sábado, 4 de abril de 2009

Crise das prefeituras

Não há qualquer decisão do colegiado de 22 prefeitos que integram a Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano (APSB) sobre uma eventual paralisação das prefeituras da 10ª Região do Estado em protesto contra a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos últimos três meses, em função da crise financeira mundial. A garantia é de uma fonte ligada a APSB.Há, é verdade, uma forte preocupação dos prefeitos com a queda do FPM desde janeiro. Em março a redução chegou a 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Em municípios pequenos como Santa Brígida, a redução foi drástica para uma prefeitura que depende essencialmente do FPM para tocar obras e investimentos. Por conta disso, os orçamentos de todas as prefeituras estão sendo revistos. A maioria vai trabalhar apenas com as obras essenciais. E aí há um outro problema: como explicar à população nas cidades onde não há veículos de comunicação de massa com programação local, que a prefeitura vai reduzir os investimentos? Uma das alternativas apresentadas poderia ser a realização de audiências públicas nos bairros ou, ainda, a divulgação através de informativos da prefeitura. De certo mesmo, por enquanto, só a certeza de uma nova reunião da APSB no fim desta quinzena. Os prefeitos aguardam a liberação do primeiro repasse do FPM de abril para terem uma noção das perdas. Se elas continuam ou não. Dependendo disso, irão discutir que novas medidas tomar para conter a crise, que, só não é mais grave nos municípios por causa das obras do PAC, graças ao fôlego que vão ganhar nos próximos meses com o programa do governo federal para a construção de casas populares no interior.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Bob, lá em Santa Brígida,a paralização da administração do Teles está parada desde o resultados das eleições, na saúde, os médicos sumiram, remédio, coitado dos pobres, ambulâncias estão na UTI, enfermeiros sumiram, PSFs não funcionam, exames, nem pensar, a patrol, dia 05 de outubro/2009,tiraram um pneu dela para simular que estava quebrada e até agora continua quebrada, a retro-escavadeira, sumiu do município, dizem que está lá pelas bandas de Jeremoabo ou Euclides da Cunha, na certa beneficiando os eleitores forasteiros do Teles, por falar em Teles, os seus assessores anunciou que: "ele só estará no município dois dias na semana, o resto ele estará em Euclides da Cunha e Salvador administrando os seus BENS, e o povo que se dane que ele não tem compromisso com mais ninguem." É, a crise em Santa Brígida está pior do que nos Estados Unidos.

TARCISIO PEREIRA(tarcisiopereira1981@bol.com.br) disse...

Aqui também meu caro, aqui em Paulo Afonso desde que HANILTON ficou com o poder da PMPA, o Raimundo paralizou tudo e HANILTON deu continuidade. Até o momento passado mais de 90 dias só sabemos de fofoca do concurso que eles vão ter que engolir.Não poderão cancelkar porque somente a JUSTIÇA poderá faze-lo.