sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

BASTIDORES

A escolha de Nogueira
O vereador Petrônio Nogueira não pensou duas vezes e de imediato aceitou o convite do prefeito Anilton Bastos para ocupar a pasta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os eleitores que votaram nele dizem que apesar de a proposta ser boa e das possibilidades de trabalho, ele deveria permanecer na Câmara para exercer o mandato parlamentar para o qual foi eleito. É inquestionável o direito do vereador de querer, ou não, deixar o mandato para assumir um cargo na administração municipal.

Uma festa!
A prática do nepotismo – emprego de parentes na gestão pública – está em vigor na prefeitura de Paulo Afonso. Tem gente perguntado ao Ministério Público se a Lei será observada no governo Anilton. E, com efeito, questionam as presenças dos secretários Janio Soares, Turismo e Petrônio Nogueira, Desenvolvimento Econômico. Em tempo, Janinho é cunhado de Petrônio.

Ação judicial
Candidatos aprovados no concurso da Prefeitura de Paulo Afonso do Estado e que ainda não foram nomeados devem ingressar nos próximos dias na Justiça contra a viúva por ter convocado pessoas que não foram concursadas para trabalhar. Um exemplo está no Parque de Exposição onde segundo uma denúncia um médico veterinário está trabalhando e não foi aprovado no ultimo concurso. Nesse caso quem deveria ser nomeado era o médico veterinário Antonio Almeida Júnior, classificado em 1º lugar na função. É mais uma briga jurídica para a o novo governo.

A mão da limpeza
Ainda “pipocam” dos quatro cantos da cidade denúncias de gente que se diz traída e revoltada com o ex-prefeito Raimundo Caires Rocha que parecia bonzinho, mas, no finzinho de sua gestão, meteu a mão no patrimônio público. Em plena luz do dia, ele e seus principais correligionários levaram para casa inúmeros objetos de valor. Até computador para bater um papinho nas horas de folga pelo chat, no aconchego do lar. E os vereadores não cumprem o papel de fiscalizar o chefe do cofre.Triste o fim de uma cidade cujas autoridades fazem vista grossa aos que surrupiam o patrimônio coletivo.

Para Refletir/ “Então, orou Ana e disse: O meu coração se regozija no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus”. 1 Samuel 2:1-2

6 comentários:

Anônimo disse...

BASTIDORES DO DIA 09.01.09-
Bob Charles pode ser que muitos não gostem dos meus ou até mesmo dos seus comentários, no entanto todo cidadão tem o direito legitimo de se expressar, o PODER dado a um GESTOR é tão grande que nós devemos compartilhar deste poder, monitorando seus.

A ESCOLHA DE NOGUEIRA X UMA FESTA-
Se o Petrônio foi eleito para ser vereador este seria seu cargo, se não ganhasse deveria ou talvez devesse ir para a PMPA pela ligação muito próxima de amizade que ANILTON x PETRONIO tem. Contudo este é um caso vil de NEPOTISMO já aplicado pelo novo GESTOR. O cuidado tinha que ser extremo, pois já começo a farra. Diz um grande ditado popular, "o sujo não pode falar do mal lavado".
Acredito que em breve teremos um conjunto de denuncias sobre o novo governo sobre irregularidades, pois ninguém é de ferro.

AÇÃO JUDICIAL-
Bem pensado o que o Antônio Almeida Junior quer fazer neste caso, se assim proceder muitos que passaram no concurso seguiram o mesmo caminho para assumirem seus cargos. Eu também passei e procurarei fazer o mesmo, vou apenas copiar a ação, pois é similar a todos. PARABÉNS.

A MÃO DA LIMPEZA-
Foi um verdadeiro rapa, disseram-me que existe um tal Zé da Patrol no desgoverno do ex-prefeito logo não era de se esperar boa coisa dos seguidores do RCR.

Anônimo disse...

