quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PAINEL

FRASE
“Não deixe que aquilo que você não pode fazer interfira naquilo que você pode fazer.”
John Wooden

Mais vereadores
A Câmara aprovou em primeira votação, a PEC (proposta de emenda constitucional) que eleva a quantidade de vereadores dos atuais 51.748 para até 59.791, ou seja, 8.043 vagas. Foram 370 votos a favor, 32 contra e duas abstenções. O projeto ainda precisa ser aprovado em segundo turno. Os deputados também aprovaram a PEC que reduz os gastos com os legislativos municipais. As propostas voltam a plenário para mais uma votação e, se forem aprovadas sem mudanças, serão promulgadas. E aí começa outra confusão.

Interesses divergentes
Vereadores e suplentes de vereadores divergem sobre o ano de entrada em vigor da PEC que aumenta o número de vagas nas câmaras municipais. Os suplentes querem que a regra entre em vigor imediatamente. Claro: querem assumir logo os mandatos. Já os vereadores defendem que a mudança entre em vigor apenas para os eleitos em 2012.

Motivo
Um dos motivos para isso é que a entrada de novos parlamentares com as legislaturas já em andamento pode ter como conseqüência a intenção desses vereadores recém-empossados de participarem das Mesas Diretoras. Como muitas câmaras escolhem, logo de cara, as mesas de toda a legislatura, isso implicaria reiniciar todo o processo. Com o risco de quebra de frágeis alianças pelo caminho. Se os vereadores que já estão nas Câmaras não quiserem reabrir negociações, a coisa pode até ir parar na Justiça. Agora, imagine-se isso multiplicado por quase todas as câmaras municipais por este Brasil a fora. Haja negociação.

Para Refletir/ “Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da terra”. Salmos 71:20

Nenhum comentário: