quarta-feira, 25 de março de 2009

Plano de desenvolvimento do Território Itaparica envolve os estados de Pernambuco e Bahia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia realizada na segunda-feira, (23), no teatro Castro Alves, em Salvador (BA), ampliou o Programa Territórios da Cidadania, que em 2009 estende suas ações de 60 para 120 territórios rurais do País, com investimentos de R$ 23,5 bilhões. Entre eles está o Território Itaparica com recursos assegurados da ordem de R$ 136 milhões, englobando ações integradas com 22 ministérios para o combate à pobreza rural.
O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Território Itaparica e o Programa Territórios da Cidadania serão lançados nesta sexta-feira (27), das 9h às 17h, na Escola Estadual Rural Manoel Gomes de Sá, localizada à Avenida Eletrobrás Norte, S/N, Bairro Itaparica, no município de Jatobá, Pernambuco.

No sábado (28), serão realizadas oficinas para análise da matriz de ações 2009, metodologia de execução do Programa Territórios da Cidadania, onde serão analisadas as propostas do governo federal e dos governos estaduais para implementações das ações na região do Território Itaparica. A programação será no Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), também conhecido como Escolinha da Chesf, localizado à Rua da Aurora, S/N, Bairro General Dutra, no município de Paulo Afonso, Bahia, das 8h às 14h.

Na Bahia e Pernambuco, 13 municípios formam o Território Itaparica. Fazem parte os municípios baianos: Abaré, Chorrochó, Macururé, Rodelas, Glória e Paulo Afonso; e os pernambucanos: Belém de São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Floresta, Petrolândia, Tacaratu e Jatobá.

O Territórios da Cidadania é um programa de desenvolvimento regional sustentável e garantia de direitos sociais voltado às regiões do país que mais precisam, com objetivo de levar o desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania. Ele foi criado para que haja mais integração das políticas públicas com foco na redução das desigualdades sociais e regionais.

O Plano de Desenvolvimento, construído com a participação da sociedade civil, foi feito com base no atendimento às necessidades básicas da população para acelerar processos locais e territoriais que ampliem as oportunidades de geração de renda das famílias que vivem no meio rural, onde ainda residem as maiores desigualdades sociais e regionais.

Parcerias – A plenária do Fórum de Desenvolvimento do Território Itaparica é constituída por membros da sociedade civil; organizações sociais representadas pelo Pólo Sindical do Submédio São Francisco, Agendha, Comissão Estadual Quilombolas de Pernambuco, Apoinme, Dioceses de Pernambuco e Bahia, IRPAA e Coopercapri; do poder público federal, representado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), Codevasf, Chesf, Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil; do poder público estadual, através da EBDA e IPA; além dos representantes dos 13 municípios envolvidos.

Ianne Lima
Jornalista
Sistema Itaparica - Convênio Chesf/Codevasf
Tel.: (74) 3614 6266
Cel.: (87) 8814 6432
E-mail: iannelima@yahoo.com.br; imprensa.itaparica@codevasf.gov.br

Nenhum comentário: