terça-feira, 21 de julho de 2009

Prefeitura oferece assistência jurídica gratuita

Os moradores de Paulo Afonso que precisam de assistência jurídica e não têm condições financeiras de custear um processo podem contar com os serviços prestados pelo Centro de Assistência Jurídica Municipal. Criado e mantido pela Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, o CAJM tem a finalidade de complementar o serviço de assistência judiciária oferecida gratuitamente pelo estado, através da defensoria pública.
Implantado desde agosto de 1997, coincidentemente no governo Anilton Bastos Pereira (DEM), a instituição apenas entre janeiro e maio de 2009 já prestou mais de 800 atendimentos jurídicos gratuitos à população carente, transformados quando necessários, nas devidas demandas judiciais.
De acordo com a secretária de Ação Social, Ana Clara Moreira, o BTN é responsável por 80% da demanda sendo processos da área de família, como pensão de alimentos, divórcio e investigação de paternidade, as causas mais comuns. As demais ações são das áreas penais e trabalhistas.
O Centro de Assistência Municipal funciona no prédio do Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), situado na Rua Marechal Rondon, s/n, Centro. O atendimento é feito por três advogados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. O Centro atende cerca de 40 pessoas por dia.
O projeto já tomou notoriedade entre instituições jurídicas de renome, a exemplo da Delegacia Especializada de Atendimento A mulher (DEAM), CREIAS, CRAS e Conselho Tutelar, que encaminham pessoas carentes para atendimento no local, como forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Assistência Jurídica Municipal.

Nenhum comentário: