O “PAS” É UM CONJUNTO DE AÇÕES COM O OBJETIVO DE IMPLANTAR UMA NOVA MANEIRA DE TRATAR AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA DA EMPRESA, DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA.
TEXTO: Washington Luís /Washington_pa@hotmail.com
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco realizou nos dias 29 e 30 de junho no Memorial Chesf, programação alusiva ao dia mundial do meio ambiente, comemorado no dia 05 deste mês.
O evento vem sendo realizado de forma itinerante pela estatal, em todas as suas regionais, através do Departamento de Meio Ambiente, com o tema “Mata Atlântica: conhecer para preservar”. Esta prática visa disseminar sua política ambiental, no que concerne às ações desenvolvidas com foco na qualidade do meio ambiente, nas áreas dos seus empreendimentos, considerando variáveis como: uso e ocupação do solo, da água, a cultura local, a fauna, a flora e outros... Neste contexto, os biomas caatinga e cerrado já foram trabalhados em eventos anteriores, também por ocasião das comemorações ao dia 05 de junho.
Na abertura, o administrador regional de Paulo Afonso, Gilberto Pedrosa Júnior disse que uma das metas da Chesf é estabelecer uma relação harmoniosa com as comunidades do entorno de sua atuação, conscientizando cada cidadão da necessidade de preservar o meio ambiente.
Maria Isabel Alves = diretora do Departamento de Meio Ambiente da Chesf, apresentou o “PAS” = Plano e Ação Socioambiental, e destacou a poluição dos lagos ( causada principalmente pela ocupação desordenada de suas bordas ) e o prejuízo com o desligamento de linhas de transmissão, devido às queimadas ( uma prática comum entre alguns agricultores )
Em seguida foi inaugurada a exposição Herbário da Mata Atlântica com amostras de espécies da Amazônia, Mata Atlântica e outras regiões do Brasil, e lançado o concurso fotográfico “Bioma da Mata Atlântica 2009”, onde os visitantes escolheram as cinco melhores fotografias da fauna e flora brasileiras, entre centenas expostas no mural.
O delicioso coquetel oferecido pela Chesf foi animado por Carlinhos Trepidação e pela pequena Flávia Araújo, de apenas 10 anos de idade, filha da chesfiana Fátima Araújo, que ao lado da mãe deu um show de MPB e habilidade, ao tocar teclado e violão impecavelmente.
A exposição Herbário da Mata Atlântica permaneceu aberta à visitação na terça – feira, 30, das 08 à 16 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário