segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ENCONTRO EDUCAÇÃO PARA A PAZ REÚNE EDUCADORES NO MEMORIAL CHESF.

MOVIMENTO JUVENIL PELA UNIDADE: EXPRESSÃO DO MOVIMENTO INTERNACIONAL DOS FOCOLARES, ANIMADO POR ADOLESCENTES QUE SE EMPENHAM PARA A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO NOVO.
WASHINGTON LUÍS / TEXTO E FOTO


Educadores, universitários, religiosos e profissionais de diversas áreas, se reuniram na manhã do último sábado (19), no Memorial Chesf, para discutir e buscar soluções para conflitos sociais que quase sempre redundam na prática da violência e consequentemente na ausência de paz.
Na abertura, Marileide Luna Brasil – assessora da APA (Administração Regional da Chesf), saudou os participantes do encontro vindos de várias cidades da região, como: Jatobá, Petrolândia, Glória, Piranhas, Canindé de São Francisco e Pariconha. O objetivo desse encontro frisou Marileide, é construir uma nova proposta de paz.
Abrindo a grade de palestras, a professora Margarida Mendonça e a doutora Maria José de Matos (ambas da Universidade Federal de Pernambuco), desenvolveram o tema “Educação Para Paz”.
A doutora Gilda Lins, co- autora do livro “A Arte de Amar”, ao apresentar a palestra “Pressupostos de Uma Pedagogia de Paz”, disse que: -“Todos nós somos responsáveis pela construção do mundo que queremos. E mais, a omissão é o maior pecado social que podemos cometer”. Concluiu.
Dom Guido Zendron – bispo diocesano, representando a Igreja católica ao lado dos padres Celso e Alberto, lamentou a triste constatação de que as pessoas estão perdendo o interesse em conhecer o significado da bíblia. E o resultado dessa falta de interesse é o aumento da violência. Ainda citando a bíblia para ilustrar suas palavras, Dom Guido lembrou que todas as vezes que Jesus se preocupou com a multidão, ficou decepcionado, pois foram poucos os que demonstraram gratidão pela graça recebida. Para o líder religioso, “A paz é um dom de Deus e não podemos construí-la sozinhos. A paz nasce de uma experiência que se quer transmitir aos outros para que os outros também possam levá-la adiante.
O encontro Educação para a Paz se estendeu até as 13:00 h. com dinâmicas, oficinas, sugestões, coff break, música, e no encerramento todos os participantes dançaram uma animada ciranda de roda.

Nenhum comentário: