quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Diretor UNEB campus VIII critica desfile com perfil militar

TEXTO: Washington Luís – Washington_pa@hotmail.com


Em entrevista ao programa Bom Dia 104, apresentado pelo radialista Bob Charles na rádio Betel FM, o diretor da UNEB CAMPUS VIII, professor Juraci Marques fez duras críticas aos poderes públicos pela forma como estão sendo tratadas as famílias que residem nas localidades de Lagoa das pedras, Malhada Grande e Rio do Sal, cuja única fonte de renda nos últimos 50 anos era a quebra de pedras em paralelepípedos para uso em obras de pavimentação.

Na opinião do ex secretário de educação do governo Raimundo Caíres, é importante preservar o patrimônio histórico de Paulo Afonso, que segundo ele, de acordo com pinturas rupestres encontradas em outro ponto, a Serra do Umbuzeiro, possivelmente a região já era povoada a mais de nove mil anos. Porém, no caso específico das famílias de Lagoas das Pedras, Malhada Grande e Rio do Sal, que passam por sérias dificuldades financeiras desde que foram impedidas de trabalhar a partir da intervenção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - IBAMA -, então chefiado por Francisco Sales, os poderes públicos tem obrigação de encontrar alternativas de sobrevivência, para evitar que continuem agindo clandestinamente e destruindo os sítios arqueológicos. – “Cada pedra quebrada é uma página da história arrancada”-lamentou Juraci Marques.

Para o diretor da UNEB, a prefeitura precisa repensar sobre os gastos com festas e dar mais atenção ao nosso patrimônio histórico, sob pena de vê-lo desaparecer daqui a dois ou três anos.
Juraci Marques também criticou a celebração do aniversário de emancipação política de Paulo Afonso, com desfiles militares. Para ele, nossos jovens precisam conhecer a história da cidade, que tem muito mais do que 51 anos. O dia 28 de julho deveria ser comemorado com espetáculos culturais, programações especiais nas escolas, eventos musicais, teatro, mostrando aos jovens que a origem da sua terra é muito mais bonita do que a que eles conhecem.

Nenhum comentário: