quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A palavra é sua...


O Jovem, a Educação e o Mercado de Trabalho

Tenho andado pela Bahia inteira instituindo a Juventude Progressista e conversado com jovens das mais diversas idades, sobre diversos temas, dentre eles está a educação, tema o qual gostaria de abordar.

A educação profissionalizante mostrou-se ser uma das principais reivindicações desses jovens, eis que o mercado de trabalho é muito competitivo, portanto, de difícil acesso.

Frente a essas reivindicações, procurei pesquisar e percebi que o sistema profissionalizante da Bahia tem avançado muito.

Os números ilustram bem esse avanço. Existiam apenas 34 unidades educacionais de educação profissional em 22 municípios, com aproximadamente 4 mil matriculados em 2006. Hoje estão matriculados 28.620 alunos em 113 unidades de ensino, distribuídas em 83 municípios, abrangendo os 26 Territórios de Identidade e aumentando em 31 o número de cursos oferecidos, segundo informações obtidas junto à Secretaria de Planejamento da Bahia.

Os números são bastante sugestivos, mas geralmente o jovem não quer esperar. Ele quer que a sua oportunidade esteja garantida tão logo tenha concluído o ensino médio.

Uma parte dos jovens encara o acesso ao mercado de trabalho com muita naturalidade, aceitando os desafios e procurando enfrentá-los. Outros optam por caminhos mais fáceis e não raramente enveredam pelos tortuosos caminhos das drogas e prostituição.
Fica aqui a humilde sugestão de um jovem que acredita que o poder de mudança está exatamente nas mãos da juventude.

Procurem desde o ingresso no ensino médio encontrar uma área que se encaixe nas suas qualidades e que venha a proporcionar prazer na prática desta profissão. Pesquise e procure um profissional desta área, seja ela de um curso superior ou de um curso profissionalizante para saber mais sobre o dia a dia da profissão pretendida. O importante é ser curioso, inquieto, ter esperança e confiança em si próprio. Mais ainda. O importante é dar tudo de si, mantendo os valores de uma pessoa de bem, preservando a sua dignidade.

Mário Negromonte Júnior

Advogado

1º Vice Presidente Nacional da JP

Nenhum comentário: