quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Suspeita de fraude pode decretar o cancelamento do concurso publico

Ainda gera muita dor de cabeça à administração do prefeito Anilton Bastos (DEM), as suspeitas de fraude no concurso público para preenchimento de 1.800 vagas, promovido pelo então prefeito Raimundo Caires Rocha (PSB) no ano passado. Tudo começou quando ao assumir o governo o prefeito Anilton Bastos decidiu prorrogar por 90 dias a convocação dos aprovados sob a alegação de que submeteria o resultado do concurso a uma comissão de avaliação. Ao que tudo indica as suspeitas de fraude foram confirmadas o que poderá provocar o inevitável cancelamento do concurso.
Vários documentos que já se encontram em poder da Comissão de avaliação dão conta da realização de fraude na classificação final dos aprovados, inclusive com a comprovada anuência da administração anterior. Os atos além de macular o concurso se configuram em improbidade administrativa e se juntam a inúmeras denúncias e depoimentos pessoais que levam suspeita a realização do concurso público. Entre outras mazelas, já está comprovada a aprovação de deficientes físicos que são perfeitamente normais e ganharam o privilégio de dar saltos na classificação de até 1.000(mil) candidatos.

As provas detectadas pela comissão são contundentes e revelam com clareza que o concurso público está viciado e iria contemplar alguns candidatos pré-definidos. Nos próximos dias a Prefeitura deverá se manifestar sobre o caso. Entramos em contato com o procurador do Município Dr. Flávio Henrique Magalhães de Lima que afirmou que não se pronunciará agora, mas que tem recebido várias denúncias e vai analisar todas. Por enquanto, preferiu não adiantar detalhes, mas garante que foram encontradas algumas falhas graves no concurso, e apesar de seu silêncio a coluna já confirmou que uma dessas é a aprovação de pessoas na qualidade de portadores de necessidades especiais que são perfeitamente normais.

11 comentários:

Anônimo disse...

Uma pergunta: O crime é de quem fez o concurso, de quem realizou o concurso ou de quem mentiu para se beneficiar?

Anônimo disse...

Se há pessoas normais que se cadastraram como portador de necessidades, o candidato que terá que responder por ter alegado deficiência, ele prestou falsas informações, nenhum concurso verifica se é portador ou não de deficiência nas inscrições, isso só ocorre na convocação e caso tenha prestado falsas declarações o candidato que responde por isso e é desclassificado. Se o motivo for esse não é desculpa para cancelamento.

Anônimo disse...

Mais uma mentira de Anilton Já Bastou!!!

A CONSULPAN, q realizou o concurso, é uma empresa séria, fez o concurso da CHESF.

Vem com outra, Anilton, e seu 'procurador' inexperiente!!!

A Justiça descidirá!!!

Anônimo disse...

concurso!!

SERÁ QUE OS 1800 APROVADOS COMETERAM ERROS, QUE DESCLASSIFIQUEM QUEM ERROU.

Anônimo disse...

Então quer dizer, prefeitinho, que o senhor tá te dizendo que o Ministério Público, OAB/P.Afonso, Sindicatos, Ascopa e outros órgãos representativos que fiscalizaram o concurso "fraudaram" também????

Vcs estão querendo a todo custo 'cancelar' o concurso, mas não vão conseguir.

Nós, concursados, estamos unidos!!!

Se vira, careca!

Anônimo disse...

ESTÁ DIFICIL RESOLVER OS PROBLEMAS DE PAULO AFONSO?
Paulo Afonso – Ba - Transparência já!!!.
11 de fevereiro de 2009
O título acima é propositadamente um trocadilho com o movimento “Transparência Brasil”. Ao longo desses meses de convívio com os leitores através da coluna e com os cidadãos nas ruas, venho sempre colocando da necessidade da participação popular nos destinos da cidade.

Estou cada dia mais convicto de que esse é “um bom combate”. Nesse aspecto, em todos os assuntos dos quais já comentei aqui, sempre que há crítica ou desejo em relação ao poder público, diga-se à prefeitura e ao prefeito, a “transparência” administrativa (ou a falta de) está presente. Por isso, a abordagem de hoje é para essa necessidade que temos em relação aos atos da administração publica e dos agentes políticos e econômicos do município.

Quem sabe o que está sendo decidido nesse momento sobre o futuro da cidade? Qual o plano para o município? Onde está escrito?

Por que a assessoria de imprensa da prefeitura não solta matéria alguma sobre o lixo, informando qual a empresa responsável, qual o valor do contrato, onde está sendo feita a triagem, quem está fiscalizando, como foi feita a concorrência? Qual o plano para acabar com os lixões? Para quando? Sim, porque segundo o IBAMA, esse problema já vem de anos e houve tempo suficiente para planejar as ações municipais. O programa “lixo zero” até o momento não foi mostrado ao povo ao prefeito resta apresentar seus planos uma vez que o mesmo já ocupou a tão sonhada cadeira no mandato anterior. Já houve “TAC’s” (termo de ajustamento de conduta) entre prefeitura e o IBAMA para encerramento do lixão? Então, a questão do lixo poderia e deveria estar no centro dos debates há muito tempo, e estimulada pela prefeitura, que ao contrário, tenta esconder o problema e ainda critica quem quer debater e resolver a questão.

