terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval católico reúne 4.500 fiéis em Paulo Afonso


(Da Redação: Washington Luís) - Um carnaval diferente tem se destacado nos últimos anos em Paulo Afonso. O “Vem Prá Cá, uma espécie de retiro festivo voltado para o público cristão, consegui reunir um número de participantes superior ao dos festejos carnavalescos tradicionais. Organizado pela Renovação Carismática Católica, o evento atraiu fiéis de todas as idades dispostos a passar por três dias de orações, retiros espirituais, missas e músicas tocadas por bandas com temáticas cristãs.
A iniciativa começou em 1990 quando grupos de católicos ligados ao movimento carismático decidiram criar uma festa alternativa ao carnaval tradicional. No decorrer dos anos o evento ganhou força, e hoje se consolidou como a principal atração do carnaval de Paulo Afonso em relação ao número de participantes, com um público superior ao de pessoas que vão a desfiles e a bailes. Este ano foram registradas 4.500 pessoas nos três dias de festa.
Com o tema “A alegria do Senhor é a nossa Força”, extraído do texto bíblico de Neemias 8:10, o evento este ano mudou de endereço. Durante oito anos consecutivos, o “Vem Prá Cá” teve como cenário a quadra de esportes do extinto Colégio Paulo Afonso (COLEPA). Segundo a coordenadora do RCC. Lânia Sandes cerca de 1.500 pessoas por dia passaram pelo Espaço Oásis que além de uma infra estrutura ideal, recebeu segurança, ambulância, venda de comidas, refrigerantes e artigos religiosos. Durante do dias 22, 23 e 24 de fevereiro as atividades foram iniciadas sempre às 08 horas, com louvores, adoração e pregação e o encerramento às 17 horas com celebração da santa missa pelo padre Vinícius Mascaranhas acompanhador teológico da renovação carismática do Estado da Bahia.
O movimento também teve a participação do coordenador Estadual Taciano Nascimento. O ponto alto do “Vem prá Cá” nessa terça-feira, (24) com a santa missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Guido Zendron sendo co-celebrada pelo padre Luiz Tibúrcio da Diocese Nossa Senhora de Fátima.


Texto e fotos: Washington Luís

Nenhum comentário: