sábado, 11 de abril de 2009

É hora de agir, Doutor

O governo Anilton Bastos Pereira (DEM) chegou aos 100 dias sem projeto, sem um planejamento estratégico embora tenha demonstrado “muita vontade”, mas só isso não resolve. Ainda há um processo de acomodação e muita coisa a fazer.

Anilton errou, e muito, ao não definir uma equipe de governo (ao menos o núcleo duro) logo após a sua vitória.
Deixou para anunciar o time ao assumir, no dia 1º de janeiro. Faltaram interlocutores, elementos de transição entre aquele que foi o pior governo de Paulo Afonso (2005-2008) e o atual. Faltou tomar pé dos problemas com a gana de quem foi eleito prefeito. Agora, paga a conta. E o pior: tem que pagar em período de vacas magras. Por enquanto, temos visto muita viagem a Salvador e até Washington, mas nada de muito concreto. Mas não vamos torcer pelo pior. Vamos torcer pelo melhor, pelo bem da cidade.
O início de gestão se destaca por um sem número de problemas. Por isso, talvez, a sua entrevista prevista para a próxima semana na Rádio Betel FM será centrada nos assuntos concurso público, crise financeira e as dificuldades encontradas até aqui.
Passados estes 100 primeiros dias, é hora de dar um freio de arrumação. Comece pela saúde, Doutor. Um governo que não consegue resolver problemas nem mesmo de sua rede básica decepciona os milhares de pauloafonsinos.
O governo mostra-se zonzo até aqui e conseguiu ser notícia por produzir uma trégua de 90 dias no tão propalado concurso público contestado (inclusive pelos seus resultados).
Paulo Afonso espera mais de quem teve uma belíssima votação após estar fora do poder para o seu principal cargo eletivo. Não é hora de vacilos, não é hora de esconder-se do povo nem de secretários. É hora de saber reivindicar aquilo que é de direito de Paulo Afonso. Deve-se ter uma postura altiva nas reuniões, audiências com governador, secretários estaduais, ministros… E, se possível for, com o presidente.
Olhando esses 100 dias a que chegamos poderíamos dizer que a grande obra de Anilton descansa em berço esplendido. No mais, faltam projetos em quase todas as áreas. Elogiar, mesmo, só aquilo de bom que o prefeito decidiu manter do governo anterior, o social, capitaneado pela 1º dama Ana Clara Moreira.
Respaldado em sua votação histórica, ainda é tempo de Anilton mostrar a que veio. E sem perder popularidade. Se achar que é preciso mexer na equipe que escalou e anunciou em 1º de janeiro, mexa. Não perca tempo. Paulo Afonso não pode perder tempo.
E não vacile com o passado (que tem nome e sobrenome). Nem dele tenha medo. O futuro cobrará pelas omissões do presente. Basta se articular melhor.


Por: Bob Charles - DRT/BA 3.913

Um comentário:

Anônimo disse...

Discordo c o nobre colunista de que o governo anterior tenha sido o pior de PA.Se for em relação a dividas,por isso não q quando RC assumiu teve que arcar com despesas deixados pelo governo do DEM,isso não é disculpa para governo mal administrado,RC sofreu calunias,perseguições... ou seja comeu o pão que o diabo amassou,como diz o ditado popular.Mas deu a volta por cima,é o que o atual gestor tem que fazer tbm,esquecer o governo passado e arregassar as mangas e como vc diz... mostrar a que veio.