Na área econômica do município, qual o planejamento do Turismo? Em 16 mais quatro e agora mais quatro anos(16+4+4) não foi feito plano nenhum e agora o que se apresenta finalizando a temporada de 2009, o que teremos pela frente? Shows, festas, eventos esportivos e culturais? O que realmente está para ser apresentado ao povo?

Ainda na área econômica, procede a informação de que haverá corte no orçamento, em todas as secretarias? Se sim, qual o motivo? Crise ou precaução para gastos correntes como o lixo que assola nossa cidade e periferia?

Na saúde, qual o planejamento para a assistência hospitalar? O Hospital Municipal será devolvida ao Estado? Quando? Haverá programa “Brasil Sorridente” para proporcionar assistência odontológica pelo SUS à nossa população? Está em curso uma “conferência municipal de saúde”, que deve ser o maior evento do município na área da saúde, está sendo feita extemporaneamente, sem justificativa e de maneira inadequada. Onde a secretaria de comunicação da prefeitura noticiou o evento? Como está convocando a população? Qual o tema da conferência?

E o Plano Diretor Municipal, aprovado pela Camara Municipal porque não se coloca em prática por falta de aprovação de leis. Quando teremos as leis? O que sinalizará para os cidadãos? Quando a prefeitura enviará a nova lei de Uso e Ocupação do Solo? Como ficará a questão ambiental e social?

Existem muitas e muitas outras dúvidas na cabeça de muita gente. Fico por aqui para poder afirmar que talvez alguns possam ter essas informações por conhecimento de quem está no poder e outros por oficialmente solicitar essas informações (no meu caso, tenho há mais de 40 anos esperando Paulo Afonso se apresentar no cenário Estadual e Federal.

Mas a questão central do artigo de hoje é que essas informações devem e podem estar acessíveis a todos. O executivo municipal pode disponibilizá-las pelo site da prefeitura, que engloba notícias e todas as secretarias. Elas não estão lá. A secretaria de comunicação, que pauta toda a imprensa local também pode tratar dessas questões, não faz. As secretarias pertinentes poderiam chamar debates e discussões a esse respeito, não estão fazendo (basta observar o silêncio oficial sobre o Concurso realizado na gestão anterior).

Ou seja, do lixo (efetivamente) ao luxo, Paulo Afonso vive uma época de trevas em relação às informações oficiais que de fato interessam aos cidadãos e contribuintes. E há muitas maneiras de melhorar essa transparência. Basta vontade política de quem tem o poder, que tem o direito adquirido nas urnas de fornecer essas informações e o dever de fazê-lo (informar) pela responsabilidade que vem junto com o direito adquirido.

Aos cidadãos e leitores interessados, sugiro uma visita aos sites do governo federal e seus ministérios, bem como aos do governo estadual. Temos capacidade para ter um site da prefeitura com as mesmas informações.

A verba de publicidade pode ser usada também para produzir material a esse respeito.

Que tal todos começarmos a exigir essa transparência? Que tal um grupo de cidadãos apartidários iniciar um movimento nesse sentido? Há o Fórum Municipal de Proteção à Cidade se instalando e com possibilidades de exigir essa transparência. Mas é preciso mais manifestações e adesões cidadãs.

Ao leitor, uma pergunta final: você está satisfeito com as informações que recebe sobre o andamento da administração pública e o uso de seu dinheiro?

Manifeste-se. Você é cidadão, contribuinte e tem direito de saber o que está sendo feito com seu dinheiro e com sua cidade.

Estamos alertas para defender Paulo Afonso desta vez.

Anônimo disse...

Eu sou uma pessoa que pagou pra fazer o concurso e vi logo de cara que não seria um concurso honesto e de transparencia agora deveriamos todos nos juntar e pra porta do ex prefeito perguntar o que ele fez com o nosso dinheiro,sera que ele não cansou de lesar o poder público?

Anônimo disse...

Desde quando suspeitar de alguma coisa é ser algo concreto, que dizer por exemplo que o suspeito de cometer algum crime já está condenado, antes mesmo de ser julgado? me faça um favor! viu?

Anônimo disse...

"Entre outras mazelas, já está comprovada a aprovação de deficientes físicos que são perfeitamente normais"
Caro amigo, nenhuma empresa verifica a veracidade das informações dos candidatos antes da realização do concurso. Se alguém, porventura, mentiu ou omitiu informações, cabe a prefeitura, na hora da contratação investigar. Agora, punir os demais concursados por isso é "brincadeira" e voces quererem nos empurrar esta desculpa goela a baixo é substimar demais nossa inteligência. Só em Paulo Afonso mesmo.

Anônimo disse...

Nunca pensei q em uma cidade aparentemente tao organizada, tantas confusoes pudessem acontecer diante de um concurso, so esperamos q nós classificados nao sejamos prejudicados por erros de outras pessoas...

Anônimo disse...

Muita Farsa!!

Senhor prefeito q s dia um homem digno, faça o justo e convoque os aprovados caso contrário o preço q pagará será muito alto!!!O povo não é mais besta e sabe muito bem lutar por seus direitos!