segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

BLOGS

Quando os blogs apareceram não se deu muito crédito a eles. Como sempre a juventude aderiu primeiro e apareceram diários públicos no formato blog. Reflexões sobre a vida tal como eram feitas nos diários tradicionais mas abertos ao público.Nada de se estranhar , como se sabe uma das tendências da cultura moderna é a não valorização da privacidade, nem sua nem alheia. Depois deste modismo inicial os jornalistas aderiram em massa ao fenômeno blog. Hoje é praticamente impossível um grande jornalista não possuir um. A massificação deste modelo é enorme: poetas, contistas, pessoas que gostam de desenho, música, fotografia, etc. Sobre esta última forma de arte é bom frisar que apareceram os fotologs e hoje a pirataria da música migrou para blogs especializados no assunto.

Qual a vantagem do blog? A facilidade de fazê-lo. Como se sabe o primeiro espaço de uso individual na internet foi o sítio (aqui no Brasil conhecido pela palavra estrangeira “site” ), mas os sítios são difíceis de se fazer , precisa-se de alguém especializado para construí-lo, enquanto o blog é de uma simplicidade incrível.

A massificação do blog é um fenômeno que aponta na direção da democratização da informação. Qualquer pessoa pode montar um blog e nele dar opiniões sobre qualquer assunto. Alguns analistas não vem com bons olhos esta massificação. Apontam para o perigo da ditadura dos “não especialistas”. Como qualquer um pode montar seu blog avoluma-se na internet uma grande quantidade de opiniões errôneas, absurdas e até mentirosas sobre os diversos assuntos. Isso é verdade, mas sempre foi esse o risco da democracia. Nem sempre todas as opiniões ditas na Ágora grega eram sábias. O medo da democratização da internet é um velho medo que as elites tem da democracia. Afinal qual a vantagem de uma ditadura de “especialistas”?

A multiplicidade de blogs nada mais é que um espelho da multiplicidade de opiniões na sociedade. Blogs racistas, homofóbicos, de fanáticos religiosos, de aberrações direitistas de todos os formatos disputam espaço com blogs progressistas, defensores da razão e divulgadores da cultura. Cabe a quem acessar a internet filtrar as informações e rejeitar o que não presta.

Em Paulo Afonso os blogs vieram para ficar. Como em qualquer lugar do mundo o caráter democrático da internet estimulou o surgimento de vários blogs como locais para expressar opiniões, mostrar trabalhos literários ou expor fotos. São muitos, citarei apenas alguns. Como era de se esperar apareceram os blogs de expressão política. Um fenômeno comum ao redor do planeta. O blog do Dimas Roque (dimasroque.com.br) é um exemplo deste tipo, tendo se destacado na oposição ao atual governo municipal. O blog do Bob Charles (jornalforquilha.blogspot.com) é uma extensão do seu trabalho com o jornal forquilha, de sua propriedade. Bob é um velho militante do jornalismo em nossa cidade e o forquilha conquistou um espaço que poucos jornais conseguiram em Paulo Afonso. Um dos melhores blogs de autoria de um pauloafonsino, e dos mais visitados também, é o de Tales Vilar (facaoamolado.blogspot.com) que se especializou em mostrar curiosidades artísticas “garimpadas” na internet: desenhos, fotos, pinturas, músicas, etc. De todos é um dos mais organizados, sempre atualizado (toda semana) e com uma bela apresentação gráfica. O jovem Marcos Pinheiro renomeou e modificou seu antigo blog (agora chama-se circuitopa.blogspot.com). O trabalho de Marcos é voltado para a divulgação de eventos culturais em nossa cidade e incentivar a valorização de artistas locais. É um excelente espaço para quem quer conhecer a programação cultural local. O estudante Jorge Leberg possui dois blogs, mas um deles (jorge-leberg.livejournal.com) com o sugestivo nome de “escrivaninha do psicótico” merece destaque. Jorge tem se especializado em crítica literária e cinematográfica. É uma promessa para o futuro. Até Nildo “aranha” criou o seu blog (nildoaranha.blogspot.com) com o título de “andarilho da cidade”. A idéia é mostrar fotografias com as mazelas urbanas de nossa cidade para cobrar das autoridades as soluções cabíveis. A idéia é boa mas falta atualizar. Possuo dois blogs mas já abandonei o primeiro (aristoteleslima.uniblog.com.br) e uso apenas o novo (aristoteleslima.blogspot.com). Ambos com o mesmo título de “alma rubra” (como se sabe o “Rubber Soul” é um dos melhores discos dos beatles). O meu blog não está entre os melhores pois não o atualizo sempre. Como gosto de escrever é nele que publico meus textos. Gosto de exercer o direito democrático da opinião livre. O blog apareceu como um bom espaço para isso.

Recentemente um novo formato apareceu na internet: o Twitter. Também editor de texto mas com limitação de caracteres. Uma frase apenas. Como sempre a juventude passou a frente e hoje é difícil encontrar um adolescente que não possua um Twitter.

A revolução provocada pela internet ainda não acabou e novos formatos poderão surgir. O blog é, literalmente, uma página importante nessa história.


Aristóteles Lima Santana, 21/12/2009.

Nenhum comentário: