quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Morte de uma criança de 1 ano deixa pais inconsoláveis

A morte de Mayra Ribeiro Vitória de 1 ano e um mês ocorrida ontem no HNAS, deixou os pais da criança inconsoláveis. A mobilização aconteceu após a família da criança levá-la ate o pronto Socorro do Hospital de Paulo Afonso, no BTN, na ultima segunda-feira, dia 16. Mayra foi atendia pelo Dr. Túlio que mandou aplicar soro na paciente. No dia seguinte, a criança apresentou sinais de melhora, porém, vomitava. Na quarta-feira, dia 18, a criança foi levada novamente por familiares para o Hospital do BTN. Por coincidência o medico plantonista era o Dr. Túlio que se absteve de atender a paciente sob a alegação que era Clínico Geral e não Pediatra. Apesar da recusa, Dr. Túlio orientou que a paciente fosse encaminhada para o HNAS. Os familiares ainda tentaram atendimento médico nos postos de saúde do BTN I e II, mas não tinha médico.
Segundo a mãe da criança, Iris de 27 anos, Mayra foi conduzida para o HNAS e durante o trajeto sofreu uma parada cardíaca tendo recebido os primeiros socorros pelos profissionais do SAMU. A criança ainda chegou ao HNAS com vida, mas não resistiu.
A médica Dra. Zuleide, plantonista do HNAS, definiu a morte de Mayra como “causa indeterminada”. Os familiares da criança acham que se o medico plantonista fosse um pediatra, muito provavelmente a morte da criança poderia ter sido evitada. Mayra foi sepultada na manhã desta quinta-feira, no cemitério do BTN.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não vai da em nada,filho de pobre com certeza!´Só temos a lamentar...

ESQUIZOFRENICO disse...

Acompanhei o programa de Ozildo Alves na BETEL 104.9 pela tarde de hoje (19.11). Olha e ainda este GESTOR tem a coragem de dizer que em Paulo Afonso esta tudo em ORDEM, sera? Saude, Educacao, Emprego e Moradia, quem pensou que este GESTOR seria a salvacao se enganou redondamente. Vejam o quanto ele gosta de nos, dispensou a iluminacao da Ponte Metalica ate a Policia Rodoviaria Federal, vai fazer com recursos propros da Prefeitura ao em vez de com este dinheiro melhorar a saude principalmente.

TARCISIO PEREIRA disse...

Até que ponto as autoridades constituidas tem o dever de proteger nossos direitos? Para que serve, Policia Militar e Civil, Promotoria Publica, Juizes e demais orgãos para defender nossos direitos. Crei eu que que erra tem que pagar e quando se tratar de vidas ai a coisa tem que ser diferente. Até quando teremos que viver sobresaltdos com esta saúde caotica de nossa cidade?

PERSIVAL DE SOUZA disse...

Pobre ou Ricos os direitos seram iguais. Não me importa o credo ou religião, raça ou côr, todos devem ser iguais perante a Lei e quando fôr para os 7(sete) palmos abaixo da superficie da terra vai ser digeridos pelos vermes do mesmo jeito.

celso brito disse...

Caro Bob,
Ouço com bastante tristeza estas noticias, que vem à confirmar o que tenho denunciado constantemente na cãmara municipal:O governo atual conseguiu desmontar o sistema de saúde municipal, o artigo confirma a falta de PEDIATRA NO PLANTÃO HMPA, mostra que os médicos não estão nos PSF e isto sobrecarrega o Hospital que deixa de atender urgencias e emergencias para atender casos que deveriam estar sendo atendidos na unidades de saúde básica(Postos e Psf). Vale salientar que 80% dos casos de saúde são resolvidos quando a população é bem atendida na rede básica!Como hoje este atendimento está sendo realizado de forma desorganizada, com uma gestão descontrolada e sem a autonomia administrativa. O caos se instala e muitos outros casos, trazendo a luz as falhas gritantes de gestão, infelizmente irão ocorrer.
Lamento por está familia. Lamento pelos humildes que tem sido maltratados nas unidades de saúde. Lamento principalmente por aqueles que assumem o poder e não procuram fazer o bem ao povo...VER CELSO BRITO