sexta-feira, 6 de março de 2009

Atuação do delegado de Jeremoabo é elogiada pelo Ministério Público

A realidade do município de Jeremoabo distante 400 km de Salvador não é diferente das diversas delegacias no interior do estado. A delegacia do município dispõe de uma viatura, dois agentes e uma escrivã diariamente para cobrir um área de aproximadamente 5 mil KM e atender a uma população estimada em 40 mil habitantes.
Apesar das dificuldades, de acordo com o delegado Cícero Gomes, (foto) “nunca se prendeu tanto naquele município”. Para se ter uma idéia a carceragem da Delegacia se encontra superlotada. Ao fazer um balanço do ano de 2008, o alagoano Cícero Gomes há sete anos atuando como delegado em território baiano, inclusive em Paulo Afonso, foi enfático e afirmou que todos os homicídios ocorridos no município Jeremoabo tiveram seus inquéritos instaurados, concluídos e encaminhados à Justiça cujos autores foram todos identificados, tendo inclusive elucidado homicídios praticados em gestões passadas, e prendido seus respectivos autores, a exemplo do crime de “Michel e Dói da Carroça”.
Já em 2009, entre janeiro e fevereiro, ocorreram quatro homicídios, destes, três foram elucidados com um dos autores preso e o quarto em processo de investigação. No mesmo período foram colocados 16 meliantes atrás das grades: quatro por furtos, um deles procurado pela Justiça de Aracaju por crime de atentado violento ao pudor, um homicida, um traficante, três estupradores; dois pela Lei Maria da Penha; 01 foragido da cadeira de Canudos e procurado pela Justiça de Juazeiro por trafico de drogas, 01 porte ilegal de arma de fogo, dentre outros
A atuação do delegado Cícero Gomes por diversas vezes foi alvo de elogios por parte dos representantes do Ministério Público, de quem vem recebendo total a apoio em suas ações de combate à criminalidade, bem como da Polícia Militar e da Coordenadoria da Polícia Civil de Paulo Afonso.
A autoridade policial em conversa com a reportagem do Forquilha disse que aguarda para os próximos dias a efetivação de um convênio de cooperação mútua entre a Prefeitura de Jeremoabo e a policial civil. “Essa parceria vai suprir algumas deficiências vividas atualmente pela delegacia de Jeremoabo” ressaltou.
Mas a principal dificuldade é o material humano, pois estamos carentes e bem distantes da realidade do que uma delegacia possa verdadeiramente funcionar, desabafou o delegado. Mesmo assim Gomes defende o pulso firme e o emprego de restrições severas aos infratores que cometem crimes. Apesar da crise Cícero Gomes reafirmou continuar com o compromisso na defesa dos cidadãos.
Texto e foto: Bob Charles

Um comentário:

Unknown disse...

Esse Alagoano de fibra e coragem que tenho a honra de conhece-lo, que hoje engrandece o nobre Estado Baiano, com um pequeno interesse de honrar seu nome, contra qualquer um que se opunha a cometer algum ato ilicito e inconstitucional, independente de classe ou de cor, que não se deixa levar pelas emoções, e nem pela corrupção que hoje faz parte do nosso contesto mundial; Esse sim povo baiano, pode leva-lo para sua cidade, e ter a certeza que a lei, a ordem, e a justiça, seram emanadas por essa autoridade competente...