
Foto crédito: ozildoalves.com.br
No mesmo levantamento foi perguntado qual seria o vereador menos atuante. Nesta pergunta, quem se posiciona em primeira colocação é o vereador Juvenal, com 9,6%, seguido dos vereadores Antônio Alexandre, com 8,9% ( que, não obstante, também é um dos três vereadores considerados mais atuantes ) , e Paulo Sergio, com 7,0%. A avaliação dos demais vereadores, como menos atuantes, é a seguinte: Regivaldo Coriolano, 4,8%, Gilson Fernandes, 4,5%, Celso Brito, 4,2%, Marcondes, 4,2%, Haroldo do Hospital, 3,8%, Ozildo Alves, 2,9%, Marquinhos do Hospital, 2,2 e Daniel Luiz, 1,9%. O índice de indecisos ou que não quiseram responder é de 27,2%. Os que afirmaram nenhum deles apresentam índice de 18,8%. No caso específico do vereador Antônio Alexandre, que ao mesmo tempo é considerado um dos mais atuantes e é também o segundo colocado como menos atuante, contraditoriamente é a expressão da sua atuação como membro do legislativo, pois é polêmico e consegue sublimar opiniões divergentes. Existe quem o admira e quem o repudia.
Provocados a darem uma nota de avaliação, considerando uma escala de zero a dez, onde zero é péssimo e dez é ótimo, na opinião dos entrevistados a Câmara de Vereadores obtém uma média de 5,58% . Uma avaliação regular, mediana, que reforça o resultado da pergunta anterior e significa a necessidade de melhor conduzir os trabalhos legislativos, aproximar-se mais da população e buscar melhorar os atributos de imagem.
Da pesquisa
Esta pesquisa, realizada entre os dias 26 e 30 de outubro pelo instituto Analítica Pesquisas de Opinião Pública e de Mercado Ltda (Datasurvey Pesquisas), é exclusiva para o IndicadorCidade, novo site de utilidade pública voltado para Paulo Afonso e que está em fase de construção no momento.
Coordenada pelo sociólogo José Renato Melo, profissional com larga experiência nesse tipo de atividade, a pesquisa é um levantamento quantitativo, tipo survey, com amostra distribuída por quotas de sexo, faixa etária e localidade, com abordagem domiciliar face a face. A amostra é de 312 entrevistas, representativa para o eleitorado de Paulo Afonso. As margens de erro máximas possíveis para os percentuais desta pesquisa foram calculadas em um intervalo de confiança de 95,5%, situando-se os resultados nos seguintes limites:
Na pergunta espontânea, quem aparece em terceira colocação é o Mario Negromonte Junior, filho do Deputado Federal Mario Negromonte, o qual aparece com 2,6%. Nesta mesma pergunta 6,4% dos entrevistados afirmam que vão votar em branco ou nulo e 61,3% se mostram indecisos, não souberam ou não quiseram responder.
Já na pergunta estimulada, o índice de indecisos é de 8,3%, no entanto, o atual vereador pelo PSDB, Daniel Luiz, que não pontua na pergunta espontânea, aparece em terceira colocação, com 7,7%, à frente de Mario Negromonte Junior, que pontua em 6,1%, e também do atual deputado estadual pelo PT, Paulo Rangel, com 5,4%, que também não aparece na pergunta espontânea. Na mesma pergunta 9,6% dos entrevistados afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados na lista. Essa lista foi composta de sete nomes, os ventilados na cidade como possíveis candidatos: Luiz Barbosa de Deus, Paulo Rangel, Raimundo Caires, Mario Negromonte Junior, Daniel Luiz e mais o vereador Celso Brito e o empresário Nicolsinho, que aparecem, esses dois últimos nomes, respectivamente, com 1,9% e 1,0% das intenções de voto na pergunta estimulada.
Dos pretensos candidatos que compõem a lista, em uma análise de rejeição a candidatos, os menos rejeitados são, em primeira colocação, Daniel Luiz, com 22,7%os e Luiz de Deus, com 29,1%. Já os que apresentam maior índice de rejeição são, Nicolsinho (com 69,6%), Raimundo Caires (com 57,2%), Celso Brito (com 49,7%), Paulo Rangel (44,7%) e Mario Junior (com 38,7%).
