sábado, 10 de janeiro de 2009

A CRACOLANDIA DE PAULO AFONSO

Depoimento: O crack, antes usado apenas por marginais e menores de rua, agora chega à classe média. Depoimento de quem esta tentando abandonar o vício


Há vários anos e de forma gradativa, sendo hoje alarmante, a substância denominada "crack", derivado da cocaína, tomou conta de Paulo Afonso, fazendo o número de usuário crescer assustadoramente. Vítima desse sistema este colunista resolveu se afastar do harmonioso convívio desta cidade para buscar uma cura. Nos quatro cantos de Paulo Afonso o assunto vem sendo discutido, entretanto nenhuma providência eficaz foi tomada para diminuir essa proliferação que a cada dia destrói principalmente nossa juventude. Outras drogas já são conhecidas no município como maconha e cocaína, comercializadas ao longo de décadas. Todavia, o mais devastador, o "crack", está escravizando os usuários, pois seu alto poder de vício domina um experimentador sem que o mesmo perceba. No país, as clínicas, albergues e fazendas de recuperação de dependentes de drogas tiveram que reformular seus cronogramas, tendo em vista o grande número de viciados em "crack" que chegam em busca de uma reabilitação. Em Paulo Afonso ao ser implantado o CAPS (AD), Centro de Atenção Psicossocial para Dependentes de Alcool e Drogas, de início era o alcool a principal procura de reabilitação, mas o "crack" já superou. Apesar de bons profissionais em atividade o CAPS (AD) não consegue dar conta da situação, só lembrando que Paulo Afonso ainda tem o CREVIPA, Centro de Reabilitação de Viciados de Paulo Afonso. Não quero nessa abordagem apontar onde são comercializadas as drogas na cidade, até mesmo porque a polícia, dentre outras autoridades têm esse conhecimento, mas alertar os que buscam essa investida que não leva a benefício nenhum, a não ser um caminho destrutivo, em todos os sentidos. Ainda como profissional de imprensa, onde atuei por mais de dez anos passei a observar o grau de aumento do consumo de "crack" em Paulo Afonso, onde os usuários se submetem aos diversos tipos de atitudes para conseguir dinheiro e comprar o entorpecente, saciando seu vício. Lares são abalados, além de diversos crimes cometidos pelos que viajam nessa devastadora investida. O "crack" é realidade sim em Paulo Afonso, porém se não foi encontrada uma forma de parar com a venda dessa droga na cidade, que juntos possamos nos mobilizar e conscientizar nossos munícipes a não entrar nessa onda que tem levado uma parcela para um caminho sem volta. Com força interior e com a graça divina, busco hoje um soerguimento completo de minha essência. Jamais abrirei mão de ajudar os fracos que continuam a trilhar por essa estrada.


Até a próxima.


AC Zuca.
Obs: A postagem do texto foi autorizada pelo autor

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ZUCA! vc mostrou coragem, determinação e fé, ao se expor aqui e, com isso, alertar a comunidade para esse mal terrível que vem assolando os nossos jovens. Conheço vc a mt tempo, sei da sua integridade e índole. Rogo a DEUS, pai de misericórdia e bondade, para que vc consiga sair dessa e reintegrar-se à vida. Conte com seus amigos, sua família e, principalmente , com a Nossa Mãe Maria Santíssima e Jesus Cristo, o seu filho unigênito!

Anônimo disse...

Parabéns ZUCA! vc mostrou coragem, determinação e fé, ao se expor aqui e, com isso, alertar a comunidade para esse mal terrível que vem assolando os nossos jovens. Conheço vc a mt tempo, sei da sua integridade e índole. Rogo a DEUS, pai de misericórdia e bondade, para que vc consiga sair dessa e reintegrar-se à vida. Conte com seus amigos, sua família e, principalmente , com a Nossa Mãe Maria Santíssima e Jesus Cristo, o seu filho unigênito!

Anônimo disse...

Aí irmãao, valeu pela coragem de expor o seu problema, pois só assim, para que os pais entendam que as drogas estão bem perto deles. As vezes os pais afastam o seus filhos do convívio com Jesus, através dos programas para jovens das igrejas, seja católica ou evangélicas, simplismente, porque acham que viver a vida é estar nos blocos e nas festas, e consumir bebida alcoolica não pode! Parem e pensem pais e jovens de Paulo Afonso, a droga é quase sempre um caminho sem volta, outros amigos padecem do vício,e o problema pode estar bem perto de nós. Às autoridades e a sociedade organizada é bom lembrar que o problema é nosso.
Meu brother Zuca, que Deus te sustenha com este desejo de vencer o que para nós humanos seria quase impossível.
Um abraço.

Civil Armado disse...

ZUCA sou seu brother, e sei que esse caminho é tortuoso, mas bola pra frente
cabeça erguida e principalmente, paz e apego com Deus: quando o orgulho e a prepotência é maior que a vontade de vencer o fracasso é inevitável. lembre disso.

Anônimo disse...

Zuca,

Que os anjos do Senhor estejam com você nesta sua batalha.

Anônimo disse...

Muito importante esse depoimento de Zuca, inteligente que se envolveu, infelizmente, com esta droga. As suas declaraçãoes de que "a polícia conhece os pontos de venda" e ainda assim só aumenta a movimentação da droga merece uma resposta da polícia. Aliás, até agora ninguém respondeu porque o posto da polícia federal de PA foi desativado...

Anônimo disse...

O depoimento deste rapaz é corajoso e todos devemos desejar que ele vença este desafio terrível. Por outro lado é um depoimento que revela o nível de decadência da classe média e da pequena burguesia pauloafonsina, enquanto em São Paulo e Rio o crack é droga de menino de rua aqui as classes citadas é quem a procuram.