quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Adab prorroga campanha de vacinação contra Aftosa

Os criadores terão até o 15 deste mês para vacinar seu rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa. O prazo da segunda etapa de vacinação, que seria encerrado no domingo (30), foi prorrogado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) devido à seca intensa que atingiu o estado nos últimos meses.
Após vacinarem o rebanho, os criadores deverão declarar a vacina em um dos escritórios do órgão. A lei estabelece uma multa de 50 UFIRs por cada animal não vacinado e 150 UFIRs por propriedade que não declare.
“A Adab nunca havia registrado, em campanhas anteriores, uma situação parecida, e, sensibilizada pelos apelos de criadores, associações, sindicatos e médicos veterinários do órgão que trabalham no campo, decidiu solicitar do Ministério da Agricultura (Mapa) a prorrogação”, justifica o coordenador Regional da ADAB em Paulo Afonso, Albany Leite Lopes.
Segundo ele, o órgão não permitirá que a forte estiagem prejudique o status de zona livre de febre aftosa com vacinação, conferido à Bahia pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
.A coordenadoria da Adab em Paulo Afonso é composta por 11 municípios e registrou, na última etapa da campanha, realizada em março, um percentual de imunização de 92,5% dos animais.

Nenhum comentário: