domingo, 16 de agosto de 2009

MULHERES ARTESÃS DA PRAINHA: EXEMPLO DE DEDICAÇÃO E SOLIDARIEDADE


MÁQUINAS QUEBRADAS DIFICULTAM O TRABALHO DAS VOLUNTÁRIAS, QUE ÀS VEZES PRECISAM TRABALHAR DOBRADO PARA CUMPRIR OS PRAZOS DE ENTREGA.

REPORTAGEM: Washington Luís / Washington_pa@hotmail.com

Um raríssimo exemplo de doação de vida. Foi o que a nossa reportagem conferiu durante uma visita ao Artesanato Solidário da Prainha, situado no salão paroquial da igreja de São Vicente de Paulo, na rua Paulo Freire-centro do bairro.
De segunda à sexta-feira, das 13:00 às 17:00 horas, seis donas de casa lideradas por Dona Maria Das Dores Dos Santos (Dona Lia), ignoram todas as dificuldades encontradas, como máquinas ultrapassadas e quebradas, para cumprir os prazos de entrega das poucas encomendas que ainda recebem de vez em quando.
Segundo Dona Lia, das dez máquinas existentes no núcleo, seis estão sem funcionar; e o que é pior, não tem previsão de conserto devido à falta de condições financeiras, assim como também faltam uma geladeira e um fogão industrial, dois eletrodomésticos de fundamental importância para conservação de alimentos perecíveis e cozimento da sopa, servida à população carente toda sexta-feira, ato que contribui para amenizar a fome de centenas de crianças, que fazem uma longa fila na calçada da igreja para receber o alimento.
A mais nova integrante do grupo, Josineide Silva Dos Santos (32), disse que se sentiu motivada a fazer parte do artesanato da Prainha porque foi bem recebida pelas amigas. A vontade de aprender e se tornar uma professora e ensinas às futuras voluntárias, a fez se integrar ao grupo, e hoje se sente muito feliz por isso.
Claudenice Xavier (38) é uma das primeiras voluntárias. Com alegria, ela conta que foi convidada para aprender a costurar em 2007, quando o artesanato estava se iniciando, e o interesse de aprender e ao mesmo tempo contribuir, a fez aceitar o convite. Hoje, a dona de casa mãe de três filhos sente muito orgulho de ser uma das seis colaboradoras de um trabalho tão bonito. –“Meu trabalho aqui não prejudica minhas tarefas domésticas; cuido da casa pela manhã e à tarde venho para cá. Sinto-me privilegiada por essa oportunidade que Deus me deu.”-completou emocionada.
Os artigos produzidos no Artesanato Solidário Da Prainha ficam expostos para venda no próprio local: são bolsas, cortinas, almofadas, lençóis, colchas, fronhas, panos de prato, jogos de banheiro e jogo americano. – O endereço é: Rua Paulo Freire, ao lado da Igreja de São Vicente de Paulo – Telefone: 3282-4549.


Nenhum comentário: