sexta-feira, 10 de julho de 2009

PAINEL

FRASE
“Saber não ter ilusões é absolutamente necessário para se poder ter sonho.”
Fernando Pessoa



Festa
Ontem foi dia de cantar parabéns pra você para o editor deste Blog. Recebi noite passada por ocasião da data os amigos Nicolsinho, Flávio Henrique Magalhães de Lima, Anttonio Almeida Júnior, Francisco Sales, o maestro Birusco, Dernival Oliveira Júnior, Carlos do Bate Papo, e Zé Carlos (cinegrafista). Gente simples que a vida me deu como um belo presente.

Para Refletir
A irmã Lêda da 1ª Igreja Presbiteriana deixou a seguinte reflexão para colunista escrita no livro de Números, capítulo 6, a partir do versículo 24: “O SENHOR te abençoe e te guarde; O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”.

O xis da questão?
O desfecho das trapalhadas político-administrativas envolvendo a prefeitura de Glória (BA), esta longe de ser resolvido. Enquanto isso, o óleo da fritura está no fogo. Entre as muitas especulações está o valor pago recentemente pela prefeitura por um conserto de um veículo (R$ 7.000,00, 00) que carece de uma explicação plausível, caso contrário pode ter início um processo de improbidade administrativa contra a gestora. Doutora Enavilma, tal qual o ex-prefeito de Paulo Afonso Raimundo Caires (PSB) tem dificuldades na compreensão das dimensões do que é e como funciona a gestão pública.

Sexo frágil
Aliás, sobre Glória, ontem o ex-vereador Humberto Alves (PT) dizia que a única coisa que mudou na administração de Glória foi o sexo.

No pódio
Entre as muitas especulações sobre o porquê do governo Anilton Bastos não ter saído do pódio, há uma de que alguns secretários ainda não conseguiram assumir o controle de suas pastas e muito menos resolver problemas endêmicos herdados. Para um analista que prefere o anonimato o que falta no governo da onda “blue” é planejamento. Segundo ele, a atual secretaria de planejamento é uma excelente arquiteta. Amaury Xavier faz falta.

Ação importante
É de suma importância o Programa Agenda Família que o Democratas lança hoje em Paulo Afonso. O lançamento está marcado para esta sexta-feira (10), às 9h30, na quadra de esporte do bairro Benone Resende. Em Paulo Afonso serão atendidas 35 famílias que serão acompanhadas pela gestão municipal através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Ponto para o democratas.

Futuro de RC
Em todas as rodas políticas que o colunista tem oportunidade de freqüentar, poucas são as pessoas que acreditam na possibilidade de o ex-prefeito Raimundo Caires (PSB), levar a candidatura a deputado estadual até o fim.

6 comentários:

Alex Almeida disse...

Amigo Bob, venho através deste parabeniza-lo pela data do seu aniversário, que Deus ilumine seus caminhos e te traga o sucesso merecido.
Você desempenha um papel de suma importância para a sociedade que é o de levar informações e conhecimento de forma transparente, parabéns pelo periódico e pela vida dedicada a comunicação.
Esses são nossos votos, meus e da minha familia.
Um grande Abraço.
Alex Almeida
Glória/BA

TARCISO PERERIA disse...

SIM, ME DIGAM DE QUEM FOI A DESPESA DESTE PESSOAL DOS "DEMOS". Pelo sim, pelo não, não vejo outra alternativa de que foi a prefeitura do ONDA AZUL. Se não foi, não é "TABULAR" demais.

Anônimo disse...

É verdade senhor editor, a administração nãovai levantar vôo nunca com um secretáriado como algum, no caso da saúde que está um caos, o SAMU é uma brincadeira, com tantos imconpetentes comandando aquele orgão, o BTN é so mais lugarzinho pra acomodar mais um amiguinho, serviços publicos então, não existe e a educação? rs rs rs rs. Deus me livre um secretariado desses.

Anônimo disse...

Caro Bob:

É incrível como o povo tem memória curta... ninguém toca mais no assunto da reforma da ponte! O que fizeram com a verba? Em que ficou o projeto? Será que não há nem um responsável pelo fiasco? Será que ninguem vai pagar pela "maracutaia"? O que vão fazer com aqueles pedaços de ferro pendurados sobre o rio? Quem ganhou dinheiro com isso? A empresa vai continuar a obra? Pelo menos sua placa continua lá. Só se sabe que alguns dos responsáveis pela administração do projeto na época estão aí, eleitos pelo voto dos que trocaram sua cidadania por um saco de cimento ou um remedinho, ou até mesmo uma promessa de emprego para si ou alguém da família. Como o amigo tem acesso a informações que nós pobres leitores nunca teremos, bem que poderia dar uma canjinha e divulgar qualquer coisinha sobre o assunto... Enquanto isso, continuamos a assistir trabalhadores pondo a vida em risco todos os dias ao passar pela famigerada ponte que, creio eu, deveria ser prioridade número 1 em termos de obra, devido à sua importância estratégica no cotidiano do Pauloafonsino.
Ficamos no aguardo.
Um abraço,
Aldson Miná

Margarida disse...

Recentemente li em Ozildo Alves, sobre “crianças e adolescentes, que continuam cheirando cola e pedindo esmolas nas ruas de Paulo Afonso”.
São bastante trágicas, certas situações.
É realmente um problema nacional, mas que pode ser resolvido regionalmente.
Onde quero chegar?
Bem, se é um problema, então, tem solução.
Não temos que nos ater, que é um problema nacional, mas um problema que vem afetando a nossa sociedade Paulo Afonsina. Então, temos que resolver isso, dentro dos limites da nossa cidade.
Acredito que esse “problema” possa ser solucionado com uma ação conjunta, onde o Ministério Público terá que se estruturar para tomar as devidas providências. Sim, eu disse estruturar-se, mas talvez esse não seja o termo mais adequado. Porque quando o MP quer, ele faz, faz até demais. Nas eleições eu vi o MP trabalhar até demais, vendo coisas que nem existiam, assim como incomodar-se com coisas triviais e sem muita importância... Mas... O MP tinha que mostrar serviço.
Trabalhar com Crianças e Adolescente é um trabalho penoso, porque ele não dá IBOPE.
Porque se trata mais, de um trabalho na área social, familiar... Enfim.
Mas, deixando essas pequenas farpas de lado (para acordar o MP), se o MP, quiser realmente, poderá em ação conjunta com os Juízes, com as Policias, com os Conselhos, e com a Prefeitura, com a Câmara de vereadores (elaboração e aprovação de projetos), resolver com eficiência, essa situação degradante.
Eu não acredito em dar esmolas. Eu não tenho que dar esmolas. Eu pago taxas, impostos, que constitucionalmente é dito que são direcionados a melhorias e benefícios, entre outros, portanto é obrigação do governo, através de seus poderes judiciários, legislativos, e executivos, solucionar. É obrigação do governo amparar seus cidadãos.
A iniciativa do jovem empresário, e também bacharel em Direito, Rafael Chaves, em tentar amenizar a situação em frente a uma de suas empresas, é louvável. Mas eu questiono, quando dizem que é obrigação de todos nos fazer algo. Porque, todos nós já fazemos, quando pagamos os tributos que o Estado impõe a todos. Eu não acredito que ainda tenha que se fazer mais. Porque eu tenho que levar sopa para aqueles que têm fome? Isso é deplorável. O governo deveria solucionar isso, e não ficar de braços cruzados olhando os cidadãos tirando de si para dar aos mais necessitados. É o governo que tem que fazer isso.
O governo tem que ser acionado pelo Ministério Público, para resolver isso.
Pode parecer anticristão o que estou dizendo, pode parecer que não sou uma pessoa caridosa, mas sou. É exatamente por ser, que não acredito em esmolas. Dar esmola é humilhar o outro ser humano, não conseguirá manter sua dignidade se não tiver direito (assegurados na Constituição Federal, CAPÍTULO II - Dos Direitos Sociais - Artigo 6º) a sua moradia, a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção a maternidade e à infância, a assistência aos desempregados. Então porque eu tenho que dar esmolas? Porque eu tenho que tentar amenizar problemas que são assegurados constitucionalmente a todos?
É onde entra o trabalho do Ministério Público, que tem independência funcional.
Enquanto isso, a Prefeitura pode e deve iluminar os quatro cantos da cidade – lembrem-se que é mais dinheiro nos cofres públicos – taxa de iluminação pública ou contribuição de iluminação pública.
Deve cuidar dessas crianças desprotegidas de suas famílias.
Eu não preciso copiar o Estatuto da Criança e do Adolescente, para mostrar os direitos delas, e os deveres do Estado.
Se não for pelas Crianças e Adolescentes, que estão nas ruas, que seja pelo propósito que vocês bem entenderem, mas façam.

Cher disse...

Bob, foi seu aniversario?
Wow... Parabéns! Voce é um jornalista nato, um homem que se faz respeitar, dentre muitos, é admiravel!
Parabens e o famoso e velho "tudo de bom"!!!