quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Dia Mundial de luta contra a AIDS mobilizou equipes em Paulo Afonso

Por conta do aumento no número de idosos acometidos com o vírus do HIV, o Ministério da Saúde direcionou a Campanha Nacional de Combate à Aids 2008 para esse público. Em Paulo Afonso, a Campanha Nacional “Sexo não tem idade. Proteção também não”, iniciada na sexta-feira, com o Baile dos ENTA, no Clube Paulo Afonso, por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a Aids, mobilizou várias equipes do Serviço de DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde da 10º DIRES. Os dados da Coordenação de DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, mostram que no período de 1985 a 2007, 8 pessoas com idade acima dos 50 anos foram contaminadas com a Aids somente em Paulo Afonso. Por conta do grande índice de pessoas da terceira idade contaminadas com a doença, o Ministério da Saúde, através das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde decidiu focar a campanha justamente para as pessoas acima dos 50 anos.
Conforme informações da coordenadora do DST/Aids, Fabiana, a campanha teve como objetivo, não só levar informações à população sobre o avanço da doença, na terceira idade, como também conscientizar as pessoas para a importância da prevenção. A coordenadora da Seção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, Fabiana, explicou que a campanha teve como foco pessoas acima dos 50 anos devido ao crescimento nos registros de portadores nessa idade. “Com o advento de medicamentos como o Viagra, os homens idosos estão mantendo uma vida sexual mais ativa e, por conta disso, são vulneráveis à contaminação. As práticas sexuais que eles tinham há décadas foram conservadas mesmo com o surgimento da doença e isso permite que essas pessoas sejam infectadas mais facilmente”, informa.
Fabiana ressaltou que a secretaria Municipal de Saúde e a 10º DIRES desenvolvem políticas de combate à doença, não apenas com as campanhas preconizadas pelo Ministério da Saúde nas épocas do Carnaval e no Dia Mundial de Luta contra a Aids, como também no Dia dos Namorados, período junino, Copa de Velas e Dia Internacional da Mulher. Na segunda-feira, 1º de dezembro a coordenação da campanha concentrou a mobilização na Avenida Getúlio Vargas, no centro, com a distribuição de material educativo e preservativos masculinos.

Nenhum comentário: