentos, com um investimento de pouco mais de R$ 4,7 milhões".


J.F DRT 7275/DF
DIRES/Paulo Afonso

Nenhum comentário: