sábado, 29 de novembro de 2008

Justiça determina retirada de venderdores de CDs e DVDs piratas das ruas

Eles estão espalhados por todos os cantos de qualquer cidade brasileira. Mas em Paulo Afonso, os vendedores de CDs e DVDs, que ocupam locais públicos, estão com os dias contados. O Ministério Público acaba de notificar os vendedores estabelecendo o prazo até o final do ano para eles deixarem os locais. E, ao que parece, não haverá trégua.
Preocupada com a determinação da Justiça, uma vendedora diz que não sabe o vai fazer para sustentar a família. Ao falar com a reportagem, ela olha de um lado para outro, com medo de ser surpreendida. A história dessa senhora se mistura à de inúmeros brasileiros que vão às ruas das grandes cidades em busca de ocupação motivados pelas comemorações do Natal. O grande número de pessoas nas ruas significa boa oportunidade para ganhar algum dinheiro.
“É o meu meio de sobrevivência." A frase é de Marcelo (nome fictício), 26, que vende CDs e DVDs piratas nas calçadas da Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Paulo Afonso. O rapaz diz que não encontrou um emprego formal e a única alternativa para garantir uma renda foi o comércio informal.
Mas o que representa lucro para uns é incômodo para outros. Para o proprietário de um supermercado local, onde alguns ambulantes tentam ganhar a vida, a presença dos vendedores de CDS e DVDs prejudica o seu comércio.
"É horrível. Eles atrapalham a entrada dos clientes na loja e desviam a atenção das pessoas para as promoções que fazemos", critica.
O empresário explica que somente a atuação de uma fiscalização permanente conteria para conter ação dos ambulantes, alguns deles de outros municípios.
"Do ponto de vista do comércio, o prejuízo é certo. Mas se for olhar pelo lado humano, é o meio de sobrevivência destas pessoas", pondera.

4 comentários:

Anônimo disse...

em relação a veiculos circulando na cidade com 25,são aqueles que querem mostrar que votou e que ,merecem ganhar algo,pq se eleiçao fosse repetida o 25 ganharia com 99% dos votos pq ninguem votou no 40,ate encontra carros na cidade com adevivo do 25 que antes era 40,isso é so pra aparecer,panacas pra dzr ei eu votei tá!

Anônimo disse...

em relação a secretaria de saude deveria de verdade ficar com um medico de competencia msmo,pra nao dar o que falar depois,tem varias opçoes na cidades ,agora so nao podem deixar secretarias nas mãos de vereadores ,pra se fazer e fazer vida de familiares ,ficando as escondidas e manipulando secretarios,pq tem secrtearia que ja sao carimbadas nas maos de vereadores que mantem poder nesta secretaria a 16 anos,,,ver se muda essa situação,ta na cara que tem secretario que pode pedir nomeaçao de coordenador e diretor pra satisfazer politico e ele sera mas um boneco....

Anônimo disse...

eh dr. anilton,parece que ta se repetindo tudo de novo,na sua gestão,qndo eu fazia parte ,da prefeitura do btn,qndo em uma inauguração vi uma cena muito triste,um vereador mandar vc calar,e lhe chamar de prefeitinho,e hj em dia ver que vc nada mudou,pq ta sendo manipulado ,e olha que antes vc não tinha experiencia,mas os tempos passaram e vc,continua dando credibilidade,pra certas pessoas,que estao do seu lado por interesse,vc vai ser um raimundo da vida nas maos de politicos indecentes,os zes ninguens vao virar chefia ,que decpição..apesar de tudo aqui esta ok.btn

Anônimo disse...

Qualquer vende de produtos pirata deveriam ser proibida, são financiadores de traficos de drogas, armas.... absurdo acharem q ainda estão no direito