quarta-feira, 15 de julho de 2009

PACIENTES COM DISTÚRBIOS NEUROPSICOLÓGICOS RECEBEM ATENÇÃO ESPECIAL DO CAPS 2

A idéia surgiu na Itália, em 1979, por Franco Bazaglia: No Brasil, a primeira instituição do gênero foi inaugurada em 1989 n acidade de Bauru – interior Paulista.

Texto: Washington Luís / Washington_pa@hotmail.com

Inaugurado em Paulo Afonso em 28 de abril de 2006, pelo então prefeito Raimundo Caíres ( PSB ), o CAPS 2 – Centro de Atenção Psicosocial atende atualmente 220 pacientes com problemas neuropsicológicos, psicóticos e esquisofrênicos cujos sintomas são motivados por situações do dia a dia como: acidente grave com seqüelas, separação conjugal, perda de familiar, entre outros...
O CAPS é um programa federal criado em 2002 através da lei 10.216 e se divide em três categorias:

CAPS 1 – contempla cidades com população igual ou inferior a 70.000 habitantes e atende pessoas com sintomas de neurose, psicose, dependentes químicos e alcoólatras.
CAPS 2 - para cidades de 70.000 a 120.000 habitantes ( caso de Paulo Afonso ) destinado a atender pacientes adultos portadores de distúrbios psicóticos, neuróticos e esquisofrênicos.
CAPS 3 – abrange todas as classes de pacientes, com funcionamento 24 horas por dia.

A coordenadora da unidade de Paulo Afonso, Sabrine Canonici, 29 – disse que em alguns casos, tais problemas são de origem hereditária, ou seja, a pessoa que desenvolve um destes distúrbios geralmente tem na família alguém que já passou ou passa por situação por situação idêntica. Em entrevista ao repórter Washington Luís Sabrine disse que se sente realizada com seu trabalho: - “Sempre pedi a Deus uma oportunidade de ajudar outras pessoas de alguma forma, e Ele atendeu meu pedido; Para mim é gratificante ver o resultado do empenho da minha equipe, através de alguém que superou seus problemas e voltou a viver como uma pessoa normal.

Um bom exemplo disso é Seu Manoel Pereira, 56 – o paciente mais antigo do CAPS 2. Seu Manoel está lá desde a inauguração, em 2006. Com alegria, o ex “peão de trecho” e motorista de Toyota conta que conheceu o programa depois de ter sido internado 23 vezes com crises de depressão causadas pelo alcoolismo. Hoje, recuperado, para Seu Manoel, a melhor terapia é cuidar da pequena horta e passa o dia inteiro contando histórias engraçadas para os colegas.
Outro companheiro de Seu Manoel, José Ney, conta que via pedras caindo sobre o telhado de sua casa e corria para fora. Agora tudo isso virou motivo de boas gargalhadas – lembra.

O CAPS 2 – unidade de Paulo Afonso – funciona de segunda à sexta-feira com regulação de medicamentos, terapia ocupacional, consultas médicas e sessões com psicólogos e psiquiatras, de acordo com a necessidade de cada paciente. A equipe é formada por 16 profissionais entre coordenadora, médicos, enfermeiros, psiquiatra, psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional, oficineiras, auxiliares de higienização, vigilantes e voluntários.

O endereço é: Rua Joana Angélica,426 – Bairro Perpétuo Socorro.

Nenhum comentário: