segunda-feira, 10 de agosto de 2009

I Encontro Sobre Autismo

A Direc 10 /Comissão Provisória Pró Associação dos Amigos dos Autistas de Paulo Afonso e a UNEB Campus VIII promovem no próximo sábado dia 15 de agosto o 1º Encontro Sobre Autismo. Com o tema: "Conheça, entenda e inclua", o objetivo do encontro é promover a troca de idéias e experiências entre os participantes.
"Pais, familiares, terapeutas, professores, estudantes e simpatizantes da "causa autista" terão a oportunidade de trocar experiências e apreender um pouco do muito que envolve o autismo". Em Paulo Afonso, Genivalda mãe de criança autista de 07 anos, conta à luta que tem de enfrentar devido à ausência de médicos e professores especialistas. A situação do autista em Paulo Afonso é de quase abandono.


Informações: O que é (Autismo)

A palavra "autismo", atualmente pode ser associada a diversas síndromes, o que aumenta a possibilidade do autista ser considerado portador de deficiência mental. É, na verdade, um transtorno do desenvolvimento e quem o possui apresenta, em muitos quadros, quociente de inteligência (QI) abaixo da média. É um transtorno sem fronteiras geográficas e sociais, ou seja, ocorre no mundo inteiro e em todas as classes sociais e econômicas.
Causa: Embora haja grupos de estudos e pesquisas no mundo inteiro, ainda não foi detectada a causa do autismo.
Tratamento: Não há cura para o autismo. A pessoa autista pode ser tratada e desenvolver suas habilidades de uma forma mais intensiva do que outra pessoa que não apresente o mesmo quadro e, então, assemelhar-se muito a essa pessoa em alguns aspectos de seu comportamento. Porém, sempre existirá dificuldade nas áreas atingidas pelo autismo, como comunicação e interação social. O autista pode desenvolver comunicação verbal, integração social, alfabetização e outras habilidades, dependendo de seu grau de comprometimento e da intensidade e adequação do tratamento que, em geral, é realizado por equipe multidisciplinar nas áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Educação Física, Musicoterapia, Psicopedagogia e outras.

Nenhum comentário: