segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Luís de Deus lidera pesquisa para deputado estadual

Em pesquisa de opinião pública realizada em Paulo Afonso, entre os dias 26 e 30 de outubro pelo instituto Analítica Pesquisas Ltda. (datasurvey.com.br), de Salvador, dois candidatos a deputado estadual despontam na frente no levantamento de intenção de voto. O primeiro colocado na opinião dos pauloafonsinos é o pré - candidato e atual deputado pelo DEM, Luiz Barbosa de Deus, que desponta com 21,1% das intenções de voto na pergunta espontânea, quando não se indica nomes, e 44,1% em pergunta estimulada, quando se apresenta disco ou cartão com os nomes dos pretensos candidatos. O segundo colocado é o ex-prefeito Raimundo Caires, ex-PSB e atual PMDB, que, muito distanciado em relação ao primeiro colocado, mas razoavelmente posicionado, aparece com 5,8% na pergunta espontânea e com 14% na pergunta estimulada. As diferenças percentuais de Raimundo Caires, em relação ao primeiro colocado, são de 15,3% na pergunta espontânea e 30,1% pergunta estimulada.

Na pergunta espontânea, quem aparece em terceira colocação é o Mario Negromonte Junior, filho do Deputado Federal Mario Negromonte, o qual aparece com 2,6%. Nesta mesma pergunta 6,4% dos entrevistados afirmam que vão votar em branco ou nulo e 61,3% se mostram indecisos, não souberam ou não quiseram responder.

Já na pergunta estimulada, o índice de indecisos é de 8,3%, no entanto, o atual vereador pelo PSDB, Daniel Luiz, que não pontua na pergunta espontânea, aparece em terceira colocação, com 7,7%, à frente de Mario Negromonte Junior, que pontua em 6,1%, e também do atual deputado estadual pelo PT, Paulo Rangel, com 5,4%, que também não aparece na pergunta espontânea. Na mesma pergunta 9,6% dos entrevistados afirmam que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados na lista. Essa lista foi composta de sete nomes, os ventilados na cidade como possíveis candidatos: Luiz Barbosa de Deus, Paulo Rangel, Raimundo Caires, Mario Negromonte Junior, Daniel Luiz e mais o vereador Celso Brito e o empresário Nicolsinho, que aparecem, esses dois últimos nomes, respectivamente, com 1,9% e 1,0% das intenções de voto na pergunta estimulada.

Dos pretensos candidatos que compõem a lista, em uma análise de rejeição a candidatos, os menos rejeitados são, em primeira colocação, Daniel Luiz, com 22,7%os e Luiz de Deus, com 29,1%. Já os que apresentam maior índice de rejeição são, Nicolsinho (com 69,6%), Raimundo Caires (com 57,2%), Celso Brito (com 49,7%), Paulo Rangel (44,7%) e Mario Junior (com 38,7%).

Quando se busca verificar potencialidades de ampliação de voto dos candidatos junto ao eleitorado, Daniel Luiz, é o que indica maior possibilidade de crescimento, com 34,4% dos entrevistados afirmando que “poderiam votar nele”. Evento que se repete com Mario Junior, que tem potencialidade de crescimento de 30,7% e Luiz de Deus, com 27,7%. Para Raimundo Caíres, a possibilidade de ampliar a sua base eleitoral (pessoas que dizem que poderiam votar nele) é de 20,4%, Paulo Rangel, 24,0%, Celso Brito, 15,7% e Nicolsinho, 10,2%. Por outro lado os que apresentam maiores índices de desconhecimento junto ao eleitorado de Paulo Afonso são: Celso Brito, 30,4%; Daniel Luiz, 28,8%; Paulo Rangel, 21,4% e Mario Junior, 20,1%; Luiz de Deus não é conhecido por 3,5% dos entrevistados, Raimundo Caires, 3,2% e Nicolsinho por 15%.

A seguir um quadro de avaliação dos candidatos:

Luiz de Deus

ü Excelente performance eleitoral, tanto na pergunta espontânea (21,1%) como na pergunta estimulada (44,1%).

ü Índice de rejeição mediano, que não compromete sua performance (29,1%).

ü A confirmação de voto à sua candidatura (35,8%) é expressiva e compatível com a intenção de voto estimulada (44,1%).

ü Índice expressivo de possibilidade de ampliação do eleitorado. Além dos que confirmam o voto, 27,7% afirmam que poderiam votar nele.

ü É muito conhecido, somente 3,5% dos eleitores o desconhecem.

Raimundo Caires

ü Performance eleitoral baixa, tanto na pergunta espontânea (5,8%) como na estimulada (16%), considerando o fato de ter sido prefeito recentemente e ter concorrido à sua reeleição.

ü Índice de rejeição alto, o que compromete sua performance (57,2%).

ü A confirmação de voto à sua candidatura (14,4%) é compatível com a intenção de voto estimulada.

ü Índice razoável de possibilidade de ampliação do eleitorado. Além dos que confirmam o voto, 20,4% afirmam que poderiam votar nele.

ü É muito conhecido, somente 3,2% dos eleitores o desconhecem.

Paulo Rangel

ü Performance eleitoral baixa. Não pontua na pergunta espontânea, e aparece somente com 5,4% na pergunta estimulada, principalmente, considerando o fato de já possuir mandato de deputado.

ü Alto indice de rejeição (44,7%), o que compromete sua performance.

ü A confirmação de voto à sua candidatura (5,4%) é compatível com a intenção de voto estimulada. O seu pouco eleitorado é fiel.

ü Índice razoável de possibilidade de ampliação do eleitorado. Além dos que confirmam o voto, 24% afirmam que poderiam votar nele.

ü Ainda é desconhecido, 21,4% dos eleitores o desconhecem.

Daniel Luiz

ü Performance eleitoral baixa, considerando o universo eleitoral, mas significativa considerando o fato de ainda não ter se lançado fortemente como candidato ao cargo. Não é citado na pergunta espontânea, mas é bem lembrado quando na pergunta estimulada (7,7%).

ü Índice de rejeição compatível à sua imagem (22,7%).No momento não compromete a sua performance.

ü A confirmação de voto à sua candidatura (9,9%) é muito boa, vai além da intenção de voto estimulada. O seu pouco eleitorado é fiel.

ü Índice significativo de possibilidade de ampliação do eleitorado. Além dos que confirmam o voto, 34,2% afirmam que poderiam votar nele.

ü Ainda é desconhecido, 28,8% dos eleitores o desconhecem.

Mario Junior

ü Performance eleitoral baixa, considerando o universo eleitoral e o fato de ter sua imagem ancorada na imagem do pai, mas significativa considerando o fato de ter se lançado na política e no embate recentemente.É citado na pergunta espontânea por 2,6% dos eleitores e por 6,1% na pergunta estimulada.

ü Índice de rejeição alto, 38,8%, o que compromete a sua performance.

ü A confirmação de voto à sua candidatura (6,4%) é compatível com a intenção de voto estimulada. O seu pouco eleitorado é fiel.

ü Índice significativo de possibilidade de ampliação do eleitorado. Além dos que confirmam o voto, 30,7% afirmam que poderiam votar nele.

ü Ainda é desconhecido, 20,1% dos eleitores o desconhecem.

INTENÇÃO DE VOTO PARA DEPUTADO FEDERAL EM PAULO AFONSO: ALELUIA, MARIO E VAVÁ FERRAZ EMPATADOS

Intenção de voto para Deputado Federal

Na mesma pesquisa, foram avaliadas intenções de voto para governador, senador e deputado federal. Para Deputado Federal, as maiores expressões são os atuais Deputados José Carlos Aleluia, DEM, Mario Negromonte, PP, e o empresário sem mandato Vavá Ferraz, PMDB, os quais tem uma ligação histórica no município. O deputado José Carlos Aleluia, pontua na pesquisa com 8,9% de intenção de voto na pergunta espontânea e com 19,5% na pergunta estimulada. Já o Deputado Mario Negromonte, aparece com 6,7% na espontânea e com 19,8% na pergunta estimulada. Por sua vez, Vavá Ferraz que aparece somente com 2,6% na espontânea, quando tem estimulado o seu nome desponta com o maior índice, 20,8%.

Na avaliação da intenção de voto espontânea, ainda aprecem e são citados como candidatos a deputado federal, Luiz de Deus, com 2,6% de indicação e Paulo Rangel, com 1,0%. O índice de indecisos nesta pergunta é de 66,5% e os que afirmam que votarão nulos ou em branco, 7,7%.

Na avaliação da pergunta estimulada, constata-se a polarização dos dois deputados federais que atuam bastante tempo no município, e que lideram grupos políticos adversários, José Carlos Aleluia e Mario Negromonte, que abocanham, juntos, 39,3% das intenções de voto dos eleitores de Paulo Afonso. Na outra ponta, Vavá Ferraz, sem mandato e que canaliza os votos dos que não apóiam os dois grupos hegemônicos na política local e abocanha mais 20,8% das intenções de voto. Dos chamados candidatos forasteiros, que são representados e trabalhados por lideranças políticas municipais, representando partidos ou facções de partidos, como o PSB e PT, com suas várias tendências e representações, Lídice da Mata, PSB, aparece e pontua com 3,8% das intenções de voto, sendo seguido por Nelson Pellegrino e Walter Pinheiro, ambos com 1,9%, Emiliano José, com 1,0%, esses do PT e Lucio Vieira Lima, que fará dobradinha com o ex-prefeito Raimundo Caires, PMDB, que aparece com 1,0%. Os indecisos nesta pergunta é de 12,5%, e dos que afirmam não votar em nenhum desses nomes o índice é de 17,6%.

Intenção de voto para Senador

Quando investigados sobre intenção de voto para o Senado, em pergunta espontânea, constata-se que a indecisão é muito alta, 78% dos entrevistados não sabem ou não dizem em que vão votar, e 8% afirmam que vão votar nulo ou branco. Mas 4,8% declaram a intenção de votar em Lídice da Mata e 3,8% de votar em César Borges. Outros candidatos que aparecem com intenção de voto menor que 1%, somam 4,5%.

Em uma lista composta com os nomes de pretensos candidatos ao senado, Lídice da Mata, César Borges, Otto Alencar e João Henrique, e em uma pergunta estimulada, a melhor performance é de César Borges, que pontua em 27,2%, seguido por Lídice da Mata, com 20,8%. Otto Alencar aparece com 2,2% e João Henrique, atual prefeito de Salvador, e ventilado como um possível candidato do PMDB, apresenta índice de 13,1%. Os que afirmam não votar em nenhum desses candidatos somam 21,7% e os indecisos 15%.

Intenção de voto para Governador

Para governador do estado e em pergunta espontânea, Jaques Wagner, atual mandatário da Bahia, e do PT, obtém 20,8% das intenções de voto , Paulo Souto, ex-governador do estado e do DEM, pontua com 7,7%, Geddel Vieira Lima, PMDB, Ministro da Integração do Presidente Lula e hoje adversário do Governador Jaques Wagner, pontua com 1,6%. Outros candidatos citados, com intenção de voto menor que 1%, representam 1,9% do eleitorado e os indecisos 62%. Para aqueles que afirmam votar branco ou nulo, o índice é de 6,4%.

Quando estimulados, 36,4% dos entrevistados declaram intenção de voto para Paulo Souto e 34,2% para Jaques Wagner. Geddel Vieira aparece com 5,8% e 13,4% afirmam que não votariam em nenhum desses candidatos. Os indecisos aparecem com 10,2%.

Da pesquisa

Esta pesquisa, realizada entre os dias 26 e 30 de outubro pelo instituto Analítica Pesquisas de Opinião Pública e de Mercado Ltda (Datasurvey Pesquisas), é exclusiva para o IndicadorCidade, novo site de utilidade pública voltado para Paulo Afonso e que está em fase de construção no momento.

Coordenada pelo sociólogo José Renato Melo, profissional com larga experiência nesse tipo de atividade, a pesquisa é um levantamento quantitativo, tipo survey, com amostra distribuída por quotas de sexo, faixa etária e localidade, com abordagem domiciliar face a face. A amostra é de 312 entrevistas, representativa para o eleitorado de Paulo Afonso. As margens de erro máximas possíveis para os percentuais desta pesquisa foram calculadas em um intervalo de confiança de 95,5%, situando-se os resultados nos seguintes limites:

Percentuais próximos a:

10%

20%

30%

40%

50%

60%

70%

80%

90%

3,0

4,0

4,6

4,9

5,0

4,9

4,6

4,0

3,0

Para solicitação do relatório completo desta pesquisa, entrar em contato via telefone (71) 99837920 ou (71) 87360562 ou ainda via e-mail: joserenato@datasurvey.com.br.

2 comentários:

Geraldo Alves disse...

Pesquisa não ganha eleição

Se pesquisa ganhasse eleição, o Sr Wilson Pereira teria sido eleito Prefeito de Paulo Afonso em 2004. Em 2006 Sr Paulo Souto também teria sido eleito Governador da Bahia.

São dois exemplos dos milhares que ocorreram e ocorrem em se tratando de pesquisa eleitoral. Portanto o alerta que já fiz em outros momentos no que se refere a não reeleição do Deputado Luiz de Deus continua. Mas para aqueles que querem continuar se enganando vão enfrente, pois a esperança e a ultima que morre. Essa tática falida do carlismo em tentar impedir a ascensão de seus adversários com pesquisas antecipadas não cola mais. Tava demorando pra essa turma do DEM aprontar. De agora em diante saibam que eles tentaram fazer uma lavagem cerebral na cabeça dos/ as baianos para que os mesmos esqueçam-se da deplorável situação a qual nosso estado foi deixado.
Não tenho dúvidas de que a disputa para deputado estadual em Paulo Afonso terá Raimundo Caíres PMDB, puxando a fila com ampla vantagem para os demais. Acredito ainda que o Jovem Mario Negromonte Jr PP, seja sim o segundo mais votado em nossa cidade, seguido por Paulo Rangel do PT e Daniel Luiz do PSDB. Como retribuição por nada que fez para Paulo Afonso o Sr Luiz de Deus deve contentar-se com meia dúzia de votos. Segui a cantiga Fora, fora Luiz de Deus, Aleluia, Paulo Souto...
http://jornalgentejovem.blogspot.com/

Assessoria de Raimundo Caires Rocha. disse...

NOTA OFICIAL
Esse negócio de pesquisa em nosso estado virou caso de piada, o que está acontecendo na Bahia e agora especificamente em Paulo Afonso é uma mistura de quem paga ganha ou de contar uma meia mentira para que venha a passar por verdade.
No nosso estado tem pesquisa pra todo preço e para todo grupamento político, onde os Partidos que financiam as mesmas, seus candidatos sempre aparecem pontuando como o primeiro colocado.
Em nossa querida cidade não poderia ser diferente, um instituto que assessorou o DEM local nas eleições passada, realiza uma pesquisa sobre um manto da imparcialidade e ele mesmo faz analises em cima dos supostos resultados. Há uma tentativa de confundir a população em uma mistura de verdade e mentira, para que aquela frase histórica seja difundida, onde uma mentira dita várias vezes vire uma “verdade absoluta”.
Paulo Afonso tem atravessado um período de caos, onde a administração municipal tem abandonado os princípios básicos de um bom administrador, onde a moralidade, impessoalidade, respeito ao dinheiro público e respeito aos poderes instituídos é um dos pilares básicos para a real democracia e combate a corrupção.
Paulo Afonso vive hoje um mar de denuncias, desde a participação da empresa do vice-prefeito que ganhou licitações; desmando na área de eventos, com bandas sendo contratadas com preços bem acima da gestão anterior e a falta de licitação onde a observância da lei e clara; Na área da saúde nossa cidade vive seu pior momento, consultas são marcadas para janeiro e exames demoram uma eternidade, as filas voltaram e quando o paciente vai realizar o exame ou o caso está bem agravado ou já não sente mais nada, alem de negar remédios essenciais à população ao ponto de pessoas terem que entrar na justiça.
E como entender que um instituto que fez pesquisas para a administração atual seja o mesmo que agora disponibiliza uma pesquisa onde o candidato do grupo do prefeito esta a frente nas pesquisas? A Bahia parece que voltou ao passado.

Assessoria de Raimundo Caires Rocha.