quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cachoeiras de Paulo Afonso poderão ser vistas durante o Moto Energia

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), irá promover a abertura, nesta semana, das comportas dos reservatórios das usinas hidrelétricas de Sobradinho e Itaparica - complexo de Paulo Afonso.
O reservatório da Usina Sobradinho, na Bahia, alcançou 100% de sua capacidade nesta segunda (27/04), com o total de 34,1 bilhões de metros cúbicos de água. Desde 2004, exceto o ano passado, Sobradinho atingiu, no período úmido, sua capacidade máxima de armazenamento, o que garante tranqüilidade na geração de energia elétrica por dois anos, além de facilitar a gestão desse insumo no País - que já dispõe de sistema de transmissão interligado entre suas Regiões.
A Chesf fará a abertura de comportas da Usina de Sobradinho, iniciando o vertimento programado, conforme comunicado às autoridades locais e à população. "O vertimento está previsto para durar duas semanas, período necessário para equilibrar a quantidade de água, permitindo manter o nível máximo de água no reservatório", explicou João Henrique Franklin, superintendente de Operação da Chesf.
Segundo ele, as vazões programadas estão em valores abaixo dos patamares atingidos em outros períodos úmidos e bem inferiores ao limite de restrição do Rio São Francisco. "A Chesf está monitorando, permanentemente, a situação hidrológica da bacia do Rio São Francisco e informará qualquer alteração que venha a ocorrer na programação vigente", disse.
O lago da Usina de Itaparica (PE), também no Rio São Francisco, deverá atingir sua capacidade máxima nos próximos dias, assim como o reservatório da Usina de Boa Esperança, no Piauí, este último, localizado no Rio Parnaíba.

Com o procedimento de abertura das comportas, nos próximos dias, a vazão das águas do rio São Francisco deve aumentar, colocando em alerta os moradores das comunidades ribeirinhas de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia devido aos riscos de inundações provocadas pela elevação das águas.
Essa hipótese é descartada pelo superintendente operacional da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, que explicou que a vazão de três mil metros cúbicos por segundo só será sentida em Alagoas, com baixa intensidade, a partir da próxima semana e sem riscos de inundações e prejuízos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que sordidez, hein Deputado Mário Negromonte? Cabe aqui uma reflexão acerca de um passado, não mt remoto:

- 2004: Mário Negromonte, no afã de "tomar o poder m PA", apóia Raimundo Caires na campanha que o elegeu Prefeito Municipal;
- 2005: Mário Negromonte rompe com Raimundo Caires por situações que até hj não estão mt bem explicadas à população;
- 2005: Mário Negromonte vai a RBN e acusa Raimundo Caires de crimes que aqui não vou relatar pois já é do conhecimento de tds, mas que são crimes extremamente graves. Disse também que não o conhecia.

Como não o conhecia? Então o apoiou sem o conhecer? Com qual objetivo? E o povo de PA, ficou como nessa situação? Quem não se lembra da campanha que Mário Negromonte fez para tirar Raimundo do poder? Eram intermináveis sessões na Câmara, com os apaniguados de Raimundo gritando, com faixas, panfletos, adesivosbcontendo "GOLPE NÃO"?. Naquela época, ele acusava Dr. Luiz de Deus, taxando-o de culpado pela permanência de Raimundo no poder. Ora, ele teve FORÇAS para botar Caires no poder, mas não teve FORÇAS para tirar Caires do poder e queria a td custo colocar a população contra Dr. Luiz de Deus, deixando transparecer que se Dr. Luiz quisesse, tirava Raimundo do poder. Dr. Luiz\de Deus deu o troco a RAIMUNDO e ao próprio MARIO NEGROMONTE, mostrando a eles que política se entra é pela porta da frente, e não pela porta dos fundos. Resultado? Anilton Bastos eleito em 05/10. Na campanha, Anilton só teve como adversário Raimundo, não por grandes feitos ou obras realizadas por ele (isso nunca existiu nos seus 4 anos de mandato), mas por conta da máquina que estava na mão do 40. O candidato de Mário era só um mero coadjuvante nesse processo. E o prestígio de Mário em PA? O que justifica a inexpressiva, reduzida, minimizada, ridícula votação obtida por Val em 05/10? Seria o amor por Paulo Afonso que tanto Mário Negromonte apregoa e brada aos quatro cantos? Seria o trabalho incansável deste Deputado em prol dos "menos favorecidos"? Seriam as "conquistas" que a cidade obteve nesses anos contínuos de mandato eletivo no Planalto Central? Ah, Mário, não satisfeito, o Sr. agora tenta da maneira mais vil e mesquinha atrapalhar os destinos de Paulo Afonso novamente? Mário, ANILTON BASTOS é o prefeito e isto é fato. Conforme-se. Tranquilize-se. A Exposição Agropecuária vai acontecer sim. A cidade está renascendo. O povo está feliz. As obras começam a acontecer e o cartão-postal que era Paulo Afonso na gestão dos 16 anos dos "Deuses" (como o sr. tanto bate nesta tecla) começa a ressurgir, despontar, brilhar...De que adiantou o Sr. mancomunar-se com o Governador , à época da campanha, e direcionar o seu pensamento em "derrotar os DEUSES"? Vc viu? O Governador apoiou RAIMUNDO CAIRES e seu candidato Val obteve aquela votação "SINEQUANON"? Adianta fazer política com o fígado? Aproveite este importante órgão do seu corpo pois ele tem outras funções e, se desvirtuado, pode atrapalhar o metabolismo do seu organismo e das suas pretensões políticas... E tenho dito!