quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MENSAGEM DO VEREADOR CELSO BRITO MIRANDA


EXMO. SR PREFEITO MUNICIPAL DR ANILTON BASTOS
EXMO SR PRESIDENTE DA CAMARA MUNICIPAL EM NOME DO QUAL SAUDO OS DEMAIS VEREADORES.
AUTORIDADES PRESENTES, MEUS SENHORES, MINHAS SENHORAS,

Hoje(terça-feira, 17) se inicia oficialmente os trabalhos legislativos desta Casa, contudo, desde o dia em que decidi me candidatar a vereador tenho traçado os meus deveres e ideais que defenderia quando estivesse nesse plenário.
A função do vereador neste país vai muito além do fiscalizador e representante da sociedade frente às demandas por serviços públicos de qualidade a serem realizados pelo executivo. O vereador também é o amigo, o conselheiro, e por muitas vezes o único socorro que o cidadão encontra.
Essa é uma triste realidade da cultura política do nosso país e, em particular, no nosso município de Paulo Afonso. Ou se é amigo de um político influente ou não se consegue acesso ao serviço público com a rapidez e a qualidade necessária ao bem estar do cidadão. Cabe a nós representantes do povo, lutar para que seja rompido este paradigma, onde o que é de direito do cidadão, não lhes é oferecido como direito, e sim como um favor.
A nós, representantes eleitos pelo povo, vereadores, prefeito e vice, foi nos confiado um mandato de quatro anos, mas esta outorga não nos dá o direito de nos acharmos superiores aos demais cidadãos, pois vivemos em uma república democrática, onde “o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido”, e não numa monarquia, onde o líder senta-se em seu trono e trata a todos como súditos e subalternos. Na democracia, mesmo parecendo utópico, os eleitos são servidores do povo e quanto maior o cargo confiado, maior é a sua responsabilidade perante a população.
Numa eleição existem muitos lados na disputa, mas quando se encerra, os vencedores tem que defender o bem comum, independente de sigla partidária que outrora defendeu. Hoje, eu Celso Brito Miranda, filho adotivo dessa cidade, sou vereador de mais de 100 mil habitantes. Responsabilidade que vai além dos votos confiados que me fez o vereador mais votado do meu partido. O Excelentíssimo senhor prefeito Anilton Bastos Pereira também é o prefeito de toda essa população e não apenas dos 26 mil que o elegeram. Da mesma forma cada um dos excelentíssimos colegas que compõe a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso estão para servir a todos deste município. Repriso essas palavras que são amplamente ouvidas e deveriam ser entendidas por cada um de nós, para que todos entendam o seu dever. E PERCEBAM QUE ALÉM DA MUDANÇA DE NOMES TORNÁ-SE NECESSÁRIO A MUDANÇA DAS PRÁTICAS DO LEGISLATIVO.
Como vereador eleito pelo voto popular, como vereador escolhido pelos colegas para liderar a oposição, estarei pronto a exigir dos demais representantes legais da população: prefeito, vice, secretários e vereadores, que cada cidadão seja atendido de forma igualitária, que não haja privilégios, porque se assim não for, estarei pronto a denunciar e a lutar para que o cidadão tenha acesso àquilo que lhe é de direito.
Contudo, sabemos que na política existem lados opostos que defendem interesses opostos, mas que ao final todos querem ser reconhecidos pelos serviços prestados a toda sociedade. Hoje, juntamente, com meus companheiros excelentíssimos vereadores: Gilson Fernandes, Regivaldo Coriolando, Aroldo do Hospital e Daniel Luiz, escolhemos ficar na oposição, mas não para perseguir ao prefeito e o seu governo, mas para garantir o equilíbrio da democracia e que o direito de todos estejam resguardados.
Escolhemos também este lado, porque aqui em nosso meio não há líderes supremos ao qual devamos nos curvar, e entre nós há o respeito e capacidade suficientes para apoiar e aconselhar um ao outro; escolhemos esse lado porque aqui, qualquer um de nós pode escolher o seu destino e trilhar cargos políticos maiores, bastando para isso, trabalhar respeitando o cidadão.
Meu trabalho aqui nessa Casa não será restrito apenas em dias de sessão. Meu gabinete estará sempre aberto, com pessoas amigas para atender cada cidadão que nos procurar e nos trouxer as demandas de suas comunidades, assim como, denúncias, críticas e sugestões. Nos próximos dias, de qualquer lugar do mundo vocês poderão acessar todas as informações sobre o vereador Celso Brito e seus trabalhos na Câmara, através do site www.celsobrito.com.br.
Quero dizer ao Excelentíssimo senhor prefeito, que somos adversários políticos, pois defendemos ideologias distintas, contudo, acredito que nossos objetivos são comuns: defender o melhor para este povo. Não seremos sectários ao ponto de rejeitar tudo que venha a ser apresentado pelo Executivo nessa Casa, entretanto, seremos fiscalizadores e prezaremos pela autonomia do Legislativo que teve sua imagem arranhada nos últimos anos. E tenham todos à certeza que tudo aquilo que for bom, honesto e desejado pela população terá o nosso apoio, pois acreditamos que nosso papel vai além do que usar essa tribuna para difamar, criticar, agredir, perseguir e desrespeitar as autoridades constituídas, assim como, a população.
Espero também, excelentíssimo senhor prefeito que o seu governo seja feito olhando para frente, aproveitando do passado as lições deixadas, mas que esse mesmo passado não seja desculpa para atrasar o presente e o futuro que todos desejam. Estão aí fora, dezenas de concursados da Prefeitura que esperam que seus direitos sejam respeitados, assim como, o serviço público municipal espera funcionar conforme o que determina a lei.
Da mesma forma senhor presidente ANTÔNIO ALEXANDRE, esperamos que os trabalhos desta Casa sejam conduzidos de maneira imparcial, dirimindo as diferenças e buscando o respeito e a paz entre nós, pois “Como o espremer do leite produz queijo verde, e o espremer do nariz produz sangue, assim o espremer da ira produz contenda”, diz o provérbio bíblico, nos ensinando que a harmonia é sempre o melhor caminho.
DE FORMA QUE ENCERRO MINHAS PALAVRAS, COMO BEM DISSE JUCELINO KUBITSCHEK “SOMOS UM POVO, ISTO É, UM CONJUNTO DE CIDADÃOS LIGADOS, NÃO APENAS POR INTERESSES MATERIAIS, MAS POR VALORES ÉTICOS E ESPIRITUAIS”.
Muito obrigado a todos, e que Deus nos abençoe nessa missão outorgada primeiramente por Ele, o nosso guardião supremo.

VEREADOR CELSO BRITO

5 comentários:

Anônimo disse...

parece que agora sim vamos ter uma ,base de oposição mesmo,e não apenas para aparecer,vai ser calo em pé de alguém..

Anônimo disse...

CELSO BRITO MIRANDA, VOCÊ FIQUE PIANINHO QUE SEU PASSADO É SUJO E VOCÊ SABE MUITO BEM O QUE ANDOU APRONTANDO QUANDO ERA SECRETÁRIO DE ADMINITRAÇÃO DO DESGOVERNO CAIRES. QUANDO EU TIVER A OPORTUNIDADE DE FICAR FRENTE A FRENTE COM VOCÊ VOU ME IDENTIFICAR E VOCÊ VAI LEMBRAR QUE REALMENTE PRATICOU O QUE PODEMOS DIZER QUE É "IMPROVIDADE ADMNINISTRATIVA" BOM MESMO É QUE VOCÊ NÃO SE MEIXA MUITO SE DIZENDO HONESTO COMO ALGUNS QUE ESTÃO AI DENTRO DESTA CASA.

Anônimo disse...

O pau comeu na casa da bela eu sem querer fiquei sabendo o que ela fez.

Anônimo disse...

Celso acho melhor vc não aparecer muito...Se não a coisa vai feder pro seu lado!

Anônimo disse...

Você acreditaria em uma pessoa que trai sua liderança? Eu também não.
O homem ai nem se elegeu direito e já está passando a perna no Raimundo. Diz ele que será candidato a prefeito. Certo! Só que ele tem que combinar com o restante da oposição. E quem vai acreditar em uma pessoa que trai?