Quando se busca verificar potencialidades de ampliação de voto dos candidatos junto ao eleitorado, Daniel Luiz, é o que indica maior possibilidade de crescimento, com 34,4% dos entrevistados afirmando que “poderiam votar nele”. Evento que se repete com Mario Junior, que tem potencialidade de crescimento de 30,7% e Luiz de Deus, com 27,7%. Para Raimundo Caíres, a possibilidade de ampliar a sua base eleitoral (pessoas que dizem que poderiam votar nele) é de 20,4%, Paulo Rangel, 24,0%, Celso Brito, 15,7% e Nicolsinho, 10,2%. Por outro lado os que apresentam maiores índices de desconhecimento junto ao eleitorado de Paulo Afonso são: Celso Brito, 30,4%; Daniel Luiz, 28,8%; Paulo Rangel, 21,4% e Mario Junior, 20,1%; Luiz de Deus não é conhecido por 3,5% dos entrevistados, Raimundo Caires, 3,2% e Nicolsinho por 15%.
A seguir um quadro de avaliação dos candidatos:
Luiz de Deus ü Excelente performance eleitoral, tanto na pergunta espontânea (21,1%) como na pergunta estimulada (44,1%). ü Índice de rejeição mediano, que não compromete sua performance (29,1%). ü A confirmação de voto à sua candidatura (35,8%) é expressiva e compatível com a intenção de voto estimulada (44,1%). ü Índice expressivo de possibilidade de ampliação do eleitorado. Além dos que confirmam o voto, 27,7% afirmam que poderiam votar nele. ü É muito conhecido, somente 3,5% dos eleitores o desconhecem. |
Raimundo Caires ü Performance eleitoral baixa, tanto na pergunta espontânea (5,8%) como na estimulada (16%), considerando o fato de ter sido prefeito recentemente e ter concorrido à sua reeleição. ü Índice de rejeição alto, o que compromete sua performance (57,2%). ü A confirmação de voto à sua candidatura (14,4%) é compatível com a intenção de voto estimulada. ü Índice razoável de possibilidade de ampliação do eleitorado. Além dos que confirmam o voto, 20,4% afirmam que poderiam votar nele. ü É muito conhecido, somente 3,2% dos eleitores o desconhecem. |
Paulo Rangel ü Performance eleitoral baixa. Não pontua na pergunta espontânea, e aparece somente com 5,4% na pergunta estimulada, principalmente, considerando o fato de já possuir mandato de deputado. ü Alto indice de rejeição (44,7%), o que compromete sua performance. ü A confirmação de voto à sua candidatura (5,4%) é compatível com a intenção de voto estimulada. O seu pouco eleitorado é fiel. ü Índice razoável de possibilidade de ampliação do eleitorado. Além dos que confirmam o voto, 24% afirmam que poderiam votar nele. ü Ainda é desconhecido, 21,4% dos eleitores o desconhecem. |
Daniel Luiz ü Performance eleitoral baixa, considerando o universo eleitoral, mas significativa considerando o fato de ainda não ter se lançado fortemente como candidato ao cargo. Não é citado na pergunta espontânea, mas é bem lembrado quando na pergunta estimulada (7,7%). ü Índice de rejeição compatível à sua imagem (22,7%).No momento não compromete a sua performance. ü A confirmação de voto à sua candidatura (9,9%) é muito boa, vai além da intenção de voto estimulada. O seu pouco eleitorado é fiel. ü Índice significativo de possibilidade de ampliação do eleitorado. Além dos que confirmam o voto, 34,2% afirmam que poderiam votar nele. ü Ainda é desconhecido, 28,8% dos eleitores o desconhecem. |
Mario Junior ü Performance eleitoral baixa, considerando o universo eleitoral e o fato de ter sua imagem ancorada na imagem do pai, mas significativa considerando o fato de ter se lançado na política e no embate recentemente.É citado na pergunta espontânea por 2,6% dos eleitores e por 6,1% na pergunta estimulada. ü Índice de rejeição alto, 38,8%, o que compromete a sua performance. ü A confirmação de voto à sua candidatura (6,4%) é compatível com a intenção de voto estimulada. O seu pouco eleitorado é fiel. ü Índice significativo de possibilidade de ampliação do eleitorado. Além dos que confirmam o voto, 30,7% afirmam que poderiam votar nele. ü Ainda é desconhecido, 20,1% dos eleitores o desconhecem. |
INTENÇÃO DE VOTO PARA DEPUTADO FEDERAL
Intenção de voto para Deputado Federal
Na mesma pesquisa, foram avaliadas intenções de voto para governador, senador e deputado federal. Para Deputado Federal, as maiores expressões são os atuais Deputados José Carlos Aleluia, DEM, Mario Negromonte, PP, e o empresário sem mandato Vavá Ferraz, PMDB, os quais tem uma ligação histórica no município. O deputado José Carlos Aleluia, pontua na pesquisa com 8,9% de intenção de voto na pergunta espontânea e com 19,5% na pergunta estimulada. Já o Deputado Mario Negromonte, aparece com 6,7% na espontânea e com 19,8% na pergunta estimulada. Por sua vez, Vavá Ferraz que aparece somente com 2,6% na espontânea, quando tem estimulado o seu nome desponta com o maior índice, 20,8%.
Na avaliação da intenção de voto espontânea, ainda aprecem e são citados como candidatos a deputado federal, Luiz de Deus, com 2,6% de indicação e Paulo Rangel, com 1,0%. O índice de indecisos nesta pergunta é de 66,5% e os que afirmam que votarão nulos ou em branco, 7,7%.
Na avaliação da pergunta estimulada, constata-se a polarização dos dois deputados federais que atuam bastante tempo no município, e que lideram grupos políticos adversários, José Carlos Aleluia e Mario Negromonte, que abocanham, juntos, 39,3% das intenções de voto dos eleitores de Paulo Afonso. Na outra ponta, Vavá Ferraz, sem mandato e que canaliza os votos dos que não apóiam os dois grupos hegemônicos na política local e abocanha mais 20,8% das intenções de voto. Dos chamados candidatos forasteiros, que são representados e trabalhados por lideranças políticas municipais, representando partidos ou facções de partidos, como o PSB e PT, com suas várias tendências e representações, Lídice da Mata, PSB, aparece e pontua com 3,8% das intenções de voto, sendo seguido por Nelson Pellegrino e Walter Pinheiro, ambos com 1,9%, Emiliano José, com 1,0%, esses do PT e Lucio Vieira Lima, que fará dobradinha com o ex-prefeito Raimundo Caires, PMDB, que aparece com 1,0%. Os indecisos nesta pergunta é de 12,5%, e dos que afirmam não votar em nenhum desses nomes o índice é de 17,6%.
Intenção de voto para Senador
Quando investigados sobre intenção de voto para o Senado, em pergunta espontânea, constata-se que a indecisão é muito alta, 78% dos entrevistados não sabem ou não dizem em que vão votar, e 8% afirmam que vão votar nulo ou branco. Mas 4,8% declaram a intenção de votar em Lídice da Mata e 3,8% de votar
Em uma lista composta com os nomes de pretensos candidatos ao senado, Lídice da Mata, César Borges, Otto Alencar e João Henrique, e em uma pergunta estimulada, a melhor performance é de César Borges, que pontua em 27,2%, seguido por Lídice da Mata, com 20,8%. Otto Alencar aparece com 2,2% e João Henrique, atual prefeito de Salvador, e ventilado como um possível candidato do PMDB, apresenta índice de 13,1%. Os que afirmam não votar em nenhum desses candidatos somam 21,7% e os indecisos 15%.
Intenção de voto para Governador
Para governador do estado e em pergunta espontânea, Jaques Wagner, atual mandatário da Bahia, e do PT, obtém 20,8% das intenções de voto , Paulo Souto, ex-governador do estado e do DEM, pontua com 7,7%, Geddel Vieira Lima, PMDB, Ministro da Integração do Presidente Lula e hoje adversário do Governador Jaques Wagner, pontua com 1,6%. Outros candidatos citados, com intenção de voto menor que 1%, representam 1,9% do eleitorado e os indecisos 62%. Para aqueles que afirmam votar branco ou nulo, o índice é de 6,4%.
Quando estimulados, 36,4% dos entrevistados declaram intenção de voto para Paulo Souto e 34,2% para Jaques Wagner. Geddel Vieira aparece com 5,8% e 13,4% afirmam que não votariam em nenhum desses candidatos. Os indecisos aparecem com 10,2%.
Da pesquisa
Esta pesquisa, realizada entre os dias 26 e 30 de outubro pelo instituto Analítica Pesquisas de Opinião Pública e de Mercado Ltda (Datasurvey Pesquisas), é exclusiva para o IndicadorCidade, novo site de utilidade pública voltado para Paulo Afonso e que está em fase de construção no momento.
Coordenada pelo sociólogo José Renato Melo, profissional com larga experiência nesse tipo de atividade, a pesquisa é um levantamento quantitativo, tipo survey, com amostra distribuída por quotas de sexo, faixa etária e localidade, com abordagem domiciliar face a face. A amostra é de 312 entrevistas, representativa para o eleitorado de Paulo Afonso. As margens de erro máximas possíveis para os percentuais desta pesquisa foram calculadas em um intervalo de confiança de 95,5%, situando-se os resultados nos seguintes limites:
Percentuais próximos a:
10% | 20% | 30% | 40% | 50% | 60% | 70% | 80% | 90% |
3,0 | 4,0 | 4,6 | 4,9 | 5,0 | 4,9 | 4,6 | 4,0 | 3,0 |
Para solicitação do relatório completo desta pesquisa, entrar em contato via telefone (71) 99837920 ou (71) 87360562 ou ainda via e-mail: joserenato@datasurvey.com.br.