quinta-feira, 16 de abril de 2009

FACHESF PENALIZA APOSENTADO COM AUMENTO DE 38% NO PLANO DE SAÚDE

Começa a corrida dos aposentados à Fachesf para pedir o cancelamento do Plano

Funcionários aposentados da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) estão denunciando o que a maioria considera ser um “golpe” da Fundação Chesf de Assistência e Seguridade Social (FACHESF) contra os aposentados a correção dos valores do Plano de saúde para o ano de 2009. A denúncia foi lida no plenário da Câmara federal pelo deputado Colbert Martins (PMDB/BA). Segundo a denúncia, a Fachesf aumentou em mais de 38% o valor do plano para os aposentados e de seus dependentes e em apenas 13% para os empregados da ativa. A medida é considerada pelo deputado Colbert como uma discriminação inaceitável. Em Paulo Afonso o presidente da Aposchesf, Zezinho disse que muitos dos aposentados já estão se dirigindo à Fachesf para pedir o cancelamento do plano de saúde. O fato é grave disse o parlamentar. Colbert solicitou a Comissão de Seguridade Social e família uma avaliação da legalidade de tais aumentos. Um aposentado que não quis se identificar lamenta ao comentar a medida da Fachesf, quando imaginava que teria uma aposentadoria digna, sou obrigado a cortar o meu plano de saúde e entregar meu destino e da minha família a própria sorte e ao SUS” finalizou.

2 comentários:

Ricardo disse...

Olá Bob Charles, sou filho de um chesfiano aposentado há quase 12 anos e sempre ouvir meu pai falar que a CHESF foi uma mãe para muitos que hoje estão aposentados. Mas é com muita tristeza que vejo meu pai sendo obrigado a corta um benefício que utiliza a vários anos. Ele pagava um pouco mais de R$ 500,00 e hoje é forçado a pagar R$ 808,00... Isso é um absurdo!! Gostaria que os representantes do nosso povo tome alguma providência... Isso é uma falta de respeito com os aposentados.`Parabéns pela matéria Bob Charles.

Anônimo disse...

BOB, o aumento da mensalidade do plano de saúde concedido aos aposentados é abusivo e discriminatório. Portanto, cabe aqui impugnar a prática ilegal e discriminatória cometida pela Fachesf quanto à estipulação do percentual aplicado de forma diferenciada entre aposentados e quem encontra-se na ativa. Ressalta-se, que essa medida atinge principalmente os idosos, ou seja, aqueles que atingiram a idade sexagenária. Portanto, o § 3º do art. 15 do Estatuto do Idoso, veda esse aumento em razão da diferença de idade e considera ato discriminatório.
Também sou filho de aposentado e para sair dessa cilada armada pela Fachesf, estamos utilizando a nossa empresa para aderir ao Plano Empresarial Goden Cross. Para exemplificar: meus pais permanecem no plano Fachesf, porém os quatro filhos dependentes do casal saem do plano Fachesf Saúde e passa a aderir o Plano Empresarial Golden Cross. Com essa medida, meus pais vão economizar mensalmente 385 reais, ou seja, no final do ano teremos uma economia de 4.620 reais.