terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

EXTRA....EXTRA


O perigo nesses senhores do governo é quando substituem a competência que lhes falta pela esperteza que lhes sobra.”
(Joel Silveira)


Omissão
Infelizmente, em Paulo Afonso, algumas autoridades ligadas aos três poderes acreditam, ou tem certeza, que são donos do município. Manipulam tudo e todos, principalmente os poderes públicos. Aqui vou citar apenas um caso: O juiz Jofre Caldas de Oliveira.
Mais um caso de abuso de autoridade que se espera, sem dúvida, seja apurado. Agora com a palavra a Justiça e em Paulo Afonso espera-se um pronunciamento da OAB, Ministério Público, políticos e a Câmara de Vereadores, pois a população não está omissa. O deputado Paulo Rangel (PT) da Tribuna da Assembléia Legislativa do Estado comeu o fígado do “home da toga”.


Vício
Bahia tem 417 municípios e em mais de 30% deles os prefeitos tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios em 2008. Chega a ser absurdo que o órgão fiscalizador tenha encontrado irregularidades tão graves que causaram a reprovação da prestação de contas de 152 prefeituras e de 96 câmaras municipais
É impressionante o despreparo dos administradores. O TCM determinou que R$ 48,27 milhões sejam devolvidos aos cofres púbicos e aplicou multas no valor total de R$ 6,8 milhões aos gestores pelas irregularidades encontradas
Temos, agora, uma nova safra de prefeitos eleitos e não é preciso ser profeta para saber que, dentro de quatro anos, números semelhantes estarão sendo divulgados pelo TCM. Porque não se vê nenhum movimento no sentido de preparar melhor nossos homens públicos e os erros e as irregularidades se repetem ano a ano. O município de Paulo Afonso ainda não julgou sequer as contas do ex-prefeito Raimundo Caíres Rocha (PSB), exercício 2007. Uma vergonha. E nós, contribuintes, dançamos ao som desta repetitiva e maléfica música.

No banco dos réus
Os pauloafonsinos estão acompanhando ansiosamente o desfecho das denuncias contra o juiz Jofre Caldas de Oliveira. Mesmo com a seriedade e postura acima de qualquer suspeita do TJBA, os partidários do magistrado estão apostando no poder de influência do Juiz, segundo comentários nas ruas pauloafonsinas, para convencer membros do Tribunal a reverter um quadro quase irreversível. Contudo, muitos acreditam que os julgamentos anteriores dão conta que a justiça baiana vive novos tempos, mesmo com pequenos deslizes, a lei será rigorosamente cumprida para o bem da democracia, pois não pode prevalecer o ilícito na sociedade. O desfecho do caso do juiz baiano está longe de ocorrer, mas já se encontram no palco do espetáculo, em Paulo Afonso, advogados, vítimas, denunciantes e afins dos dois lados. Depois do resultado alguém vai se deleitar com muito mais prazer e show pirotécnico.


Paulo Afonso, Glória e Jeremoabo
Cito os três municípios acima, por estarem inseridos na 10ª Região Administrativa do Estado da Bahia. Contudo, a observação é endereçada a todos os municípios da federação. É que alguns dos ex-gestores, na bronca por não terem sido reconduzidos ao posto pleiteado, acabaram por não prestarem conta de algumas verbas recebidas, a exemplo do FNDE – Fundo nacional para o desenvolvimento escolar, que garante a injeção de recursos para a melhoria do desempenho do aluno. Por conseguinte, os municípios inadimplentes têm até o próximo dia 28 de fevereiro para as providências urgentes. Segundo alerta do governo federal, os novos prefeitos e que encontram as prefeituras depenadas, como as acima mencionadas, devem entrar na justiça contra os ex-prefeitos e enviar cópia do BO – boletim de ocorrência – para o setor competente, como forma de garantir um direito do aluno, em todo o país.

Pedintes
Nossa cidade esta cheia de pedintes, inclusive crianças. Semana, presenciei uma cena de uma senhora usando uma criança de aproximadamente 7 anos junto a um restaurante Na Rua Otaviano Leandro de Moraes, no centro. Um e-mail da prefeitura informa que o governo Anilton através da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social, vai tentar reconquistar do Selo UNICEF - edição 2010, título negligenciado em 2008 quando o município de Paulo Afonso foi reprovado no importante eixo “Participação Social”. Gostaria que as autoridades olhassem com carinho a situação dessas crianças, tirando-as das ruas e conduzindo-as para sala de aula. Vamos moralizar nossa cidade

5 comentários:

Anônimo disse...

Querem ver o que é o cumulo da impunidade, venha a *aulo Afonso e seja amigo das ORTORIDADES locais.

Anônimo disse...

Por um voz só. "JUIZES, DELEGADOS, COMANDANTES EM FIM AUTORIDADES CONSTITUIDAS DA SOCIEDADE EM SUAS CARREIRAS PUBLICAS NÃO DEVERIAM E NEM DEVEM FICAR MAIS QUE 2 ANOS EM UMA SÓ CIDADE PARA NÃO CRIAR VINCULOS DE AMIZADES E PROTECIONISMO."
É o que está acontecendo aqui, ali e em todos os locais, sou amigodo Comandante, sou amigo do Juiz, sou amigo do Delegado, sou amigo do Promotor e dai, vai encarar

Anônimo disse...

Achei que o Conselho Tutelar tem haver com pedintes e por cima menores. Ora, não sabia que primeiramente estava acima de tudo os salarios para serem combatidos, defendidos e o estatutos de ser do Conselho Tutelar, para os incomodados que de FU... como disse nosso querido Lula.

Anônimo disse...

Atuais prefeitos reeleitos ou não, encontram Prefeituras depenadas e vão continuar depenado, como já dizia Socrates e Platão isto é dinheiro do povo e temos que dar sumiço antes que eles descofiem de que existe larapios no poder

Anônimo disse...

Juntamente com o JOFRE se ele for o boi de piranha, iram com ele mais uma reca de pesoas que estão envolvidas até o pescoço. Para quem não sabe aquilo ali é um antro de HIENAS a espera do animal ferido. Realmente o termo HIENA é de quem não tem coragem de enfrentar um animal sadio, tem coragem sim de atacar quando p animal já está cansado, fatigado e inerte.
Pessoal um dia a casa cai. Como dizia SUGISMUNDO FROIDE "ENGANA-SE POUCOS POR POUCO TEMPO, MAIS NÃO SE ENGANA MUITOS POR MUITO TEMPO."