segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

COM A PALAVRA..., O LEITOR

"A justiça pode irritar-se porque é precária. A verdade não se impacienta, porque é eterna." (Rui Barbosa)

Não é fácil escrever sobre educação dentro de um país que, infelizmente, busca a cada dia valorizar o erro. Ao iniciar o pequeno e singelo relato sobre educação, tive a extrema ousadia de usar um fragmento de uma das virtuosas falas do gênio Rui Barbosa. Nesse pequeno instante ele relata o papel da justiça dentro de sua já conhecida precariedade. Não procuro com essa temática confrontar o que está escrito com o que tem que ser aplicado, independente de quem que seja afinal a lei é, ou deveria ser, cega.
No entanto, é difícil na minha condição de cidadão e que acredita na supremacia da verdade, não fazer um breve relato ao acontecido a Escola Montessori, situada na região do Espaço Cultural Lindinalva Cabral, no sábado dia 24. Aos mais extremistas tenho o maior respeito ao comentário e acredito que ele é válido e aceitável. Cumpri as leis em sua plenitude é um dos nossos deveres enquanto cidadão. Se, caso exista alguma, ou algumas irregularidades existentes nas obras que elas sejam identificadas e gradativamente solucionadas.
Por outro lado, estamos fazendo referência a uma instituição que, em nada, trouxe problemas para aquela região. Pelo contrário. Povo pauloafonsino aquilo, que iria ser demolido, nada mais é do que os gregos chamavam de templo do saber. Vamos ter um pouco mais de cuidado com certas ações, o bom diálogo, uma conversa franca poderia ter evitado o imenso transtorno passado por aqueles que lutam para manter a referida instituição em funcionamento, e, diga-se de passagem, a duras penas.
A professora e extrema batalhadora proprietária daquela instituição, não merecia passar por tamanho transtorno. Sejamos coerentes, e isso não é frase feita. Queiramos ou não são as salas de aula que vão, junto a um estado eficiente, buscar reduzir ao máximo o número de jovens influenciados pelo terrível mundo das drogas. Seria interessante também buscar mecanismos legais para tentar barrar aqueles imensos festivais de bebedeiras em que se tornou um local com o representativo nome de “Centro Cultural Lindinalva Cabral”

Atenciosamente,

Dioclésio Santos

5 comentários:

Anônimo disse...

[i]É caro amigo, o chicote voltou.. ainda bem que meu titulo não é daqui!

Anônimo disse...

Vc tem razão meu amigo.o tempo da escravidão voltou,mas se preocupa não será por pouco tempo...levanta a cabeça meus queridos!!!

Anônimo disse...

Sou cidadã nascida e criada aqui em PA e concordo em gênero, número e grau que a Escola Montessori tem honrosos préstimos à sociedade local e, em particular a comunidade escolar. Tenho 2 filhos que lá estudam e procuro acompanhar o processo de ensino naquela instituição. Porém, isso não me isenta de tecer este comentário aqui: A Direção da Montessori TEM CONSCIÊNCIA de que agiu de forma errada, quando invadiu o espaço da frente do Colégio. Aquilo lá foi invasão mesmo, não existe outra palavra para definir. Acredito que se não forem tomadas medidas enérgicas, a prefeitura terá que abrir precedentes para qualquer pessoa fazer o mesmo. Não é por serem proprietários de uma Instituição de Ensino que se devem abrir brechas. A Sra. Diretora sabia que isso iria acontecer, porque ela tem ciência que está agindo de forma errônea. O que não se pode agora é ela se aproveitar desta fato, impensadamente protagonizado por ela mesma, echamar a atenção da opinião pública, de maneira sensibilizadora, como está acontecendo. A Lei deve ser imperiosa, justa e igualitária. Reforço que sou cidadã e tenho os mesmos direitos que a proprietária da Montessori: pago os meus tributos, estou quites com a justiça e procuro desenvolver a minha atuação cidadã da maneira mais íntegra possível; contudo, não admito que se aja com leviandade, procurando atrair e emocionar a sociedade, sem se está respaldada. A justiça te que acontecer. A Prefeitura tem que se posicionar. Liminares e Mandatos de Segurança ficaram para serem recorridos. Se ela DEVER, ela tem QUE pagar!

Anônimo disse...

Eu querer ver aquele escola "NA CHON"!

Anônimo disse...

Em RESUMO:
Palhaçada o que quer fazer o "DONO DE PAULO AFONSO COM A MONTESSORI", essa criança travessa não esta indo longe demais???????? Afinal ja conseguiu arruinar a SAÚDE sucateando o SAMU, passou duas semanas exibindo os desmando dos outro governo quando na realidade esta escondendo algo maior que ira fazer para não chamar a atenção dos municipes que trandformar os concursados em PALHAÇOS e agora resolveu acabar com a EDUCAÇÃO, sai dessa maluco esse prefeito é um doido varrido ou tem um secretariado INCOMPETENTE.
ACORDA PAULO AFONSO, ainda ta em tempo de tirar essa corja do poder. VAMOS DENUNCIAR calar é omissão , basta 26000 omissos em PA.