Engajada no objetivo de garantir um estoque suficientemente capaz de dar conta da demanda de pessoas necessitadas de sangue, a Unidade de Coleta de Transfusão de Paulo Afonso (HEMOBA) pede um maior comparecimento dos pauloafonsinos à campanha de doação voluntária lançada pela entidade. A idéia é atrair mais doadores. Segundo a enfermeira Ângela Maria Souto Maichaszak , o ideal é colher 1.200 bolsas de sangue. Até o momento, no entanto, a média não passa dos 300. “Esse número não está ruim, mas está longe do ideal para atingirmos nosso objetivo. O estoque está baixo, e precisamos de sangue para suprir a demanda transfusional. Mas acredito que vai melhorar”, observou. Ela explica que para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, estar bem alimentado e ter dormido, no mínimo, seis horas. Não pode doar quem estiver gripado ou com febre, grávida ou amamentando ou tiver ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. O ato de doar também é vetado a quem teve hepatite após os dez anos de idade, tiver múltiplos parceiros sexuais, usar drogas, for parceiro sexual de portador de HIV ou doente de Aids ou tiver sido contaminado por alguma doença sexualmente transmissível. É errado dizer que doar sangue engorda ou emagrece, traz vício ou transmite doenças.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Ja q se falou em saúde uma deixa para a secretaria Gezana: Faça alguma coisa para combater a dengue em nossa cidade pois os casos estão cada vez mais frequentes!!
Protecionismo acima de tudo, por favor coloquem quem é GEZANA, identidade, idade, CIC, cargos que ocupou, esposa de quem e parentesco com quem, ainda não sei e quero colecionar para depois detonar.
Postar um comentário