Em pergunta estimulada, aquela que se mostra a lista com os nomes dos avaliados, e inquirido qual o vereador que o entrevistado considera mais atuante em defesa dos interesses da população de Paulo Afonso, obtém-se o seguinte quadro: Daniel Luiz aparece com 17,9%, Antônio Alexandre com 16,9% e Ozildo Alves com 14,1%. Em seguida, na quarta colocação, vem Marcondes Francisco, com 7,7% e na quinta posição, Paulo Sergio, com 4,5%. Os demais vereadores são também avaliados, mas com baixa pontuação em relação aos cinco primeiros posicionados. O vereador Haroldo do Hospital pontua com 3,8%, Celso Brito com 2,9%, Regivaldo Coriolano com 2,2%, Marquinhos do Hospital, 1,9%, Juvenal com 1,6 e Gilson Fernandes, que aparece quase que com um traço, 0,3%. Nesta pergunta o índice de indecisos é de 13,4%. Para aqueles que afirmaram que nenhum vereador tem atuação em interesse da população, o índice é de 13,2%.
No mesmo levantamento foi perguntado qual seria o vereador menos atuante. Nesta pergunta, quem se posiciona em primeira colocação é o vereador Juvenal, com 9,6%, seguido dos vereadores Antônio Alexandre, com 8,9% ( que, não obstante, também é um dos três vereadores considerados mais atuantes ) , e Paulo Sergio, com 7,0%. A avaliação dos demais vereadores, como menos atuantes, é a seguinte: Regivaldo Coriolano, 4,8%, Gilson Fernandes, 4,5%, Celso Brito, 4,2%, Marcondes, 4,2%, Haroldo do Hospital, 3,8%, Ozildo Alves, 2,9%, Marquinhos do Hospital, 2,2 e Daniel Luiz, 1,9%. O índice de indecisos ou que não quiseram responder é de 27,2%. Os que afirmaram nenhum deles apresentam índice de 18,8%. No caso específico do vereador Antônio Alexandre, que ao mesmo tempo é considerado um dos mais atuantes e é também o segundo colocado como menos atuante, contraditoriamente é a expressão da sua atuação como membro do legislativo, pois é polêmico e consegue sublimar opiniões divergentes. Existe quem o admira e quem o repudia.
Dos que afirmaram conhecer algum vereador mesmo que de ouvir falar, os mais citados foram: Antônio Alexandre (14,1%), Marcondes Francisco (10,5%), Ozildo Alves (7,7%), Daniel Luiz (4,2%), Paulo Sergio (3,8), Petrônio Nogueira (licenciado), 3,5% e Regivaldo Coriolano (3,2%), Celso Brito (2,9%), Juvenal (2,6%) e Haroldo do Hospital. Os demais citados ou obtiveram 1% ou menos de 1%, tendo sido citados mesmo pessoas que hoje não ocupam cadeira de legislador na Câmara de Vereadores, como Dorival, Ângelo Carvalho e outros.
Por outro lado, a importância de se fazer Avaliação de Desempenho Institucional é conhecer como a instituição é vista pela população, objetivo maior do Observatório Político. Assim, foi perguntado aos entrevistados qual a avaliação que faziam da atuação e qual a importância que davam à Câmara de Vereadores. Desse questionamento, verificou-se que a população de Paulo Afonso tem certo apreço pelo Poder Legislativo local, não obstante fazer uma avaliação regular da sua atuação e da sua importância, o que indica a necessidade de a Câmara e os vereadores trabalharem mais as suas imagens. Para os entrevistados, a Câmara de Vereadores obteve os seguintes índices de avaliação: 1. Tem atuação positiva no município e é muito importante para a sociedade local, índice de 18,5%; , 2. Tem atuação mais ou menos positiva e é importante para a sociedade local, índice de 49,5%; 3. Tem atuação negativa e não é importante para a sociedade local, índice de 8.9% e 4. Não tem nenhuma atuação no município e não é importante para a sociedade, índice de 5,1%. Aqueles que não souberam ou não quiseram responder apresentam índice de 17,9%.
Provocados a darem uma nota de avaliação, considerando uma escala de zero a dez, onde zero é péssimo e dez é ótimo, na opinião dos entrevistados a Câmara de Vereadores obtém uma média de 5,58% . Uma avaliação regular, mediana, que reforça o resultado da pergunta anterior e significa a necessidade de melhor conduzir os trabalhos legislativos, aproximar-se mais da população e buscar melhorar os atributos de imagem.
Da pesquisa
Esta pesquisa, realizada entre os dias 26 e 30 de outubro pelo instituto Analítica Pesquisas de Opinião Pública e de Mercado Ltda (Datasurvey Pesquisas), é exclusiva para o IndicadorCidade, novo site de utilidade pública voltado para Paulo Afonso e que está em fase de construção no momento.
Coordenada pelo sociólogo José Renato Melo, profissional com larga experiência nesse tipo de atividade, a pesquisa é um levantamento quantitativo, tipo survey, com amostra distribuída por quotas de sexo, faixa etária e localidade, com abordagem domiciliar face a face. A amostra é de 312 entrevistas, representativa para o eleitorado de Paulo Afonso. As margens de erro máximas possíveis para os percentuais desta pesquisa foram calculadas em um intervalo de confiança de 95,5%, situando-se os resultados nos seguintes limites:
10% 20% 30% 40% 50% 60% 70% 80% 90%
3,0 4,0 4,6 4,9 5,0 4,9 4,6 4,0 3,0
Nenhum comentário:
Postar um comentário