quarta-feira, 1 de abril de 2009

PAINEL

Frase
“Está morto: podemos elogiá-lo à vontade.”
Machado de Assis


Tudo igual
O sistema de telefonia de Paulo Afonso, por mais que se reclame, continua péssimo. Internet só funciona quando quer. Os telefones da TIM vivem fora do ar. E a Vivo é aquela coisa de sempre. Pior é que a Anatel pouco ou nada faz para mudar esse quadro caótico. Com o sinal de TV é a mesma coisa.

Crise
O prefeito interino de Paulo Afonso Jugurta Nepomuceno Agra (DEM), poderá ter uma passagem pelo Executivo com alguns percalços até então inesperados. A queda no Fundo de Participação dos Municípios não é diferente por aqui.

Planejar
Muitos dos prefeitos que hoje choram a perda de verbas e queda de repasses em níveis substanciais têm ojeriza à palavrinha mágica.
Gestores que hoje choram demais esqueceram de fazer o dever de casa, se preparar para o pior. A crise não é nova, senhores. Vários são os exemplos de prefeitos da Décima Região Administratica do Estado que choram a perda de recursos, mas não deixam de trabalhar. Ao contrário, trabalham mais, estão fazendo o feijão-com-arroz para manter os serviços públicos prioritários, manter a folha em dia, mesmo com perdas na arrecadação. Dureza é que estes mesmos prefeitos têm uma representação que somente chora. E viaja. Trabalhar que é bom, nada. Depois, vai chorar o leite derramado.

E a crise
E ainda tem gente dizendo que a crise não chegou a Paulo Afonso. Até certo estabelecimento Chik conhecido por vender marcas famosas, está anunciando um grande queima de estoque.

Fumo nos fumantes
O governo federal zerou o imposto sobre o cimento, mas elevou a taxação do cigarro. É melhor assim do que ver os empregos na construção civil virarem fumaça.

Protesto
Em Alagoas as prefeituras como forma de protesto fecham as portas amanhã contra a queda no repasse do Fundo de Participação do Município (FPM). A verba federal é, em muitos casos, a única fonte de recursos para o cumprimento das obrigações.

Arranhões na imagem
Durante todo este ano, a situação se empenhará em causar arranhões à imagem do ex-gestor do município. Os opositores irão aproveitar para pressionar a Câmara a rejeitar as contas do ex-prefeito relativas ao exercício 2007 que ainda não foi apreciadas para tentar fragilizá-lo . Se tiver as contas rejeitas Raimundo Caires ficará no mínimo 5 anos inelegível. E ai, adeus, so long very well candidatura a deputado estadual.

Pinto de granja
Adversários do PP começaram a ironizar a candidatura do Mário Negromonte Júnior a Assembléia Legislativa do Estado em 2010. Afirmam que a política não é como granja, onde os pintos são engordados da noite para o dia. Um conselho da coluna para quem pensa dessa forma: é melhor levar a coisa a sério. Na hipótese de ser derrotado na disputa para o AL, Mário Júnior é candidato preparado para concorrer à sucessão de Anilton Bastos (DEM). Essa é uma história bem conhecida pelos pauloafonsinos.

Demora incômoda
Uma demora incômoda para a democracia é essa do resultado do concurso público. Essa indefinição gera insegurança e instabilidade democrática.

Para Refletir
Com a participação da Ir.Lêda da Igreja Presbiteriana “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. João 1:14

Nenhum comentário: