sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

BASTIDORES

Axé Kedma
O município de Água Branca (AL) é um dos principais destinos de quem curte folia momesca. Atrações musicais são inúmeras. Sempre no ritmo do axé baiano. A jovem cantora Kedma Anne (Foto) é uma das atrações previstas para o sábado (21) . A belíssima cantora de apenas 17 anos, é presença garantida no domingo e na terça no Clube Paulo Afonso (CPA)

Com dinheiro no bolso
O presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Antonio Alexandre (DEM), antecipou o pagamento dos funcionários da Casa neste mês, em função do feriado de Carnaval. A medida permitirá que os servidores foliões tenham saldo para cobrir a folia.
Redução
Depois do episódio envolvendo o juiz Jofre Caldas de Oliveira, o ambiente no Fórum Adauto Pereira de Souza em Paulo Afonso, ficou tenso. Os advogados estão preocupados e os servidores, mortos de medo. Os desdobramentos serão inúmeros. Um advogado amigo meu, revelou que “Hoje me convenço que o tempo máximo de um Juiz na Comarca deveria 05 anos”. Este colunista é mais econômico no tempo: 2 anos estava de bom tamanho.
Exagero
Aliás, por falar em Câmara, será que há uma alternativa para se eliminar a leitura da tal ata.Exemplo, não podia ser tirada uma cópia e repassada aos parlamentares para simples apreciação e posterior aprovação? A leitura da Ata tira a paciência dos vereadores e da imprensa. Algumas vezes são gastos até 40 minutos, dependendo de quem ler. Parece uma verdadeira ladainha de todos os santos.

Picada
Um dos nossos parlamentares bem que podia apresentar um projeto de Lei propondo a aplicação de multa aos proprietários de imóveis onde forem encontrados focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O princípio é o de que essa história de conscientização funciona pouco. A coisa só se resolve mesmo quando o renitente no mau-costume é atingido no bolso. Agora boa parte da responsabilidade pelo avanço da dengue é atribuída à ausência do poder público.

Cenário para 2010
O vereador Daniel Luiz (PSBD) defende que, em 2010, será praticamente inevitável uma candidatura dos tucanos a Assembléia Legislativa do estado e, naturalmente, a dos tucanos, encabeçada por ele próprio. O vereador faz criticas à falta de unidade dos partidos. “A coisa aqui é igual a escola de samba, tem muitas alas”, comparou.

Para Refletir: Com a colaboração da Ir. Lêda da Igreja Presbiteriana:
“E este lugar me servirá de nome, de gozo, de louvor, e de glória, entre todas as nações da terra, que ouvirem todo o bem que eu lhe faço; e espantar-se-ão e perturbar-se-ão por causa de todo o bem, e por causa de toda a paz que eu lhe dou”. Jeremias 33:9

Um comentário:

Anônimo disse...

Li em outors Blogs de Paulo Afonso o discurso do Deputado Paulo Rangel. Resolvi postar meu comentario aqui em seu Blog, Bob, por acreditar que voce irá publicar.
Interessante como funciona o desenrolar de alguns fatos.
O Deputado (ou Desocupado) Paulo Rangel diz em seu discurso que, sabia sobre o "bandido escondido através de uma toga" - Juiz Jofre Caldas.
Pergunta que nao quer calar: porque não o denunciou?
Como deputado ele tem alguns "poderes" uma vez que, foi eleito por voto direto e secreto, e empossado pelo sistema misto do mais votado, maioria de votos e legenda partidária, a qual elege maior número de deputados estaduais... blá..blá... Cabe ao deputado estadual legislar e vigiar as leis e dogmas constitucionais do Estado, podendo propor algumas alterações, emendas, etc. à Constituição do Estado, entre outras funções, ou seja, ele é o REPRESENTANTE ESTADUAL POPULAR.
O “nosso”deputado parece querer ser agora o pai da criança. RIDICULO!
Quantas vezes, Paulo Rangel, vi você entrar no gabinete do Juiz Jofre, estar junto dele em solenidades... e demonstrar ser amigo do mesmo.
Estranha essa sua atitude agora Deputado.
Não estou aqui para ser a palmatória do mundo. Mas creio que seja bastante polêmica essa sua atitude agora.
Ahhhhhhhh!! Daqui há 1 ano e alguns meses vem as eleições para deputado, governador... bla... bla... desculpa... quase que eu esquecia desse pequeno, grande detalhe.
Na verdade quero deixar aqui meu protesto. Não contra Jofre, mas contra o corporativismo judiciário.
Contra as pessoas que ajudam a corrupção nesse meio.
Sabe-se que um juiz ganha relativamente muito bem. O salário de início de carreira de juiz estadual, hoje, está em torno de R$ 21 mil. Dependendo do Estado. O salário dos juízes é vinculado ao dos desembargadores --há uma diferença de 5% a 10% entre uma instância e outra. E por ai vai o trem... (calma eu não disse trem da alegria ... ainda.)
Os juizes estão sempre de ferias... Quem já não ouviu falar em férias forense? São férias coletivas que se dá duas vezes no ano – janeiro e junho.
Ah!! E os direitos trabalhistas do juiz? Bem... Não sejamos precipitados... É claro que ele tem direito a suas próprias férias. Opzzzzzzzz Então ao todo são 3 (três) férias ao ano... wow!!!
Nossa!! Mas, eles trabalham demais... Sim... trabalham muito, ficam sobrecarregados com varias varas... (e ganham muito mais por isso, é claro – em dobro)! Dão plantão obrigatório aos sábados e domingos...*rs* Isso é hilário, sempre vi esses plantonistas nas chácaras, fazendas, nas beira-rios e beiras mares da vida....
Mas isso não quer dizer que eles não estejam atentos aos seus celulares (para que eles nunca toquem).
Certa feita precisei falar com um desses juizes em Paulo Afonso... ele teria que estar de plantão, no Fórum, mas, não estava. Abriram um precedente para mim e eu pude falar com ele por telefone em sua casa. Nossa! O mesmo respondeu-me rispidamente, e mal humorado, creio que eu o incomodei por pouca coisa, afinal era só uma denuncia de corrupção, de improbidade administrativa que poderia ser flagrada, mas tudo bem. Ele estava mais interessado em ficar no aconchego de seu lar, do que ouvir uma denuncia, e ter que tomar as providencias.
Entre as funções de um juiz, de um magistrado, a principal é julgar o feito (o processo).
Existem processos em Paulo Afonso onde o demandante e/ou demandado já morreu ou morreram e o processo não foi julgado e nem extinto (o que é pior).
Existe inclusive prerrogativas quanto a pessoas de mais idade, onde o processo deve ser julgado com mais celeridade.
Mais...CELERIDADE? que palavra é essa tão mencionada no meio forense e nunca praticada...
Bem.. Vamos em frente!!!
Quantos divórcios, quantos inventários, quantos processos que ficam engavetados porque alguém é amigo de alguém, porque alguém deu uma linda banheira para a casa de alguém, porque alguém ganhou um carro lindo novinho (na caixa) de presente de alguem, ou mesmo porque eu simpatizo com você? Ahhhh! Os favores!!!!
Nossa!! Isso ocorre nesse meio? No meio daquilo que chamamos de JUSTIÇA?
Pois é... Ocorre. E ocorre muito mais.
São empregos, são concursos feitos por uma só pessoa... ou que somente uma pessoa passa e trabalha no Fórum...
Existe uma cidade com o nome de uma santa... Santa Brigida. A classe juridica deve amar a Prefeitura de lá. Imagine que é de conhecimento publico (quem nao conhece a celebre frase: Ouvi dizer...? Pois bem, Ouvi dizer, nao que o mundo vai acabar, mas que trabalham nesta prefeitura inumeros parentes bem proximos dos juizes, promotores... São cunhadas, maridos, ex maridos... e todos recebem da Santa Prefeitura de Santa Brigida.
Bem que poderia ter um cantinho lá pra mim. Com a diferença de que eu realmente trabalharia, não seria apenas um emprego, ou mais um emprego!
Opz!! Calma... eu NÃO, igualmente a Paulo Rangel, tenho meus motivos para não denunciar. Não tenho um mandado legislativo, sou apenas uma pessoa comum da sociedade Paulafonsina. Que indubitavelmente serei perseguida até a morte de minha fraca pessoa civil.
Sem contar que tenho alguns processos pendentes que não andam nunca... E se eu denunciar, ele andam diretamente para a gaveta que tenha o fundo mais profundo!!!
Mas eu estou indo pelas vias normais... Digamos que já falei com a ouvidoria/corredodoria, em Salvador (mas vejam só... vocês sabiam que na justiça também existe o desembargador PADRINHO???). Pois é. TEM!
É o tal CORPORATIVISMO!
Mas, o que o POVO precisa saber, é que os magistrados, sempre agem como deuses e os promotores como semi-deuses.
Acreditam que tem o poder da caneta. Coitados! São pobres mortais. São seres humanos e portanto passiveis de erros!
É bom que o judiciário de Paulo Afonso agora fique mais atentos as suas funções.
Eles tem muitas prerrogativas, mas no dia em que “caem”, OS AMIGOS SE TORNAM SEUS MAIORES INIMIGOS!!!
Eu acredito que um juiz NUNCA deveria passar mais de 2 anos em uma mesma Comarca, para realmente tentar ser imparcial em seus julgamentos!
Eis o principio da imparcialidade!
Onde está o caráter de imparcialidade que é inseparável do órgão da jurisdição?
A imparcialidade do juiz é pressuposto para que a relação processual seja válida. É assim que os doutrinadores dizem que o órgão jurisdicional deve ser subjetivamente capaz. A
suspeita de imparcialidade, afeta profundamente a relação processual e a incapacidade subjetiva do juiz. É bom que se leia na Constituição Federal o artigo 95 onde estipula garantias e prescreve vedações aos magistrados.
Termino com a célebre lição do filósofo grego Sócrates, "três coisas devem ser feitas por um juiz: ouvir atentamente, considerar sobriamente e decidir imparcialmente."

Essas tres coisas, devem ser feitas nao só pelo judiciario, mas por todos nós.