É interessante essas pessoas estão decepcionadas com a limpeza inicial de uma prefeitura que estava servindo para lavagem de dinheiro, funcionarios fantasmas, etc. Anilton está tentando reorganizar, aposto que são pessoas que mamavam nas tentas do RC, o nosso prefeito só tem 8 dias está tentando fazer as coisas corretas, pelo o que vejo o povo valoriza o seu proprio interesse( como os concursados que não tem paciência em aguardar a verificação da legalidade, p q não presionário o excelentissimo RC?)sim quanto a continuar com funcionarios que não são concursados o q é q vcs concursados acham disso??? Pq é isso tb que estou vendo por parte de mãe q tem filha trab., sobrinho, primo, é q nosso excelentisimo ex prefeito super lotou todos os setores da prefeitura, todos sabem disso." O egoismo de alguns, a ganância, a falta de paciência mostra o despreparo de pessoas que se dia fazer parte de uma população q quer o bem da nossa cidade, sinceramente só vejo pessoas correndo pra pegar logo o seu o resto q se dane.

Anônimo disse...

Amigo Bob, quanto a questão do nepotismo por afinidade de JAninho e Petronio é permitido, pois está acontecendo no primeiro escalão. Não é permitido nas funções inferiores seja de confiança ou contratados. Por exemplo: Pionório atual ASPONE do prefeito Anilton é esposo da secretária de saúde Gesana e vem cometendo ingerencias em todos os setores, não sei se tem cargo, mas tá mandando ver.Existem várias outras formas de nepotismo que acontece pois o MP não tem como fiscalizar.
Fico com os esclarecimentos do DR. Montalvao para o site do PAN:
"Outra preocupação que deve ter o Prefeito é com o nepotismo.

A matéria já foi pacificada pelo STF com a Súmula Vinculante nº. 13. Pela Súmula, somente não há nepotismo para os cargos políticos, leia-se, Secretários Municipais, Coordenadores de Programas Especiais e Assessorias Especiais, estes, se equiparados

a Secretário, de forma que o Prefeito pode nomear como Secretário a esposa, exceção já antecipada pelo Dr. Jofre na ação promovida pelo Ministério Público, autos de nº.089/2007, irmão, filho ou cunhado, por exemplo.

O que não pode é o Prefeito nomear ou contratar uma pessoa sua parente, do vice ou de Secretário para cargo inferior, de confiança ou não, ou nomear parente de Vereador na Prefeitura e nem a Câmara contratar parente do Prefeito ou do Secretário (nepotismo cruzado) para a Câmara. A redação da Súmula 13 é a seguinte:

“Súmula Vinculante nº 13 - A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”

O Prefeito, o Secretário, o Vice e nem o Vereador, Diretor de Departamento, ocupante de cargo de Assessoramento ou de Chefia, não poderá ter servidores parentes até o 3º grau empregados na Administração Municipal, exceto se ocupante de cargo efetivo mediante concurso público. O grau de parentesco impeditivo vai até o 3º grau, observando-se a linha de sucessão no Código Civil e as vedações da Lei das Inelegibilidades – LC 64/90."

Civil Armado disse...

na realidade o novo prefeito tem várias broncas em sua gestão, uma delas é o concurso público e a imediata nomeação do aprovados, outra como acalmar ás familias quem dependiam do PMPA já que de uma canetada só demitiu 2.000, e a rádio pró Anilton será que vai aguentar muito tempo só alizando sua gestão? eo Ozildo que agora é situação? e a nova onda de neo-oposicionista que estão se reunindo em paulo afonso vão conseguir abalar o rei e seus aristocratás? o futuro é nebuloso nesta pequena ilha.

Civil Armado disse...

BOB sei que é pedir demais coloca meu blog ai www.facaoamolado.blogspot.com

Anônimo disse...

Petrônio Nogueira agiu de forma honesta e coerente em aceitar o convite para ser secretário de desenvolvimento economico. Isso demonstra o total respeito e fidelidade que ele tem ao grupo e falta de interesse financeiro, pois como secretário terá bem menos regalias do que teria se ficasse sendo vereador. (ex. Gasolina, celular, verba de assessores, etc.. etc..)

Tenho certeza que ele não deixará os seus eleitores desamparados, pois ele continua sendo vereador e irá desempenhar uma função que exige muito mais trabalho e competência do que ser apenas vereador. Jogue duro Petrônio Nogueira! Tenho certeza que logo você será recompensado e quem sabe será o futuro sucessor de Anilton Bastos!!!