domingo, 8 de novembro de 2009

Olhando fotos de um passado bem distante

Passei um bom tempo sem escrever para o blog em questão, pois estava trabalhando em outra cidade e não tive tempo de atualizar o meu banco de dados pauloafonsino. Parece que tudo contínua na mesma, exceto pelo começo das obras do pátio da feira livre da nossa cidade, e algumas outras benfeitorias que passam a fazer parte do nosso cotidiano, já estava na hora.
Parece até cantiga de procissão, ladainha, mas tenho que tocar nesse tema. Alguns colegas de outros blogs também já escreveram. Ao chegar a minha residência me deparei com a minha senhora colocando no lixo uma série de fotografias, que acredito, são raridades. Essas imagens são dos antigos e belíssimos lagos da antiga CHESF (já que agora dizem que são de responsabilidade da Prefeitura, será?). Meus amigos, em especial os mais jovens que acham hoje tudo muito bonito e maravilhoso. Vocês não fazem ideia de como o antigo Balneário, o lago do Boi e a Cobra, os lagos nas imediações do atual grupo do corpo de bombeiros eram maravilhosos. Era para passear o final de semana apreciando as belas imagens que as águas dessas regiões proporcionavam, além da prática da pesca.
Não tenho objetivos de apontar a culpa da degradação da esfera ambiental da cidade. Sobre esse tema não tenho conhecimento cientifico, mas gostaria de saber o que leva a se investir tanto capital federal na transposição do moribundo rio São Francisco? O que é preciso para se retirar uma parcela ínfima da água que por ali antes passava? Fazer com que essas áreas voltem a fazer parte do atrativo da nossa cidade? Será que por menor que seja o conhecimento de termologia dos nossos governantes eles não percebem que água e arborização poderiam, em parte, reduzir essa verdadeira estufa que se tornou Paulo Afonso. Antes que eu esqueça, não culpem o aquecimento global, esse problema não é do mundo é nosso.

Dioclésio Santos

Nenhum comentário: