domingo, 31 de maio de 2009

EXERCÍCIO SIMULADO DE ACIDENTE AERONÁUTICO QUEBRA ROTINA DO AEROPORTO DE PAULO AFONSO

Washington Luís / texto e fotos

Washington_pa@hotmail.com


Capacitar pessoas da comunidade aeroportuária para atuar em eventuais situações de acidentes aeronáuticos – este é o objetivo do C V E (Corpo de Voluntários de Emergência), realizado anualmente em todos os aeroportos do país, administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO).

No aeroporto de Paulo Afonso, este ano, o treinamento aconteceu no período de 25 a 29 de maio e teve a participação de funcionários da Infraero, empresas prestadoras de serviços do setor aéreo, Chesf, hospitais, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e Exército Brasileiro.

Nos primeiros 4 dias, no horário das 13:00 às 17:00h. foram ministradas palestras sobre primeiros socorros por profissionais da saúde, e combate a princípios de incêndios, com a colaboração do Corpo de Bombeiros

A avaliação da eficácia do plano de emergência aconteceu na sexta, 29, com o “Exercício Simulado de Acidente Aeronáutico ( EXEAC ). Obedecendo todas as normas de segurança exigidas para a realização desse tipo de treinamento, uma gigantesca fogueira foi acesa na cabeceira 14 da pista e vários figurantes previamente maquiados e caracterizados se espalharam pelo local. Ao soar o alarme, os participantes do curso se dirigiram para o início da pista, onde simuladamente havia caído uma aeronave e explodido logo após a queda.

Surpreendendo a coordenação, os alunos enfrentaram a temperatura quase insuportável provocada pelas chamas, e a densa camada de fumaça, para resgatar as “vítimas” que clamavam desesperadamente por socorro. Após avaliação médica, os feridos eram levados para os hospitais, onde os profissionais de plantão não sabiam que se tratava de uma simulação.

No final da operação, o superintendente da INFRAERO em Paulo Afonso, Itaíbes Paiva, elogiou e agradeceu o desempenho de todos e ao entregar os certificados de participação disse que o resultado do C V E 2009 foi positivo, considerando as limitações do aeroporto.

Um comentário:

Anônimo disse...

É muito interessante esse treinamento, deveria ser dado também ao publico em geral.É muito importante vivenciar um ação perto da realidade. Aprendi bastante e vi no profissionalismo daqueles que fazem o evento e nos que participaram que os objetivos foram realmente alcançados. Parabéns INFRAERO, parabéns participantes.