sexta-feira, 24 de abril de 2009

PAINEL

Convocação
A Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano (APSB) está convocando os prefeitos da região para se engajar na greve, convocada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) para o próximo dia 28. Padre Teles, presidente da entidade que reúne prefeituras da 10ª Região Administrativa , acredita em forte adesão ao protesto, que alerta para o perrengue dos municípios diante da crise financeira internacional. Leitor do Forquilha acha que tem prefeitura que pode fechar as portas à vontade, pois o povo nem vai perceber a diferença. Trata-se de governos que não vão apenas parar no dia 28, pois estão paralisados há mais de 100 dias!
Concurso PM
O governo do Estado divulgou nesta quinta-feira o resultado da primeira etapa do concurso da Polícia Militar, que corresponde à prova objetiva. Nessa fase são 35.691 os candidatos habilitados (a lista está disponível em caderno especial encartado no Diário Oficial do Estado, no site da Fundação Carlos Chagas, em http://www.concursosfcc.com.br/, e no Portal do Servidor, em http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/).
O concurso é para o preenchimento de 3,2 mil vagas, sendo 2,8 mil para o quadro de praças da Polícia Militar e 400 para o quadro de praças do Corpo de Bombeiros. A definição dos classificados se dará após a correção das redações dos 12.800 primeiros colocados na prova objetiva. A previsão de divulgação do resultado final é para o mês de junho.
A partir desse resultado a PM vai chamar os 3.200 primeiros classificados para exames pré-admissionais - exames médico, físico, psicológico e de investigação social. Só depois de aprovados nessa última etapa os candidatos serão matriculados no curso de formação.
E haja Luz
Desde o último 21 de abril a vida da comunidade do espinheiro, município de Jeremoabo não é mais a mesma, é que agora os seus moradores podem desfrutar dos benefícios da energia elétrica, do Programa Luz Para Todos do governo do federal.
No evento estiveram presentes representantes dos governos federal, estadual, municipal, e lideranças políticas do município e da região, a exemplo do deputado estadual Paulo Rangel (PT).
O cantor Avelar Santos foi a atração musical, fechando com chave de ouro as comemorações na comunidade. O projeto, segundo o superintendente de obras da Coelba, Jobert Meneguelli, atende 105 famílias e a mais de 550 pessoas.
Que crise?
Com base nas estimativas feitas pela empresa Transparência Municipal, contrata pela prefeitura de Paulo Afonso sem licitação a peso de ouro, o repasse FPM – Fundo de Participação dos Municípios, feito pelo Governo Federal dos meses de abril, maio e junho de 2009 serão de R$ 5.062.947,40, valor este, quase igual ao mesmo período de 2008, que foi de 5.103.635,43 (cinco milhões, cento e três mil, seiscentos e trinta cinco reais e quarenta e três centavos) segundo fonte do Ministério da Fazenda no site: www.tesouro.fazenda.gov.br/estadosmunicipios/municipios.asp.
O município de Paulo Afonso figura ainda, segundo a empresa Transparência Municipal como a sexta maior arrecadação da Bahia, que tem 417 municípios.
Para Refletir
Com a colaboração da Ir. Lêda da 1ª Igreja Presbiteriana: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós, de duplo ânimo, purificai os corações”. Tiago 4:8

Nenhum comentário: