quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

BASTIDORES

Ala-la-ô
Paulo Afonso leva a sério essa história de emendar feriados. Como semana que vem é Carnaval, desde ontem a velocidade das coisas diminuíram por aqui. Mas ainda há alguma atividade a ser relatada. Até a alta temperatura do “caso do juiz baiano” já baixou. No mais, o ritmo é de “ala-la-ô-ô-ô-ô-ô”. Palpite do blog: não vai dar em nada. È só oba-ôba.

Na emenda
Os caciques do poder elevam ao paroxismo a mania de emendar um feriado. Com o Carnaval, a câmara, a Prefeitura, o Fórum, o Ministério Público, a OAB só voltam a ficar funcionar a partir de quarta-feira (25).

Ó paí ó
A semana termina com o caso do juiz baiano sem nenhum novo comentário na imprensa da capital e do interior. É o velho e bom roteiro: o magistrado se aposenta, os denunciantes somem e as acusações são abafadas.
Meta atingida
A Agência Baiana de Defesa Agropecuária (Adab) divulgou esta semana que a última campanha de vacinação contra a febre aftosa atingiu índice de cobertura 96% do plantel de bovinos e bubalinos em todo o estado. A segunda etapa da campanha foi a mais longa da história. Iniciada em novembro, a vacinação foi prorrogada devido à grande estiagem em quase todas as regiões da Bahia nos dois últimos meses do ano passado. O percentual garante o certificado de zona livre da doença. Segundo o secretário estadual de agricultura, Roberto Muniz (PP), a meta é obter o certificado de zona livre sem vacinação, equiparando-se a Santa Catarina.

Bombeiro
O presidente Antonio Alexandre dos Santos (PP) afirmou que o projeto para o início dessa legislatura será de transparência. Ele disse ainda esperar um amadurecimento político, principalmente por parte dos novos vereadores, para que não haja o “atingimento pessoal” em debates mais calorosos. Ele previu que haverá, sim, oposição e situação, mas para que possa haver grandes debates. “Nunca provocações ou entrar no pessoal um do outro”, ressaltou. Sobre como evitar esses ataques e manter uma boa convivência, Alex disse que com diálogo tudo se resolve.


Cobrança

O ex-presidente do diretório Municipal do PSDB, Fábio Jean (foto) em sua participação no dia de ontem no programa Bom Dia 104 da Rádio Betel FM, chamou a atenção Secretaria Municipal de Saúde, 10ª Dires, Vigilância Epidemiológica e Fundação Nacional de Saúde, organismos responsáveis pelo combate ao mosquito transmissor da dengue e melhoria do atendimento às pessoas que apresentam sintomas da doença. Jean também cobrou a presença de carros-fumacê na sede e bairros da cidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a borrifação em toda a cidade seja feita só uma vez a cada intervalo de 12 meses. Alguém lembra quando correu a ultima borrifação em Paulo Afonso?

3 comentários:

Anônimo disse...

PORQUE A SESAB NÃO ASSUME O PROBLEMA DA DENGUE EM PAULO AFONSO E TRAZ O FUMACÊ, TAL COMO EM ITABUNA NA BAHIA?

fevereiro 18th, 2009
Uma reunião ocorrida hoje à tarde na 7ª Dires traçou algumas medidas que serão tomadas nos próximos dias, no combate ao mosquito transmissor da dengue e melhoria do atendimento às pessoas que apresentam sintomas da doença.
A boa notícia divulgada no encontro, do qual participaram o secretário municipal de Saúde Antônio Vieira e o coordenador da 7ª Dires, João Marcos de Lima, além de representantes da Vigilância Epidemiológica, foi a de que mais três carros-fumacê chegarão na tarde desta quinta-feira (19) a Itabuna. Outros dois já estão sendo utilizados nos bairros da cidade.
Durante a reunião, houve muitas críticas ao atendimento prestado nos hospitais de Base e Manoel Novaes, além do Cemepi.
O Pimenta já havia antecipado na terça ( 17) que a Sesab iria intensificar a aplicação do fumacê em Itabuna, mesmo contrariando regras da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ofensiva foi definida em reunião de técnicos da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesab e da Fundação Nacional de Saúde, na terça.
A OMS recomenda que a borrifação em toda a cidade seja feita só uma vez a cada intervalo de 12 meses. A medida visa evitar que o mosquito da dengue adquira resistência ao inseticida. Como a situação é crítica, o setor de Vigilância Epidemiológica da Sesab decidiu aplicar o inseticida em todo o município agora, menos de sete meses após a última borrifação 100% (que ocorreu em julho).

Anônimo disse...

Parabéns Fabio jean pela sua colocação!!A vigilancia sanitaria de Paulo Afonso, não funciona mesmo!!Enquantos isso é o povo que sofre...

Anônimo disse...

Eita e quem disse que a decima DIRES daqui funciona, lá tem um bando de desocupadas sentadas batendo papo o tempo todo, lanchando e ganhando o salario gordo no fim do mês, uma vez que foi destivado o antigo Posto do Estado, elas foram todas pra lá!!!Dona FRANCI faça alguma coisa e mude esse quadro, a senhora tem a FORÇA!!